Nome Próprio
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- Este gênero permite mostrar como as atividades de leitura e escrita do próprio nome e dos nomes dos colegas contribuem para a compreensão do sistema de escrita;
- Trata-se de um campo semântico;
- O conhecimento do próprio nome tem duas consequências importantes para os alunos que estão se alfabetizando: É uma escrita livre de contexto e é uma escrita que informa sobre a ordem não-aleatória dentro do conjunto de letras;
- A escrita do próprio nome representa uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita, tanto do ponto de vista linguístico, como do gráfico;
- O nome próprio é um modelo estável que se refere a um único objeto, com o que se elimina, para a criança, a ambiguidade na interpretação;
- Tem valor de verdade porque se reporta a uma existência;
- Do ponto de vista da função, fica claro que identificar objetos com nomes faz parte dos intercâmbios sociais da nossa cultura;
- Do ponto de vista da estrutura daquilo que está escrito a pauta linguística e o referente coincidem;
- A escrita de nomes próprios é uma boa situação para trabalhar com modelos de escrita, e isso é conveniente porque oferece informação à criança sobre a forma e o valor sonoro convencional das letras, a quantidade, variedade, posição e a ordem das letras para escrever os nomes em uma escrita convencional.
Objetivos
- Pesquisar a origem do seu nome;
- Perceber a existência e a importância dos registros materiais ou documentos ligados a sua história de vida;
- Perceber o que existe de comum e de diferente em relação à sua história de vida e a de seus colegas;
- Discutir a importância do nome próprio em diferentes situações de aprendizagem;
- Perceber a importância do nome como elemento que representa a identidade social do indivíduo bem como dos colegas;
- Participar das atividades com o nome próprio em diferentes situações do cotidiano;
- Registrar dados em forma de textos, gráficos, desenhos entre outros;
- Realizar atividades que envolvam a leitura e a escrita de nomes próprios;
- Reconhecer os nomes próprios como modelos estáveis de escrita;
- Perceber que os nomes próprios são disparadores de reflexão sobre o sistema de escrita.
- Compreender a importância desse gênero para a construção da primeira lista semântica (nomes).
Adivinhas
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- As adivinhas servem para divertir e provocar curiosidade. São textos curtos, geralmente encontrados na forma de perguntas: O que é, o que é? Quem sou eu? Qual é? Como? Qual a diferença?
Objetivos
- Pesquisar diferentes Adivinhas, na internet, com a família, na biblioteca, em outros meios;
- Socializar com a turma as adivinhas pesquisadas;
- Conhecer, memorizar e recitar diferentes adivinhas;
- Utilizar o gênero em diversas situações de aprendizagem: leitura, escrita e reflexão sobre a escrita;
- Utilizar os textos em sua real situação comunicativa;
- Apreciar a cultura popular;
- Reconhecer no gênero sua função e usar em diferentes contextos;
- Brincar com as adivinhas em diferentes situações sociais e no contexto escolar como no recreio e em atividades diversas;
- Familiarizar-se com as letras, palavras e outras marcas que compõem o texto escrito;
- Elaborar hipóteses sobre o que está escrito a partir do que já se conhece;
- Compreender a função comunicativa do texto;
- Registrar o que foi aprendido através de produção individual ou coletiva, escrita, fotos, colagens, desenhos, digitação, filmagem, outros.
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