Crônica
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Situação cotidiana;
● Limitação temporal e
espacial;
● Suporte;
● Finalidade (emocionar,
divertir, refletir, criticar, enredar, etc.);
● Elementos da narrativa:
personagem, cenário, tempo, enredo, elemento surpresa ou conflito, espaço e
desfecho;
● Unidade de ação;
● Linguagem simples,
espontânea;
● Tom irônico, humorístico,
lírico, crítico;
● Marcadores
espaciais (marcas
de lugar que revelam fatos cotidianos;
● Rápida contextualização da
situação e descrição das personagens;
● Desfecho inesperado e
cômico (elemento surpresa);
● Palavras e expressões
marcadoras de tempo (marcas de tempo que revelam fatos cotidianos);
● Uso da oralidade na escrita: linguagem coloquial;
● Intertextualidade;
● Brevidade;
● Perspectiva
individual ou interpretativa da realidade;
● Eixo temático:
social, política ou cultural;
●Tema: modo
peculiar de dizer o episódio escolhido pelo autor;
● A crônica conta
um fato comum do dia a dia, relata o cotidiano da vida real das pessoas.
Objetivos
● Ler, compreender e
interpretar crônicas;
● Identificar, por meio de
suas características, a crônica como gênero discursivo;
● Produzir, revisar e editar
textos, levando em conta as características do gênero e as condições de
produção;
● Perceber a função social
da crônica: entreter, enredar, criticar e refletir de forma mais leve sobre o
cotidiano;
● Identificar o uso da
ironia, crítica, poesia, humor nas crônicas através da linguagem utilizada;
● Distinguir o tom de
lirismo, ironia, humor ou reflexão em diferentes crônicas;
● Explorar os elementos
constitutivos de uma crônica e os recursos literários utilizados pelo autor;
● Reconhecer e empregar as
figuras de linguagem;
● Ouvir, ler e analisar
crônica identificando personagens, cenário, tempo, tom e recursos literários;
● Refletir sobre as
diferenças entre crônica e outros gêneros literários;
● Identificar o foco
narrativo do texto;
● Estabelecer um vínculo
prazeroso com a leitura de crônica;
● Ampliar repertório do
gênero;
● Reconhecer os autores e
obras consagradas no gênero;
● Reconhecer elementos no
texto que determinam a época que a narrativa ocorre.
● Reconhecer o emprego de
algumas palavras ou expressões
(geralmente advérbios ou locuções adverbiais) que tem a função de marcar
a cronologia da história;
● Compreender a função dos
verbos na construção e na interpretação da crônica;
● Apropriar-se da linguagem
da crônica, utilizando estratégias de coesão: pronominalização, substituição
lexical e especialmente os conectivos.
Charge
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Linguagem
verbal e não verbal;
● Finalidade;
● Sátira, humor, crítica;
● Situação cotidiana;
● Limitação temporal (tem
caráter temporal, pois trata do fato do dia);
● Suporte;
● Intertextualidade;
● Registro
crítico, informativo e opinativo da história imediata de um grupo social;
● Função de
produzir crítica de caráter, principalmente, político;
● O riso
provocado com a leitura da charge estabelece-se na sátira a pessoas simples e
famosas, representantes políticos, fatos e acontecimentos sociais servindo ao
mesmo tempo para afirmar e para subverter;
● A sátira, o
comentário e a banalização dos fatos cotidianos e da política nacional fazem
parte da prática do chargista;
● Atrelado à
necessidade do ser humano em gerar críticas, principalmente, ao sistema
sócio-político no qual se encontra inserido, especialmente, no atinente àqueles
que detêm o poder político e/ou econômico;
● Críticas,
protestos ao sistema administrativo atual, tanto na esfera Federal, Estadual ou
Municipal, à política social que se adota e aos governantes que geralmente são
feitas, na imprensa, de várias maneiras. O modo de se criticar é por meios de
argumentos lógicos que possam convencer o leitor;
●
Crítica por intermédio do riso que advindo da sátira, da ironia e do deboche
são empregados como mecanismos para interagir com o leitor e persuadi-lo a
aceitar as ideias representadas.
● Ler,
compreender e interpretar textos do gênero;
● Identificar,
por meio de suas características, a charge como gênero discursivo;
● Produzir,
revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as
condições de produção;
● Reconhecer a
crítica humorística de um fato situado num contexto histórico-social;
● Explorar os
elementos constitutivos de uma charge e os recursos literários utilizados pelo
autor;
● Reconhecer e
empregar as figuras de linguagem;
● Perceber a
função social da charge: entreter, enredar, criticar e refletir sobre o nosso
cotidiano;
● Analisar o
emprego da linguagem não verbal;
● Identificar o
humor na charge através da informação;
● Desenvolver a
leitura como fonte de informação;
● Perceber a
relação do texto lido com outros gêneros.
● Identificar o
uso da ironia, crítica, sátira, humor nas charges através da linguagem
utilizada;
● Obter uma
leitura crítica do texto jornalismo nos diversos meios de comunicação;
● Posicionar-se
criticamente como receptor e produtor de charges;
● Verificar em
que suporte esse gênero circula;
● Identificar o
contexto de produção;
● Identificar
informações implícitas e explícitas em um texto;
● Desenvolver a
leitura como fonte de informação;
● Produto
anunciado;
● Público (perfil);
● Suporte;
● Informações;
● Finalidade;
● Linguagem sintética dos slogans;
● Intertextualidade;
● Imagem (deve produzir forte impacto visual);
● Ideia veiculada;
● Adjetivos com conotação
positiva;
● Frases curtas e concisas;
● Cores;
● Linguagem apelativa;
●Texto
(deve ter frases curtas e linguagem convincente. Faz parte do texto o nome do
anunciante);
- Título – Compõe-se de frases concisas, porém atrativas.
- Imagem – Representa um elemento de fundamental importância
para o discurso, dado o seu caráter persuasivo.
- Corpo do texto – Trata-se do desenvolvimento da ideia em si,
proporcionando uma interação entre os interlocutores por meio de um vocabulário
sugestivo e adequado ao público-alvo.
-
Identificação do produto ou marca – Constitui-se de uma assinatura do
próprio anunciante, podendo também haver um slogan – uma frase curta que defina
o produto anunciado.
Objetivos
● Ler,
compreender, interpretar textos publicitários;
● Perceber os
elementos característicos de um texto publicitário: produto, logomarca, slogan,
linguagem não verbal, público alvo, jingles e informações;
● Produzir,
revisar e editar textos do gênero;
● Identificar a finalidade
do texto (convencimento);
● Identificar os
apelos emocionais e racionais dos anúncios;
● Reconhecer os
recursos linguísticos e não linguísticos mais utilizados: cores, formas,
imagens, fontes gráficas;
● Posicionar-se
criticamente como receptor, consumidor e produtor de textos publicitários;
● Perceber a
intertextualidade presente nos textos;
● Conhecer os aspectos
linguísticos constitutivos do gênero;
● Verificar em que suporte
esse gênero circula;
● Identificar o contexto de
produção.
● Reconhecer e
empregar adequadamente os tempos verbais do modo imperativo;
● Compreender a
importância dos verbos, advérbios e locuções adverbiais como indicadores das
circunstâncias e construção composicional do texto;
● Reconhecer e
empregar adequadamente os pronomes, verificando sua importância na construção
de sentido do texto;
● Identificar e
empregar as figuras de linguagem;
● Identificar
palavras com sentido figurado;
● Identificar
informações implícitas e explícitas em um texto;
●
Perceber o emprego do adjetivo e sua influência positiva na construção da
mensagem do texto.
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