Reportagem
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Finalidade;
● Suporte;
● Intertextualidade;
● Manchete;
● Lide;
●
Depoimentos;
● Recursos
visuais e gráficos (imagens, legendas, gráficos e tabelas);
● Informa de modo
mais aprofundado sobre fatos que interessam ao público a que se destina o
jornal ou revista, acrescentando opiniões e diferentes versões, de preferência
comprovadas;
● Costuma
estabelecer conexões entre o fato central, normalmente enunciado no lead, e fatos paralelos, por meio de
citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, dados estatísticos,
fotografias, etc.;
● Pode ter um caráter opinativo, questionando as causas
e os efeitos dos fatos, interpretando-os, orientando os leitores;
● Predomínio da
função referencial da linguagem: impessoal, objetiva, direta, de acordo com o
padrão culto da língua;
● O autor precisa
respeitar os fatos, não apresentando uma opinião contrária, o papel de
avaliação é do leitor;
● Reportagem de fatos:
apresenta um relato objetivo dos
acontecimentos e os fatos são narrados numa ordem sucessiva de informações
relevantes;
● Reportagem de ação:
apresenta as informações mais relevantes (lide) e depois narra os
acontecimentos sequenciadamente, apontando a um clímax;
● Reportagem documental: é
um relato expositivo com a apresentação de um tema polêmico ou atual de maneira
objetiva, acompanhado de citações que complementam e esclarecem o assunto
tratado. Na abertura, há o clímax acompanhado dos elementos do lide, depois o
desenvolvimento da história, incluindo depoimentos, entrevistas, informações
complementares e a conclusão. Objetivos
● Ler,
compreender e interpretar textos do gênero;
● Identificar,
por meio de suas características, a reportagem como gênero discursivo;
● Produzir,
revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as
condições de produção;
● Ler e entender
reportagem, observando dados estatísticos, gráficos, esquemas, legendas e
outras linguagens;
● Distinguir
notícias de reportagem, bem como de outros textos jornalísticos publicados na
mídia;
● Identificar as
principais sequências tipológicas desse gênero: narrativa, descritiva,
expositiva e dialogal;
● Obter uma
leitura crítica do texto jornalismo nos diversos meios de comunicação;
● Posicionar-se
criticamente como receptor e produtor de reportagem;
● Verificar em
que suporte esse gênero circula;
● Identificar
informações implícitas e explícitas em um texto;
● Desenvolver a
leitura como fonte de informação;
● Sistematizar as
informações dos textos lidos;
● Perceber a
relação do texto lido com outros textos;
● Reconhecer e
empregar as figuras de linguagem;
● Identificar a
finalidade do texto (informar);
● Observar e
empregar os sinais de pontuação em textos jornalísticos;
● Perceber o
predomínio da função referencial no texto.
Texto de Divulgação Científica
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Finalidade;
● Situação
comunicativa (quem produz, onde, para que público);
● Linguagem
simples e acessível;
● Assunto, tema;
● Impessoalidade:
3ª pessoa do singular, presente simples e nominalização (o autor expressa as
descobertas que fez sem deixar se revelar, ou seja, sem revelar suas marcas
pessoais);
● Preocupação com
a norma culta da língua;
● Presença de
termos técnicos (terminologias e conceitos próprios da área científica a que
eles se referem).
● Depoimentos de
autoridades;
● Caráter
metalinguístico;
● Dados
estatísticos, relação de causa e efeito, comparação, exemplos;
● Objetividade,
clareza e concisão da linguagem;
● Ideia
principal;
● Título
chamativo.
●
Público alvo;
●
Emissor;
● Momento
histórico;
● Geralmente, no primeiro e
segundo parágrafos, o autor expõe a ideia principal, sendo representada por uma
ideia ou conceito. Nos parágrafos que seguem, ocorre o desenvolvimento
propriamente dito da ideia, lembrando que tais argumentos são subsidiados em
fontes verdadeiramente passíveis de comprovação – comparações, dados
estatísticos, relações de causa e efeito, resultado, objetivos de experiências,
etc., e culminando nas conclusões acerca do que foi anteriormente abordado.
Objetivos
● Ler,
compreender e interpretar texto de divulgação científica;
● Perceber os elementos
característicos do texto de divulgação científica;
● Verificar em que
suporte esse gênero circula;
● Identificar o
contexto de produção ((quem produz, onde, para que público);
● Produzir,
revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as
condições de produção;
● Identificar a
finalidade do texto (informação);
● Apropriar-se
dos aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
● Perceber a
relação do texto lido com outros textos;
● Perceber o foco
narrativo do texto (3ª pessoa);
● Sistematizar as
informações dos textos lidos;
● Criar um espaço
de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações
de leitura e escrita de texto de divulgação científica;
● Observar e
adequar às vozes presentes no texto;
● Identificar
informações principais em um texto;
● Reconhecer e
empregar os sinais de pontuação próprios desse gênero;
● Perceber a
ordem em que as informações são dispostas no texto;
● Apropriar-se do
uso da linguagem do texto de divulgação científica, utilizando estratégias de
coesão: pronominalização, substituição lexical e especialmente os conectivos;
● Reconhecer os elementos
constitutivos do gênero (principalmente presença de termos técnicos,
depoimentos de autoridades, dados estatísticos, comparação, relação causa e
efeito, exemplos...).
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