Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Língua Portuguesa - 7º Ano

2º Trimestre

Manual de Instrução
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo


● Tamanho e tipo de letras;
● Ordem em que as informações estão sendo abordadas;
● A finalidade em colocar ou não ilustração;
● Vocabulário técnico;
● Temática;
● Linguagem denotativa (linguagem objetiva, enxuta e prescritiva);
● Recomendação;
Informações técnicas: “transporte, instalação, funcionamento, manutenção, limpeza, cuidados, problemas típicos e soluções, etc.”;
Estrutura em tópicos;
Finalidade do texto;
Suporte.
Apresentado em forma de livreto, folheto ou folder (papel com explicações resumidas);
É apresentado na terceira pessoa do singular no modo Imperativo;
Predomínio da injunção (instrucional);
Estrutura interna ou componentes visuais: utiliza imagens ou ilustrações que são aplicados para evidenciar, destacando as partes importantes do texto, exemplo: negrito, itálico, tipos e tamanhos de fontes diferenciadas, cores, tabelas, etc. Pode vir organizado em itens ou passos, que geralmente são bem resumidos;
● A linguagem deve ser clara, direta e objetiva, conforme o código de defesa do consumidor.

Objetivos
Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
Produzir, revisar e editar (socializar) manuais de instrução;
Identificar, por meio de suas características, manual de instrução como gênero discursivo;
Aprimorar a competência em leitura, compreensão e interpretação de textos;
Identificar as marcas do gênero (as circunstâncias comunicativas, o conteúdo, construção composicional e suporte do texto);
Identificar a finalidade do texto (informação, orientação, instrução);
Identificar aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
Verificar em que suporte esse gênero circula;
Identificar o contexto de produção;
Desenvolver a capacidade de localizar informações essenciais;
Perceber a relação do texto lido com outros textos;   
Sistematizar as informações dos textos lidos;
Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita;
Promover situações de leitura e escrita do gênero;
Reconhecer e empregar os sinais de pontuação próprios desse gênero;
Perceber a ordem em que as informações são dispostas no texto;
Observar o emprego do verbo no modo imperativo em textos instrucionais;
Perceber a relação entre a linguagem verbal e linguagem não verbal no texto.        


Contos Mitológicos                
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo


Personagens: heróis, deuses, ninfas, titãs, centauros, sereias etc.;
Célula dramática (apresenta apenas uma);
Narrador;
Espaço restrito;
Tempo curto;
Conflito (há um só);
Narrativa objetiva, descrição rápida;
Desfecho (revelador ou impactante);
Finalidade;
Suporte;
Intertextualidade;
Uso dos verbos de dizer;
Diálogos sugestivos, permitindo mostrar os conflitos entre as personagens.

Objetivos
Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
Identificar as marcas do gênero;
Identificar, por meio de suas características, o conto mitológico como gênero discursivo;
Produzir, revisar e editar textos do gênero;
Conhecer e apreciar a linguagem literária dos contos;
Estabelecer um vínculo prazeroso com a leitura de contos;
Ampliar repertório do gênero;
Conhecer obras consagradas no gênero;
Reconhecer a importância do conto mitológico como fonte histórica que revela sentimentos e valores de uma época, narrativa originária desde as mais antigas civilizações;
Transportar a imaginação para o reino do mitológico;
Reconhecer elementos no texto que determinam a época que a narrativa ocorre;
Conhecer personagens mitológicos: heróis, deuses, ninfas, titãs, centauros, sereias etc.;
Reconhecer o emprego de algumas palavras ou expres-sões linguísticas (geralmente advérbios ou locuções adverbiais) que têm a função de marcar a cronologia da história;
Compreender a função dos verbos na construção e na interpretação dos contos: pretéritos perfeito e imperfeito;
Desenvolver a linguagem oral, escrita e raciocínio lógico através de atividades textualizadas;
Apropriar-se do uso literário da linguagem do conto, utilizando estratégias de coesão: pronominalização, substituição lexical e especialmente os conectivos;
Reproduzir (dramatizar) histórias ouvidas levando em consideração as sequências temporais;
Identificar valores encontrados nas personagens das histórias;
Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
Desenvolver a leitura como fonte de informação;
Perceber a relação do texto lido com outros textos.  

Causo
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo


Célula dramática (apresenta apenas uma);
Narrador;
Espaço restrito;
Tempo curto;
Conflito (há um só);
Diálogos sugestivos, permitindo mostrar os conflitos entre as personagens.
Regionalismo
Sequência cronológica;
Desfecho (revelador ou impactante);
Finalidade;
Suporte;
Intertextualidade;
Narrações de fatos ou coisas ocorridas - comum entre as pessoas dos interiores - e geralmente inverossímeis. Comum também nas rodas caipiras;
Descrições de situações ocorridas no passado, um registro de memória, contado de maneira informal;
Pequena história inventada para passar alguma lição, ou podem ser coisas realmente acontecidas ou vivenciada por antepassados, que narraram a situação com exagero;
Temática: marcada por acontecimentos, aspirações e costumes próprios de cidades interioranas de do universo dos contadores, remetendo sempre para um passado presentificado;
Histórias contadas em primeira pessoa;
● Linguagem coloquial, metafórica e expressiva.
Contador participa ativamente da narrativa como personagem ou testemunha, detalhando os nomes, as características das pessoas e locais onde a ação se desenrola, preocupando-se em lhes dar cunho de verdade;
● Valores culturais do mundo interiorano: universo rural.

Objetivos
Diferenciar a linguagem oral da escrita, reconhecendo o valor de ambas;
Aprender a passar causo do oral para o escrito, conservando suas características;
Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
● Identificar as marcas do gênero;
Identificar, por meio de suas características, o causo como gênero discursivo;
Produzir, revisar e editar textos do gênero;
Conhecer e apreciar a linguagem literária dos causos;
Estabelecer um vínculo prazeroso com a leitura de causos;
Ampliar repertório do gênero;
Conhecer obras consagradas no gênero;
Reconhecer a importância do causo como fonte histórica que revela sentimentos e valores de uma época;
Reconhecer elementos no texto que determinam a época que a narrativa ocorre;
Reconhecer o emprego de algumas palavras ou expressões linguísticas (geralmente advérbios ou locuções adverbiais) que têm a função de marcar a cronologia da história;
Compreender a função dos verbos na construção e na interpretação dos causos: pretéritos perfeito e imperfeito;
Desenvolver a linguagem oral, escrita e raciocínio lógico através de atividades textualizadas;
Apropriar-se do uso literário da linguagem do causo, utilizando estratégias de coesão: pronominalização, substituição lexical e especialmente os conectivos;
Reproduzir (dramatizar) histórias ouvidas levando em consideração as sequências temporais;
Identificar valores encontrados nas personagens das histórias;
Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
Desenvolver a leitura como fonte de informação;
Perceber a relação do texto lido com outros textos.   




Nenhum comentário: