Manual de Instrução
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Tamanho e tipo
de letras;
● Ordem em que as
informações estão sendo abordadas;
● A finalidade em
colocar ou não ilustração;
● Vocabulário
técnico;
● Temática;
● Linguagem
denotativa (linguagem objetiva, enxuta e prescritiva);
● Recomendação;
● Informações
técnicas: “transporte, instalação, funcionamento, manutenção, limpeza,
cuidados, problemas típicos e soluções, etc.”;
● Estrutura em
tópicos;
● Finalidade do
texto;
● Suporte.
● Apresentado em forma de livreto, folheto
ou folder (papel com explicações resumidas);
● É apresentado na terceira pessoa do
singular no modo Imperativo;
● Predomínio da injunção (instrucional);
● Estrutura interna ou componentes
visuais: utiliza imagens ou ilustrações que são aplicados para evidenciar,
destacando as partes importantes do texto, exemplo: negrito, itálico, tipos e
tamanhos de fontes diferenciadas, cores, tabelas, etc. Pode vir organizado em
itens ou passos, que geralmente são bem resumidos;
● A
linguagem deve ser clara, direta e objetiva, conforme o código de defesa do
consumidor. Objetivos
● Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
● Produzir,
revisar e editar (socializar) manuais de instrução;
● Identificar,
por meio de suas características, manual de instrução como gênero discursivo;
● Aprimorar a
competência em leitura, compreensão e interpretação de textos;
● Identificar as
marcas do gênero (as circunstâncias comunicativas, o conteúdo, construção
composicional e suporte do texto);
● Identificar a
finalidade do texto (informação, orientação, instrução);
● Identificar
aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
● Verificar em
que suporte esse gênero circula;
● Identificar o
contexto de produção;
● Desenvolver a
capacidade de localizar informações essenciais;
Perceber a relação do texto lido com outros textos;
Perceber a relação do texto lido com outros textos;
● Sistematizar as
informações dos textos lidos;
● Criar um espaço
de reflexão sobre as características da linguagem escrita;
● Promover
situações de leitura e escrita do gênero;
● Reconhecer e
empregar os sinais de pontuação próprios desse gênero;
● Perceber a
ordem em que as informações são dispostas no texto;
● Observar o
emprego do verbo no modo imperativo em textos instrucionais;
● Perceber
a relação entre a linguagem verbal e linguagem não verbal no texto. Contos Mitológicos
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Personagens: heróis, deuses, ninfas,
titãs, centauros, sereias etc.;
● Célula
dramática (apresenta apenas uma);
● Narrador;
● Espaço restrito;
● Tempo curto;
● Conflito (há um
só);
● Narrativa
objetiva, descrição rápida;
● Desfecho
(revelador ou impactante);
● Finalidade;
● Suporte;
●
Intertextualidade;
● Uso dos verbos de dizer;● Diálogos sugestivos, permitindo mostrar os conflitos entre as personagens.
Objetivos
● Ler,
reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
● Identificar as marcas do gênero;
● Identificar, por
meio de suas características, o conto mitológico como gênero discursivo;
● Produzir,
revisar e editar textos do gênero;
● Conhecer e
apreciar a linguagem literária dos contos;
● Estabelecer um vínculo prazeroso com a
leitura de contos;
● Ampliar
repertório do gênero;
● Conhecer obras
consagradas no gênero;
● Reconhecer a
importância do conto mitológico como fonte histórica que revela sentimentos e
valores de uma época, narrativa originária desde as mais antigas civilizações;
● Transportar a
imaginação para o reino do mitológico;
● Reconhecer
elementos no texto que determinam a época que a narrativa ocorre;
● Conhecer
personagens mitológicos: heróis, deuses, ninfas, titãs, centauros, sereias
etc.;
● Reconhecer o
emprego de algumas palavras ou expres-sões linguísticas (geralmente advérbios
ou locuções adverbiais) que têm a função de marcar a cronologia da história;
● Compreender a
função dos verbos na construção e na interpretação dos contos: pretéritos perfeito
e imperfeito;
● Desenvolver a
linguagem oral, escrita e raciocínio lógico através de atividades
textualizadas;
● Apropriar-se do
uso literário da linguagem do conto, utilizando estratégias de coesão:
pronominalização, substituição lexical e especialmente os conectivos;
● Reproduzir
(dramatizar) histórias ouvidas levando em consideração as sequências temporais;
● Identificar
valores encontrados nas personagens das histórias;
● Trabalhar as
emoções que as histórias transmitem;
● Desenvolver a
leitura como fonte de informação;
● Perceber a relação do texto
lido com outros textos. Causo
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Célula dramática
(apresenta apenas uma);
● Narrador;
● Espaço restrito;
● Tempo curto;
● Conflito (há um
só);
● Diálogos
sugestivos, permitindo mostrar os conflitos entre as personagens.
● Regionalismo
● Sequência
cronológica;
● Desfecho
(revelador ou impactante);
● Finalidade;
● Suporte;
●
Intertextualidade;
● Narrações de
fatos ou coisas ocorridas - comum entre as pessoas dos interiores - e
geralmente inverossímeis. Comum também nas rodas caipiras;
● Descrições de
situações ocorridas no passado, um registro de memória, contado de maneira
informal;
● Pequena
história inventada para passar alguma lição, ou podem ser coisas realmente
acontecidas ou vivenciada por antepassados, que narraram a situação com
exagero;
● Temática: marcada por acontecimentos,
aspirações e costumes próprios de cidades interioranas de do universo dos contadores,
remetendo sempre para um passado presentificado;
● Histórias
contadas em primeira pessoa;
● Linguagem
coloquial, metafórica e expressiva.
● Contador
participa ativamente da narrativa como personagem ou testemunha, detalhando os
nomes, as características das pessoas e locais onde a ação se desenrola,
preocupando-se em lhes dar cunho de verdade;
● Valores culturais do
mundo interiorano: universo rural.Objetivos
● Diferenciar a
linguagem oral da escrita, reconhecendo o valor de ambas;
● Aprender a passar causo do oral para o
escrito, conservando suas características;
● Ler, reconhecer,
compreender e interpretar textos do gênero;
● Identificar as
marcas do gênero;
● Identificar,
por meio de suas características, o causo como gênero discursivo;
● Produzir, revisar
e editar textos do gênero;
● Conhecer e
apreciar a linguagem literária dos causos;
● Estabelecer um
vínculo prazeroso com a leitura de causos;
● Ampliar
repertório do gênero;
● Conhecer obras
consagradas no gênero;
● Reconhecer a
importância do causo como fonte histórica que revela sentimentos e valores de
uma época;
● Reconhecer
elementos no texto que determinam a época que a narrativa ocorre;
● Reconhecer o
emprego de algumas palavras ou expressões linguísticas (geralmente advérbios ou
locuções adverbiais) que têm a função de marcar a cronologia da história;
● Compreender a
função dos verbos na construção e na interpretação dos causos: pretéritos
perfeito e imperfeito;
● Desenvolver a
linguagem oral, escrita e raciocínio lógico através de atividades textualizadas;
● Apropriar-se do
uso literário da linguagem do causo, utilizando estratégias de coesão:
pronominalização, substituição lexical e especialmente os conectivos;
● Reproduzir
(dramatizar) histórias ouvidas levando em consideração as sequências temporais;
● Identificar
valores encontrados nas personagens das histórias;
● Trabalhar as
emoções que as histórias transmitem;
● Desenvolver a
leitura como fonte de informação;
● Perceber a relação do texto
lido com outros textos.
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