Listas
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- Listar significa relacionar nomes de pessoas ou coisas para organização de uma ação por exemplo: lista de convidados para uma festa, lista dos compromissos do dia;
- A lista é um texto privilegiado para o trabalho com os alunos que não sabem ler e escrever convencionalmente, pois tem uma estrutura simples;
- É necessário que o professor proponha a escrita de uma lista que tenha função de uso social;
- Existem listas onde a ordem alfabética se faz necessária, como por exemplo, a lista de chamada dos alunos.
Objetivos
- Pesquisar diferentes listas do contexto familiar e social e socializar com a leitura;
- Estabelecer relações entre o que está escrito e o que se poder ler;
- Compreender que a lista deve ser organizada de acordo com alguma função de uso na comunidade ou na sala de aula;
- Utilizar a lista em diversas situações de aprendizagem;
- Escrever lista utilizando um mesmo campo semântico através de digitação ou escrita convencional;
- Montar lista de compra baseado na realidade familiar, utilizando figuras de panfletos de mercado;
- Utilizar a lista como fonte de pesquisa para a escrita de outras palavras;
- Escrever listas utilizando os nomes, outros.
Convites
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- É um gênero textual que possui características próprias, tais como: destinatário, o evento para o qual o convite se destina, o local, a data do evento e o nome do remetente. A função do convite é informar a respeito do evento ao qual se destina. Uma outra função significativa do convite é a de motivar os convidados para o evento.
Objetivos
- Pesquisar diferentes tipos de convites com a família, na sala informatizada, em outras fontes;
- Socializar com a turma os convites pesquisados;
- Conhecer o convite, sua estrutura e função, percebendo quais elementos são importantes: nome, motivo e endereço;
- Antecipar o conteúdo observando as ilustrações que o texto oferece;
- Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido;
- Inferir uma afirmação explícita no texto;
- Perceber as diferenças e semelhanças nos tipos de convites apresentados;
- Produzir individualmente ou coletivamente o gênero estudado para ser enviado a diferentes destinatários, empregando adequadamente o registro da língua formal ou informal;
- Produzir durante o ano convites para os eventos da escola e entregar pessoalmente, via internet, por correspondência, outros meios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário