Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Língua Portuguesa - 9º ano

2º Trimestre

Relatório de visita escolar

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

● Suporte;
● Finalidade;
● Intertextualidade;
● Informações;
Clareza;
Objetividade;
Adequação ao tema
● Sequência dos fatos (Organização);
- Título – costuma ser objetivo, claro e sintético;
- Remetente – Refere-se à autoria do documento;
- Destinatário – Refere-se à pessoa para a qual é destinado;
- Assunto – É o desenvolvimento em si do discurso proferido, contendo todas as informações relevantes ao que ora se pretende relatar;

- Conclusão – Trata-se do fechamento das ideias apresentadas, ou seja, o que pôde ser obtido com o procedimento realizado como um todo.


Objetivos

● Ler, compreender, interpretar relatórios;
● Perceber os elementos característicos de um relatório;
● Perceber a intertextualidade presente nos textos;
● Identificar a finalidade do texto (informar);
● Verificar em que suporte esse gênero circula;
● Compreender a importância dos advérbios e locuções adverbiais como indicadores das circunstâncias e construção composicional do texto;
● Identificar informações implícitas e explícitas em um texto;
● Apropriar-se do uso da linguagem do relatório, utilizando estratégias de coesão: pronominalização, substituição lexical e especialmente os conectivos;
● Identificar o contexto de produção ((quem produz, onde, para que público);
● Produzir, revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as condições de produção;
● Apropriar-se dos aspectos linguísticos constitutivos de um relatório;
● Sistematizar as informações dos textos lidos;
● Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de relatório de visita escolar;
● Identificar informações principais em um texto;
● Reconhecer e empregar os sinais de pontuação próprios desse gênero;
● Perceber a ordem em que as informações são dispostas no texto.


Artigo de Opinião

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo


Nenhum comentário: