Texto Dramático
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Suporte;
● Intertextualidade;
● Normalmente não
tem narrador e predomina o discurso na segunda pessoa (tu/vós). O texto
dramático pressupõe o recurso à linguagem gestual, à sonoplastia e à
luminotécnica.
É composto por dois tipos de texto:
Texto principal, corresponde às falas dos atores, é composto por:
Texto principal, corresponde às falas dos atores, é composto por:
Monólogo: uma personagem,
falando consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou
sentimentos; Diálogo: falas entre duas ou mais personagens;
Apartes: comentários de
uma personagem para o público, pressupondo que não são ouvidos pelo seu
interlocutor.
Texto
secundário que
se destina ao leitor, ao encenador da peça ou aos atores.
● Estrutura
externa:
o teatro tradicional pressupunha divisões em atos, correspondentes à mudança de
cenários, e em cenas, equivalentes à mudança de
personagens em cena.
O
teatro moderno, narrativo ou épico, põe de parte estas regras tradicionais de
divisão na estrutura externa.
● Estrutura
interna: uma peça de teatro divide-se
em:
Exposição –
apresentação das personagens e dos
antecedentes da ação.
Conflito –
conjunto de peripécias que fazem a ação progredir.
Desenlace –
desfecho da ação dramática.
● Personagens
(Classificação quanto à sua
concepção):
Planas ou personagens-tipo – não alteram o seu
comportamento ao longo da ação. Representam um grupo
social, profissional ou psicológico;
Modeladas ou redondas – evoluem ao longo da ação, as suas atitudes e
comportamentos vão se alterando e, por isso mesmo, podem surpreender o
espectador.
● Tempo: Tempo da representação – duração do conflito em palco;
Tempo da ação ou da história – o(s) ano(s) ou a época em que se desenrola o
conflito dramático; Tempo da escrita da obra – altura em que o autor
concebeu a peça.Objetivos
● Desenvolver a
leitura como fonte de informação;
● Perceber os
elementos característicos de um texto dramático;
● Verificar em
que suporte esse gênero circula;
● Produzir,
revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as
condições de produção;
● Identificar informações
implícitas e explícitas num texto;
● Perceber a
relação do texto lido com outros textos;
● Apropriar-se da
linguagem do texto utilizando estratégias de coesão: pronominalização e
substituição lexical;
● Diferenciar a
linguagem oral da escrita, reconhecendo o valor de ambas;
● Aprender a
transpor texto escrito para o oral adequando suas características;
● Ler,
reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
● Identificar, por
meio de suas características, o texto dramático como gênero discursivo;
● Conhecer e
apreciar a linguagem literária dos textos dramáticos;
● Estabelecer um
vínculo prazeroso com a leitura de texto dramático
● Ampliar
repertório do gênero;
● Conhecer obras
consagradas no gênero;
● Reconhecer a
importância do texto dramático como fonte histórica que revela sentimentos e
valores de uma época;
● Desenvolver na
linguagem oral e escrita o raciocínio lógico através de atividades
textualizadas;
● Reproduzir
(dramatizar) textos ouvidos levando em consideração as sequências temporais;
● Identificar
valores encontrados nas personagens dos textos;
● Trabalhar as emoções que os
textos transmitem.Contos de Aventura
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Intertextualidade;
● Célula dramática (apresenta apenas uma);
● Narrador;
● Personagem;
● Espaço restrito;
● Tempo curto;
● Conflito;
● Narrativa;
● Unidade temática;
● Sequência narrativa e descritiva;
● Narrativa objetiva, descrição rápida;
● Diálogos sugestivos, permitindo mostrar os conflitos
entre as personagens;
● Desfecho enigmático;
● Enredo;
● Suspense;
● Finalidade.
● Suporte.
Objetivos
● Ler,
reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
● Produzir,
revisar e editar (socializar) contos de aventura;
● Identificar as
marcas do gênero (as circunstâncias comunicativas, o conteúdo temático,
construção composicional, personagens, espaço, tempo, desfecho, suporte e a
finalidade do texto);
● Identificar informações implícitas e explícitas em um
texto;
● Compreender a
importância dos verbos na construção composicional do texto;
● Revisar os
sinais de pontuação e seus efeitos na construção de sentido do texto;
● Identificar e sistematizar as informações principais
dos textos lidos;
● Empregar
adequadamente o discurso direto e indireto na produção textual;
● Perceber a
relação do texto lido com outros textos;
● Estabelecer um
vínculo prazeroso com a leitura de contos;
● Reconhecer os
autores e obras consagradas no gênero;
● Reconhecer o emprego de algumas palavras ou expressões
linguísticas (geralmente advérbios ou locuções adverbiais) que tem a função de
marcar a cronologia da história;
● Identificar,
por meio do estudo do foco narrativo, o ponto de vista do narrador (quando em
1ª. pessoa, parcial e subjetiva);
● Verificar as
relações de causa e consequência presentes no texto;
● Dramatizar histórias ouvidas, levando em consideração
as sequências temporais;
● Estabelecer as condições de produção, adequando à escrita;
● Apropriar-se do
uso literário da linguagem do conto, utilizando estratégias de coesão:
pronominalização, substituição lexical e especialmente os conectivos;
● Identificar
valores nas personagens das histórias.
especialmente os conectivos;
● Identificar valores nas personagens das histórias.
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