Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Língua Portuguesa - 9º Ano

1º Trimestre

Crônica

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

● Situação cotidiana;
● Limitação temporal e espacial;
● Suporte;
● Finalidade (emocionar, divertir, refletir, criticar, enredar, etc.);
● Elementos da narrativa: personagem, cenário, tempo, enredo, elemento surpresa ou conflito, espaço e desfecho;
● Unidade de ação;
● Linguagem simples, espontânea;
● Tom irônico, humorístico, lírico, crítico;
● Marcadores espaciais (marcas de lugar que revelam fatos cotidianos;
● Rápida contextualização da situação e descrição das personagens;
● Desfecho inesperado e cômico (elemento surpresa);
● Palavras e expressões marcadoras de tempo (marcas de tempo que revelam fatos cotidianos);
● Uso da oralidade na escrita: linguagem coloquial;
● Intertextualidade;
● Brevidade;
● Perspectiva individual ou interpretativa da realidade;
● Eixo temático: social, política ou cultural;
●Tema: modo peculiar de dizer o episódio escolhido pelo autor;
● A crônica conta um fato comum do dia a dia, relata o cotidiano da vida real das pessoas.


Objetivos

● Ler, compreender e interpretar crônicas;
● Identificar, por meio de suas características, a crônica como gênero discursivo;
● Produzir, revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as condições de produção;
● Perceber a função social da crônica: entreter, enredar, criticar e refletir de forma mais leve sobre o cotidiano;
● Identificar o uso da ironia, crítica, poesia, humor nas crônicas através da linguagem utilizada;
● Distinguir o tom de lirismo, ironia, humor ou reflexão em diferentes crônicas;
● Explorar os elementos constitutivos de uma crônica e os recursos literários utilizados pelo autor;
● Reconhecer e empregar as figuras de linguagem;
● Ouvir, ler e analisar crônica identificando personagens, cenário, tempo, tom e recursos literários;
● Refletir sobre as diferenças entre crônica e outros gêneros literários;
● Identificar o foco narrativo do texto;
● Estabelecer um vínculo prazeroso com a leitura de crônica;
● Ampliar repertório do gênero;
● Reconhecer os autores e obras consagradas no gênero;
● Reconhecer elementos no texto que determinam a época que a narrativa ocorre.
● Reconhecer o emprego de algumas palavras ou expressões  (geralmente advérbios ou locuções adverbiais) que tem a função de marcar a cronologia da história;
● Compreender a função dos verbos na construção e na interpretação da crônica;
● Apropriar-se da linguagem da crônica, utilizando estratégias de coesão: pronominalização, substituição lexical e especialmente os conectivos.


Charge

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

● Linguagem verbal e não verbal;
● Finalidade;
● Sátira, humor, crítica;
● Situação cotidiana;
● Limitação temporal (tem caráter temporal, pois trata do fato do dia);
● Suporte;
● Intertextualidade;
● Registro crítico, informativo e opinativo da história imediata de um grupo social;
● Função de produzir crítica de caráter, principalmente, político;
● O riso provocado com a leitura da charge estabelece-se na sátira a pessoas simples e famosas, representantes políticos, fatos e acontecimentos sociais servindo ao mesmo tempo para afirmar e para subverter;
● A sátira, o comentário e a banalização dos fatos cotidianos e da política nacional fazem parte da prática do chargista;
● Atrelado à necessidade do ser humano em gerar críticas, principalmente, ao sistema sócio-político no qual se encontra inserido, especialmente, no atinente àqueles que detêm o poder político e/ou econômico;
● Críticas, protestos ao sistema administrativo atual, tanto na esfera Federal, Estadual ou Municipal, à política social que se adota e aos governantes que geralmente são feitas, na imprensa, de várias maneiras. O modo de se criticar é por meios de argumentos lógicos que possam convencer o leitor;
Crítica por intermédio do riso que advindo da sátira, da ironia e do deboche são empregados como mecanismos para interagir com o leitor e persuadi-lo a aceitar as ideias representadas.



Objetivos

● Ler, compreender e interpretar textos do gênero;
● Identificar, por meio de suas características, a charge como gênero discursivo;
● Produzir, revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as condições de produção;
● Reconhecer a crítica humorística de um fato situado num contexto histórico-social;
● Explorar os elementos constitutivos de uma charge e os recursos literários utilizados pelo autor;
● Reconhecer e empregar as figuras de linguagem;
● Perceber a função social da charge: entreter, enredar, criticar e refletir sobre o nosso cotidiano;
● Analisar o emprego da linguagem não verbal;
● Identificar o humor na charge através da informação;
● Desenvolver a leitura como fonte de informação;
● Perceber a relação do texto lido com outros gêneros.
● Identificar o uso da ironia, crítica, sátira, humor nas charges através da linguagem utilizada;
● Obter uma leitura crítica do texto jornalismo nos diversos meios de comunicação;
● Posicionar-se criticamente como receptor e produtor de charges;
● Verificar em que suporte esse gênero circula;
● Identificar o contexto de produção;
● Identificar informações implícitas e explícitas em um texto;
● Desenvolver a leitura como fonte de informação;
Sistematizar as informações dos textos lidos.


Publicidade

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

● Produto anunciado;
● Público (perfil);
● Suporte;
● Informações;
● Finalidade;
● Linguagem sintética dos slogans;
● Intertextualidade;
● Imagem (deve produzir forte impacto visual);
● Ideia veiculada;
● Adjetivos com conotação positiva;
● Frases curtas e concisas;
● Cores;
● Linguagem apelativa;
●Texto (deve ter frases curtas e linguagem convincente. Faz parte do texto o nome do anunciante);

- Título – Compõe-se de frases concisas, porém atrativas.
- Imagem – Representa um elemento de fundamental importância para o discurso, dado o seu caráter persuasivo.
- Corpo do texto – Trata-se do desenvolvimento da ideia em si, proporcionando uma interação entre os interlocutores por meio de um vocabulário sugestivo e adequado ao público-alvo.
- Identificação do produto ou marca – Constitui-se de uma assinatura do próprio anunciante, podendo também haver um slogan – uma frase curta que defina o produto anunciado. 


Objetivos

● Ler, compreender, interpretar textos publicitários;
● Perceber os elementos característicos de um texto publicitário: produto, logomarca, slogan, linguagem não verbal, público alvo, jingles e informações;
● Produzir, revisar e editar textos do gênero;
● Identificar a finalidade do texto (convencimento);
● Identificar os apelos emocionais e racionais dos anúncios;
● Reconhecer os recursos linguísticos e não linguísticos mais utilizados: cores, formas, imagens, fontes gráficas;
● Posicionar-se criticamente como receptor, consumidor e produtor de textos publicitários;
● Perceber a intertextualidade presente nos textos;
● Conhecer os aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
● Verificar em que suporte esse gênero circula;
● Identificar o contexto de produção.
● Reconhecer e empregar adequadamente os tempos verbais do modo imperativo;
● Compreender a importância dos verbos, advérbios e locuções adverbiais como indicadores das circunstâncias e construção composicional do texto;
● Reconhecer e empregar adequadamente os pronomes, verificando sua importância na construção de sentido do texto;
● Identificar e empregar as figuras de linguagem;
● Identificar palavras com sentido figurado;
● Identificar informações implícitas e explícitas em um texto;
Perceber o emprego do adjetivo e sua influência positiva na construção da mensagem do texto.



Nenhum comentário: