Relatório de visita escolar
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Suporte;
● Finalidade;
● Intertextualidade;
● Informações;
● Clareza;
●
Objetividade;
● Adequação
ao tema
● Sequência dos fatos
(Organização);
- Título – costuma ser objetivo, claro e sintético;
- Remetente – Refere-se à autoria do documento;
- Destinatário – Refere-se à pessoa para a qual é destinado;
- Assunto – É o desenvolvimento em si do discurso proferido,
contendo todas as informações relevantes ao que ora se pretende relatar;
- Conclusão – Trata-se do fechamento das ideias apresentadas, ou
seja, o que pôde ser obtido com o procedimento realizado como um todo.
Objetivos
● Ler,
compreender, interpretar relatórios;
● Perceber os
elementos característicos de um relatório;
● Perceber a
intertextualidade presente nos textos;
● Identificar a finalidade
do texto (informar);
● Verificar em que suporte
esse gênero circula;
● Compreender a
importância dos advérbios e locuções adverbiais como indicadores das
circunstâncias e construção composicional do texto;
● Identificar
informações implícitas e explícitas em um texto;
● Apropriar-se do
uso da linguagem do relatório, utilizando estratégias de coesão:
pronominalização, substituição lexical e especialmente os conectivos;
● Identificar o contexto de produção ((quem produz, onde, para que público);
● Produzir,
revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as condições
de produção;
● Apropriar-se
dos aspectos linguísticos constitutivos de um relatório;
● Sistematizar as
informações dos textos lidos;
● Criar um espaço
de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações
de leitura e escrita de relatório de visita escolar;
● Identificar
informações principais em um texto;
● Reconhecer e
empregar os sinais de pontuação próprios desse gênero;
● Perceber a
ordem em que as informações são dispostas no texto.
Artigo de Opinião
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário