Lendas
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Elementos de coesão;
● Discurso direto
e indireto;
● Finalidade;
● Suporte;
● Intertextualidade;
● Origem na
oralidade para explicar acontecimentos
misteriosos ou sobrenaturais;
● Ao se tornarem
conhecidas, são registradas na linguagem escrita;
● Fantasia ou
ficção, misturando-se com a realidade dos fatos;
● Fatos reais e
históricos dão suporte às histórias;
● Parte da
realidade cultural de todos os povos;
● Alterações ao
longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão e
interpretação daqueles que a propagam;
● Locais, tempo e
personagens bem marcados para provar sua veracidade;
● Deuses, heróis
e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido
a vida e ao mundo.
Objetivos
● Ler, reconhecer, compreender e interpretar texto do
gênero;
● Identificar as
marcas do gênero (as intenções, as circunstâncias comunicativas, o conteúdo
temático e a construção composicional...);
● Reconhecer
informações implícitas e explícitas em um texto;
● Identificar os
elementos coesivos no texto;
● Compreender a
importância dos advérbios e locuções adverbiais como indicadores das
circunstâncias em um texto;
● Revisar os
sinais de pontuação e seus efeitos na construção dos sentidos do texto;
● Identificar
informações principais em um texto;
● Aprimorar a
competência em leitura, compreensão e interpretação de textos;
● Sistematizar as
informações dos textos lidos;
● Verificar a
importância da lenda como forma de representação simbólica da realidade;
● Criar situações
de fantasia e encantamento;
● Constituir
coletivamente repertório de lendas;
● Apropriar-se de
procedimentos de planejamento de reescrita de lendas;
● Reescrever
lendas, considerando as características do contexto de produção;
● Analisar as
lendas considerando as características linguísticas: que maneira começam as
diferentes lendas lidas, o que apresentam no primeiro parágrafo e com quais
expressões iniciam?
● De Reconhecer a
Lenda como produto histórico-cultural, espelho dos valores e crenças de um
povo;
● Compreensão
geral do que vem a ser o gênero lenda, considerando algumas de suas
características fundamentais;
● Perceber
a relação do texto lido com outros textos.
Entrevista
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Tema;
● Título;
● Objetivos;
● Apresentação gráfica;
● Sequência lógica;
● Vocabulário claro, acessível e rigoroso;
● Suporte;
● Mensagem;
● Estrutura
caracterizada por perguntas e respostas;
● Limitação da quantidade de perguntas;
● Envolvimento de pelo menos dois indivíduos – o
entrevistador e o entrevistado;
● Papel do
entrevistador: abrir e fechar a entrevista, fazer perguntas, suscitar a palavra ao outro, incitar a transmissão de informações,
introduzir novos assuntos, orientar e reorientar a interação;
● Gênero oral,
podendo ser transcrito para ser publicado em revistas, jornais, site da
Internet;
● Público alvo;
● Natureza,
apresentação, fechamento, abertura e tom de formalidade;
● Texto
informativo cujo objetivo é fazer com que o leitor/ouvinte conheça melhor as
opiniões e ideias do entrevistado.
Objetivos
● Ler,
reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
● Identificar, por meio de suas características, a
entrevista como gênero discursivo;
● Produzir,
revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as
condições de produção;
● Usar linguagem
adequada nas diferentes situações discursivas;
● Distinguir
entrevista no rádio, TV, chat e mídia
impressa;
● Analisar criticamente perguntas e respostas, ou as
informações selecionadas para integrar um perfil, para identificar a visão do
entrevistador/entrevistado ou veículo de comunicação e o público-alvo;
● Desenvolver
capacidades orais de perguntas e conduzir uma conversa com um tema dirigido;
●Transcrever a
linguagem oral para a escrita, fazendo as adaptações necessárias ao gênero
entrevista;
● Escrever
entrevista, obedecendo aos critérios da variedade linguística, suporte a que se
refere e ao seu público-alvo;
● Elaborar
perguntas de acordo com o tema, os objetivos da entrevista, as expectativas do
entrevistador e de possíveis leitores, ouvintes ou espectadores;
● Adequar as
perguntas ao entrevistado ( personalidade,
nível etário, nível
sociocultural…) e à situação ( momento,
lugar );
● Construir perguntas
variadas (mais abertas – O que pensa de…? – ou mais fechadas - Gosta de…?),
evitando influenciar respostas e procurando alternativas para eventuais fugas
ao tema;
● Estabelecer o
número de perguntas e proceder à sua ordenação;
● Discutir sobre
as distinções entre língua falada e língua escrita;
●
Perceber a relação do texto lido com outros textos.
Memórias Literárias
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Vozes presentes no texto;
● Transposição de
gênero;
●
Intertextualidade;
● Finalidade;
● Suporte;
● Uso do adjetivo
e sua importância para caracterização de impressão de pessoas, lugares e
situações;
● Marcadores
temporais;
● Indicadores de
espaço;
● Vocabulário de
época; sado;
● Comparação
entre o passado e o presente;
● Palavras e
expressões que situam o leitor no tempo passado.
Objetivos
● Ler,
reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
● Identificar,
por meio de suas características, memórias como gênero discursivo;
● Produzir,
revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as
condições de produção;
● Analisar textos
do gênero memórias, observando expressões mais comuns;
● Identificar o
foco narrativo;
● Perceber os
elementos descritivos presentes nesse gênero;
● Observar o
efeito provocado pela forma como o autor descreve fatos, sentimentos e
sensações;
● Reconhecer o
gênero memórias nos textos que relatam fatos, acontecimentos, lembranças do
passado;
● Documentar e
memorizar as ações humanas;
● Representar
pelo discurso experiências vividas, situadas no tempo;
● Comparar o
tempo atual com o antigo, evidenciando as diferenças e mudanças ocorridas;
● Destacar objetos,
lugares e modos de vida do passado, descrições de lugares ou pessoas e
explicação do sentido de certas expressões antigas ou de palavra em desuso;
● Perceber a
intertextualidade presentes nos textos;
● Identificar
palavras e/ou expressões para marcar um "tempo de relembrar”;
● Observar e
adequar às vozes presentes no texto;
● Usar o
pretérito perfeito e imperfeito;
● Empregar os
sinais de pontuação;
● Transpor o
gênero entrevista em memórias literárias;
●
Elaborar e aplicar entrevistas com pessoas da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário