Conto
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Intertextualidade;
●
Célula
dramática (apresenta apenas uma);
● Narrador;
●
Personagem;
● Espaço
restrito;
● Tempo
curto;
●
Conflito;
● Narrativa;
●
Desfecho;
●
Finalidade;
●
Suporte.
Objetivos
● Ler,
reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
● Produzir,
revisar e editar (socializar) contos;
● Identificar,
por meio de suas características, o conto como gênero discursivo;
● Aprimorar
a competência em leitura, compreensão e interpretação de textos;
● Identificar
as marcas do gênero (as circunstâncias comunicativas, o conteúdo temático,
construção composicional, foco narrativo, personagens, espaço, tempo, desfecho
e a finalidade do texto);
● Identificar
informações implícitas e explícitas em um texto;
● Identificar
os elementos coesivos no texto;
● Compreender a importância dos verbos,
advérbios e locuções adverbiais como indicadores das circunstâncias e
construção composicional do texto;
● Revisar
os sinais de pontuação e seus efeitos na construção de sentido do texto;
● Identificar
informações principais em um texto;
●
Sistematizar
as informações dos textos lidos;
● Empregar
adequadamente o discurso direto e indireto na produção textual;
●
Perceber a relação do texto lido com outros
textos.
Resumo
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Objetivo,
método, resultados e conclusões do documento;
● Sequências
de frases concisas e afirmativas;
● Tema
explícito no texto;
● Fidelidade
ao texto original;
● Registro
de informações essenciais com as próprias palavras;
● Supressão
de detalhes secundários;
● Generalização
(supressão de proposições e substituição das mesmas);
● Ordenação
e organização das ideias;
● Texto
expositivo, impessoal, sequências explicativas;
●
Intertextualidade
(paráfrase);
● Linguagem
visual (esquemas);
● Articuladores
textuais (conjunções);
● Finalidade;
● Suporte;
● Ideia
principal.
●
Apresenta
o assunto da obra de maneira sucinta;
● Ausência
de comentários pessoais (exceto em caso de resumo crítico);
● Respeito
à ordem das ideias e dos fatos apresentados no texto original;
● Emprego de linguagem clara e
objetiva, com frases breves e diretas;
● Evitar
transcrição de frases do texto original;
● Presença
de referência bibliográfica da obra resumida;
● Uso
da 3ª pessoa do singular, preferencialmente;
● Uso
de verbo na voz ativa.
Objetivos
● Compreender o resumo
como procedimento de estudo;
● Produzir,
revisar e editar (socializar) textos do gênero;
● Revisar
os sinais de pontuação e seus efeitos na construção dos sentidos do texto;
● Identificar
informações principais em um texto;
● Aprimorar
a competência em leitura, compreen-são e interpretação de textos;
● Sistematizar
as informações dos textos lidos;
● Promover
a leitura e a análise de textos sintéticos;
● Entender
métodos e elementos necessários para a produção de resumos;
● Resumir
texto ou uma situação, sintetizar, abreviar informações e fatos, sem perder o
essencial;
● Compreender
claramente o conteúdo, de modo a fazer escolhas: deixar de lado o acidental
(detalhes, explicações, exemplos) e ficar com o essencial (ideias principais);
● Organizar
as ideias fundamentais do texto original num discurso seu, coeso e coerente;
● Ser
absolutamente fiel às ideias expressas pelo autor, não acrescentando
informações subsidiárias;
● Usar
nível padrão de linguagem, com vocabulário próprio, sem copiar frases ou
expressões (a não ser as absolutamente necessárias);
● Transferir
as habilidades desenvolvidas com este gênero textual para outras
disciplinas.
●
Perceber
a ordem em que as informações são dispostas no texto;
● Perceber
a relação do texto lido com outros textos;
● Perceber
o foco narrativo do texto (3ª pessoa);
● Reconhecer
e empregar os sinais de pontuação próprios desse gênero;
● Perceber
o emprego do verbo na voz ativa como elemento formador de sentido do texto.
Fábula
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Temporalidade:
tempo impreciso (“Um dia; uma vez; certa vez”);
● Lugar:
pouco detalhado;
● Elementos
coesivos;
● Moral;
●
Texto
curto;
● Personagens;
● Finalidade:
aconselhamento, ensinamento, crítica, ironia;
● Unidade
temática;
● Tema:
definido pelas características dos personagens;
●
Temática:
atitudes humanas (fraqueza/força, ingenuidade/esperteza; ganância, gratidão/
ingratidão; bondade/maldade etc);
● Modo
indireto de atingir os ouvintes ou os leitores;
● Intencionalidade:
ensino, aconselhamento, convencimento, diversão, crítica, sátira;
●
Substantivo;
● Intertextualidade;
● Comparação:
homem x animal, objetos x plantas;
● Resolução
de problema;
● Situação
de produção: quem conta, para quem , em
que momento;
●
Conflito: uma situação problema.
Objetivos
●
Ler,
reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
● Produzir,
revisar e editar textos do gênero;
● Identificar,
por meio de suas características, o texto poético como gênero discursivo;
● Criar
situações de fantasia e encantamento;
● Desenvolver
a leitura como fonte de informação, cultura e lazer;
● Perceber
o emprego dos verbos na construção composicional do texto;
● Empregar
adequadamente o discurso direto e indireto na produção textual;
●
Debater
temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e
argumentação;
● Identificar
tema, mensagem e valores expressos no texto;
● Aprimorar
a leitura oral, exercitando-a a partir das observações sobre a pontuação;
● Observar
e apropriar-se de aspectos da língua próprios do gênero;
●
Identificar o artigo e
o substantivo como elementos formadores de sentido do texto;
● Perceber
a importância dos pronomes na construção de coesão e sentido do texto;
● Perceber
a relação do texto lido com outros textos;
● Perceber
o problema tratado no texto e a solução apresentada para resolvê-lo;
●
Refletir
sobre as condições de produção do texto;
●
Perceber a intenção do autor/texto e os procedimentos
adotados para realizá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário