Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de junho de 2017

Memorial Descritivo - Primeiras Leituras

Entende-se por Memorial Descritivo o gênero discursivo que apresenta relatos de informações de um indivíduo, de forma sequencial, mostrando suas experiências e dificuldades. Aqui apresentarei os memoriais descritivos dos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental sobre suas relações com a leitura e a escrita. 
Aguardem...

20 comentários:

Unknown disse...

Aluna:Mariana Dos Santos

Tema:Meu primeiro contato com a leitura

O mundo da imaginação

Meu primeiro contato com a leitura começou cedo, bem pequena minha mãe já lia história para mim, depois comecei a ganhar os primeiros livros de orações com figuras, da minha avó. Nos meus aniversários sempre ganhei livros.
Sendo assim, fui gostando de ler histórias em quadrinhos, na escola toda semana eu pego um livro diferente para ler em casa.
Um livro que eu trouxe da escola e demorei praia ler, mas gostei muito,foi o livro Marley e Eu, Marley é um grande e inesquecível cão.
Também gostei do livro Diário de um Banana, que fala dos bons tempos sem tecnologias.
Hoje estou lendo o livro Querido Diário Otário, estou no começo mas estou gostando muito, pois fala de duas meninas, uma com inveja da outra.
A leitura faz eu entrar no mundo da imaginação, com cada livro eu aprendo novas palavras e por isso gosto de ler.

Anônimo disse...

O mundo da imaginação

Meu primeiro contato com a leitura começou cedo,bem pequena minha mãe já lia histórias para mim, depois comecei a ganhar os primeiros livros de orações com figura, da minha avó. Nos meus aniversários sempre ganhei livros.
Sendo assim, fui gostando de ler histórias em quadrinhos, na escola toda semana eu pego um livro diferente para ler em casa.
Um livro que eu trouxe da escola e demorei para ler foi o livro Marley e eu, Marley é um grande e inesquecível cão.
Também gostei do livro Diário de um Banana, que fala dos bons tempos sem tecnologias.
Hoje estou lendo o livro Querido Diário Otário , estou no começo mas estou gostando muito, pois fala de duas meninas, uma com inveja da outra.
A leitura faz eu entrar no mundo da imaginação, com cada livro eu aprendo novas palavras e por isso gosto de ler.

Aluna;Mariana Dos Santos Série; 5 ano A

Anônimo disse...

Como eu comecei a ler

Quando eu não sabia ler eu pegava um livro ou uma bíblia e fingia que eu sabia ler.
Quando eu fui para o primeiro ano eu fui aprendendo a ler um pouquinho mais, daí um pouco mais da metade do ano eu aprendi a ler.
No segundo ano eu perdi um pouco da dificuldade e cada e vez mais eu vou melhorando .
O livro mais legal que eu já li foi Diário de um Banana.
Mas eu não sou muito de ler assim, livro eu só leio quando eu estou entediado, daí não tem nada para fazer e eu vou ler um pouco depois vou brincar, assistir TV, andar de bicicleta , brincar na rua com os meus amigos de três cortes uma brincadeira que a gente gosta bastante e também de bobinho.
Quando o livro é bem legal , mas bem legal mesmo , em mais ou menos 4 ou 5 dias eu termino de ler ele.
Mas quando é gibi eu leio, porque gibi é muito legal. Eu gosto assim, o livro tem que ter ação, aventura e pancadaria.

Aluno: Matheus Henrique Fellippe.

Série: 5º ano "A"

Anônimo disse...

Meu amor pela leitura

Meu primeiro contato com a leitura foi com um ano e alguns meses onde meu tio Orlando,
me pegou no colo, e no jornal que estava lendo leu uma frase para mim e me pediu para
repetir,eu com o jornal na mão falei bla bla bla.
Meu pais me deram um livro que vazia sons de animais deste muito começei a ter contato com os livros.minha mãe trabalhava em uma livraria onde aos Domingos tinha contação de histórias, então sempre que podia ela me levava para ouvir as histórias e ter contato com os livros.
até hoje meus pais me dão livros e me incentivam a ler

Aluna:Julia Caroline dos santos 5 ano A.

Anônimo disse...

Meu amor pela leitura

Para ser sincero nunca gostei de ler porque não tinha livros na minha casa.
Mas quando entrei na escola comecei a gostar e sentir os livros
e começou o meu amor pela leitura.
Um dia quando fui ir brincar na rua o meu amigo falou que livro não presta
coisa ruim etc.E pensei ele pode estar certo e aí passou dias que parei de ler·
Se passaram anos que não lia,tinha um dia que não dava para fazer nada estava muito frio e ai
falei - A não tem nada para fazer por que não ler um livro. Abri a porta do meu
guarda roupa e foi amor a primeira vista peguei o livro que eu mas gostava os três
porquinhos.

AUTOR Vinicius Paula Palhares 5 ano A

Anônimo disse...

A minha aprendizagem

Minha mãe conta que minha aprendizagem começou desde que eu era bem pequena porque eu adorava brincar com as cores e com os números e assim aprendi a identificaras cores e a contar os números bem cedo.Minha mãe contava muitas historinhas para mim e eu adorava ver as ilustrações dos livros,como não sabia ler olhava os desenhos e conta as minhas historinhas.
Quando fui para a creche aprendi a escrever meu nome e mais algumas palavrinhas,sempre tive bastante facilidade para aprender pois fazíamos muitos trabalhinhos que usavam a imaginação e aprendi a somar os números.
E então cresci e fui para a escola,onde aprendi a ler e fazer continhas,quando eu estava aprendendo a ler queria ler tudo que aparecia na minha frente,como cartazes e placas.Agora já aprendi muitas coisas e deixei a leitura um pouco de lado, mas sempre que posso estou lendo um livro como o Diário de um Banana e histórias em quadrinhos, sempre gostei muito de montar quebra cabeça, ganhei o primeiro com 1 aninho e através dele comecei aprender as formas.
Sei que ainda tenho muito para aprender no futuro melhor.

Aluna:Marieli Zietz de Aguiar
5º ano A

Anônimo disse...

Paixão a Primeira Vista


Desde a barriga da minha mãe, ela comprava livros para bebês, claro, e lia para mim, achava que talvez eu não entendesse pois ainda nem nascida era.E quando eu nasci isso continuou, meu quarto era cheio de livros, como ainda não sabia ler, por ser muito pequena, eu pedia para minha mãe ler para mim todas as noites na hora de dormir. Porém chegou uma certa idade, que eu não queria que a minha mãe lesse, o que eu realmente queria era ler sozinha, folheava os livros aborrecida, pensando, quando eu iria para a escola aprender a ler?
Finalmente entrei na escola. Muito rápido aprendi a ler. O melhor lugar com certeza, é e sempre será a biblioteca. Nossa! Biblioteca pra mim era fantástica, maravilhosa, me sentia como se os livros saíssem das prateleiras e viessem até mim. Quando a professora dizia para irmos à biblioteca eu pulava de alegria.Minha paixão pela leitura foi se aprofundando cada vez mais, no 2º ano lia livros que continham 326 páginas.
até hoje sou apaixonada, mas nunca sonhei em ser escritora coisa e tal, só gosto ou melhor adoro ler. E, com certeza quando crescer e tiver filhos os incentivarei a leitura.

Aluna: Emanuela Souza
Turma: 5º ano A

Anônimo disse...

Minhas primeiras leituras

O meu primeiro contato com os livros foi ainda no CEI,desde bem pequena eu já era incentivada a conhecer as histórias através dos livros.
Com essas histórias minha imaginação me levava a mundos diferentes.Exemplo: bailes de princesas,festas de animais,mundos com muitas magia.
Em minha casa, minha mãe havia comprado um livro com 365 histórias um tema para cada dia do ano. Ela lia para mim e minha irmã todas as noites.Lembro também que ganhei um livro com histórias bíblicas todo escrito em rimas,de minha madrinha.Nesse período eu já estava lendo sozinha e minha mãe ficava encantada com minha desenvoltura para leitura,toda noite lia uma história para meus pais e minha irmã.
Infelizmente com o passar do tempo acabei me afastando das leituras em casa,mas aqui na escola sempre que sobra tempo na sala de aula, eu leio gibis e outros livros.

Aluna: Thalita Bento schmitz
5º A

Anônimo disse...


A Minha Leitura

Comecei a ler com 5 anos e a leitura sempre fez parte da minha vida.Na minha casa tem uma biblioteca e meus pais influenciaram muito a o meu hábito de ler.Meu pai já leu quase todos os livros de nossa biblioteca e minha mãe é professora,ela corrige muitos trabalhos,projetos e gosta de ler livros sobre a vida.
Eu leio muito.Amo a série de livros chamada "Diário de uma garota nada popular " e tenho assinatura na Turma da Mônica jovem e criança.Quando não tenho nada para fazer,eu leio.
No ano passado,4º ano, a professora pediu para toda a classe fazer um trabalho de contação de histórias.Eu apresentei o livro "O homem que amava caixas" e tirei 10.Apresentei esta história em outros lugares também e foi muito legal.O livro é muito bonito e fiquei muito feliz de realizaer este trabalho.
Acredito que a leitura é muito importante para as pessoas e dependendo do que lemos podemos transformar o mundo num lugar melhor par se viver.Todos deveriam ler.

Aluna:Catarina Gbur Petry
5º ano A

Anônimo disse...

O Meu Primeiro Contato com a Leitura

Quando eu tinha 5 anos de idade comecei a ler, mas ainda muito pouco, no CEI as professoras liam livros e eu prestava muita atenção.
Eu tinha começado a aprender a ler e aquela experiência era muito boa, poder ler almanaques e livros era uma sensação que parecia uma bomba de alegria dentro de mim,desde o momento que aprendi a ler estava sempre com um sorriso no rosto.
Alguns anos se passaram eu já estava meio desanimado com a leitura e então surgiu uma inspiração dentro de mim que nem sei de onde veio, e então falei
-Porque não me esforçar no meu português, e depois disso as minhas notas melhoraram minha leitura estava muito melhor, e essa foi o meu primeiro contato com a leitura.

Nome:Vytor Liberato de Lorena.

Anônimo disse...


Amor eterno

O meu relacionamento com a leitura começou bem cedo,porque desde pequena já gostava de ver as imagens dos livros.
Mas quando eu aprendi a ler,isso tudo mudou,ai que começou minha paixão pela leitura.
Cada livro que eu lia,eu descobria um mundo de faz de conta e de aventuras.
Lendo eu me imaginava fazendo parte da história,por isso amo ler e gosto de ganhar livros de presente.
Eu já li vários livros,como já li todos os das princesas da Disney que amo e também já li várias histórias Bíblicas que também amo muito.
Ah!Não posso esquecer,também dos Gibis da Turma da Mônica que já li quase todos,como eu também leio bastante os gibis da Turma da Mônica Jovem que são muito legais cheios de aventuras e curiosidades.

Aluno:rafaela alves cordeiro
série:5º ano A




Anônimo disse...

A importância da leitura na minha vida

A leitura é de grande importância na minha vida,sempre gostei de ler,minha preferência é por
gibis e livros de mistério.
quando era menor gostava de livros de gravuras,e quando fui crescendo meu gosto foi mudando.Mas a leitura sempre fez parte do meu crescimento.
minha mãe e meu pai sempre me apoio para eu ler.E isso ajudou a eu gostar mais ainda da leitura.
Na escola tem uma biblioteca que tem muitos livros e gibis,gosto muito das aulas de leitura pois posso ler com meus amigos e com a professora , a bibliotecária que toda semana deixa a gente levar livros e na outra semana devolver.
Na sala de aula tem muitos livros e gibis, desde o começo do ano, adoro as histórias da turma da Mônica Jovem e do Chico Bento moço.
Quero continuar lendo muito para adquirir conhecimento no futuro, pois a leitura é muito importante para a minha aprendizagem.

Aluno - Vinicius Quintino de Almeida
5º A

Anônimo disse...

Aprendendo a ler

Eu comecei a ler no primeiro ano, com 6 anos, com a professora Marisa.
Ela me deu as sílabas para aprender a ler.
O primeiro livro que eu comecei a ler foi o da turma da Mônica.
O alfabeto foi fácil e divertido de aprender depois fui juntando as letras e comecei a ir aprendendo a ler.
Hoje eu leio com facilidade e ajudo meus irmãos nas tarefas ajudo eles a ler, é divertido ajudar meus irmãos pois já passei pelas mesmas coisas e eles estão aprendendo com facilidade e gostando do alfabeto e de aprender a ler.
essa é a minha história de como iniciei a leitura.


Guilherme José da Silva

5º ano B

Anônimo disse...

Como eu aprendi a ler

Aprendi a ler e escrever um pouco cedo.Com 4 anos eu sabia ler e com sete a escrever, comecei a lar no jardim e infância e a escrever na escola.
Quando chegou a hora de entrar no pré, a diretora chamou minha maẽ para conversar, ela disse que o objetivo principal do pré era ensinar as crianças a ler e escrever,e como eu já sabia, poderia pular para a primeira série.nessa ocasião, minha mãe fez uma decisão muito sabia e me matriculou no pré,mesmo.os motivos eram vários:eu era uma criança muito pequenina e teria dificuldade a me adaptar;além de português,no pré eles também ensinavam matemática e eu já tinha amigos etc.
mas se eu já estivesse na escola com 5 anos teria feito mais amigos,mas como minha mãe decidiu me deixar no pré e eu aprendi mais e mais.
Foi bem assim que aprendi a ler melhor e também fiz novos amigos.

Pamela Brugnago da Silva 5º ano b

Anônimo disse...

Como eu aprendi a ler

Quando eu nasci minha mãe começou a comprar livro para mim desde que eu tinha 1 ano,só que primeiro meu irmão começou a treinar,minha mãe me ajudava mas quando meu irmão foi pro segundo ano ele também começou a me ajudar, e o meu pai não me ajudava por que ele trabalhava muito então ele não podia me ajudar
Mas meu irmão foi pro 3º ano eu estava já estava na escola mas no primeiro ano eu não sabia ler ainda
Só que até no final do ano eu estava conseguindo ler um pouco. Quando eu fui pro 2º ano eu conseguia ler bem e fui melhorando e cada ano eu estava melhor e eu fui ate chega no 3º ano, eu conseguia ler muitas coisas eu lia para minha mãe e foi assim que eu aprendi a ler.

Maria Eduarda Batista Ferreira 5º ano B

Anônimo disse...

aluna:Erika Fernanda Nacano

A minha história

Olá, meu nome é Erika tenho 10 anos e vou contar uma história, a minha história,de como eu aprendi a ler e escrever.
Quando eu tinha 6 anos fui à escola,e comecei a escrever aos poucos.Depois que aprendi a escrever comecei a ler e eu adorava aqueles livros com figuras que espalhava minha imaginação.Minha avó Alice Sitta Pereira foi professora por 15 anos,(eu acho).
Bom,minha avó me passava tarefinhas para eu melhorar cada vez mais,e faz isso também com minha irmã, ela não gosta nem um pouquinho de tarefas .E com isso olha só já estou no 5 ano,e essa história de como eu aprendi a ler e escrever terminou.

Érika 5º ano B

Anônimo disse...

Meu primeiro contato com a leitura

Como Aprendi a Ler e Escrever

Eu frequentei o C.E.I Pequeno Príncipe,onde fiquei dois anos .Lá aprendi algumas letras e também tive instruções em casa,minha mãe sempre lia alguma história antes de eu dormir.
No meu último ano no C.E.I Pequeno Príncipe fiz um desenho o qual foi escolhido para ser o logo do C.E.I.Hoje meu desenho e meu nome estão registrados na parede do C.E.I.
Depois vim para a escola Municipal Deputado Lauro Carneiro de Loyola.No meu primeiro ano na escola estudei com a professora Marisa,com quem aprendi a ler e escrever.
Sempre gostei que lessem pra mim mas depois que aprendi a ler comecei a fazer minha própria leitura.Hoje tenho muitos livros que ganhei de presente e outros que comprei.Gosto muito de livros,gibis e revistas,e sempre que posso estou lendo.
Sempre presto muita atenção nas explicações dos professores e quando estou com dúvida pergunto a professora.


José Roberto Rodrigues 5 ano B.

Anônimo disse...

Eu e a leitura

Meu nome é Luiz, tenho 10 anos, 2 irmãos. Eu nunca gostei de estudar e nem de ler e nem escrever, apesar de a minha mãe gosta de ler.
Ela já foi professora, mas agora ela não é mais. uns dos meus irmãos tem 18 anos e o outro tem 12 anos.
Meu võ era vendedor de livros, ele só me dava livros.Meu irmão gosta de estudar e eu não gosto.
Eu aprendi a ler quando tinha 6 anos, minha mãe tentou me ensinar mais eu não quis por que eu não gostava!
Eu gosto de esportes,gosto de jogar futebol, vôlei, basquetebol, tênis de mesa , natação, e ginástica.
Também gosto muito das coisas da natureza, florestas, animais selvagens, árvores. Por isso gosto de ir no sítio da minha vó. Lá no sítio tem coelhos, vacas, patos e cachorros.

Luiz 5º ano B

Anônimo disse...

A Historia da Minha Escrita

Quando eu tinha 5 anos de idade,estudei em uma escolinha em São José, foi la´ que aprendi as letras do alfabeto,em seguida fui aprendendo a juntar as letras.
com 6 anos de idade ,estudei em uma escola municipal,onde aprendi escrever algumas palavras; como
o meu nome,
algum tempo depois eu e minha família nos mudamos para a cidade de Araquari, eu tinha 7 anos de idade e estava no 1 ano onde aprendi a escrever melhor, lá também aprendi a escrever textos pequenos.

Loys Lane - 5º ano B

Anônimo disse...

Eu comecei a ler e escrever assim

Quando eu tinha 5 anos minha mãe já me ensinava a fazer algumas letrinhas e dali em diante eu aprendi a fazer o meu nome .
logo entrei na escola,com 6 anos,com a professora Marisa,ela era bem legal. Ali eu aprendi a ler e escrever nessa mesma escola em que estou até hoje.Minha mãe começou a ler e escrever com 8 anos e meu pai começou a ler e escrever com 8 anos também.Depois que eu aprendi a ler e escrever queria ler e escrever muitas coisas.Quando eu já estava no 2ºano já lia e escrevia bem.Hoje em dia gosto de ler histórias em quadrinhos,gosto da Turma da Mônica e do Menino Maluquinho que são bem legais.Também gosto dos livros da biblioteca mas que tenha bastante paginas.quando eu ainda não estava na escola eu tinha vontade de aprender a ler e escrever,ficava me perguntando como os outros conseguiam ler e escrever.E assim eu aprendi a ler e escrever.

Beatriz 5º ano B