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sexta-feira, 19 de maio de 2017

Língua Portuguesa - 1º ano

1º Trimestre

Nome Próprio 

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo


  • Este gênero permite mostrar como as atividades de leitura e escrita do próprio nome e dos nomes dos colegas contribuem para a compreensão do sistema de escrita;
  • Trata-se de um campo semântico;
  • O conhecimento do próprio nome tem duas consequências importantes para os alunos que estão se alfabetizando: É uma escrita livre de contexto e é uma escrita que informa sobre a ordem não-aleatória dentro do conjunto de letras;
  • A escrita do próprio nome representa uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita, tanto do ponto de vista linguístico, como do gráfico;
  • O nome próprio é um modelo estável que se refere a um único objeto, com o que se elimina, para a criança, a ambiguidade na interpretação;
  • Tem valor de verdade porque se reporta a uma existência;
  • Do ponto de vista da função, fica claro que identificar objetos com nomes faz parte dos intercâmbios sociais da nossa cultura;
  • Do ponto de vista da estrutura daquilo que está escrito a pauta linguística e o referente coincidem;
  • A escrita de nomes próprios é uma boa situação para trabalhar com modelos de escrita, e isso é conveniente porque oferece informação à criança sobre a forma e o valor sonoro convencional das letras, a quantidade, variedade, posição e a ordem das letras para escrever os nomes em uma escrita convencional.

Objetivos

  • Pesquisar a origem do seu nome;
  • Perceber a existência e a importância dos registros materiais ou documentos ligados a sua história de vida;
  • Perceber o que existe de comum e de diferente em relação à sua história de vida e a de seus colegas;
  • Discutir a importância do nome próprio em diferentes situações de aprendizagem;
  • Perceber a importância do nome como elemento que representa a identidade social do indivíduo bem como dos colegas;
  • Participar das atividades com o nome próprio em diferentes  situações do cotidiano;
  • Registrar dados em forma de textos, gráficos, desenhos entre outros;
  • Realizar atividades que envolvam a leitura e a escrita de nomes próprios;
  • Reconhecer os nomes próprios como modelos estáveis de escrita;
  • Perceber que os nomes próprios são disparadores de reflexão sobre o sistema de escrita.
  • Compreender a importância desse gênero para a construção da primeira lista semântica (nomes).

Adivinhas

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo

  • As adivinhas servem para divertir e provocar curiosidade. São textos curtos, geralmente encontrados na forma de perguntas: O que é, o que é? Quem sou eu? Qual é? Como? Qual a diferença?

Objetivos

  • Pesquisar diferentes Adivinhas, na internet, com a família, na biblioteca, em outros meios;
  • Socializar com a turma as adivinhas pesquisadas;
  • Conhecer, memorizar e recitar diferentes adivinhas;
  • Utilizar o gênero em diversas situações de aprendizagem: leitura, escrita e reflexão sobre a escrita;
  • Utilizar os textos em sua real situação comunicativa;
  • Apreciar a cultura popular;
  • Reconhecer no gênero sua função e usar em diferentes contextos;
  • Brincar com as adivinhas em diferentes situações sociais e no contexto escolar como no recreio e em atividades diversas;
  • Familiarizar-se com as letras, palavras e outras marcas que compõem o texto escrito;
  • Elaborar hipóteses sobre o que está escrito a partir do que já se conhece;
  • Compreender a função comunicativa do texto;
  • Registrar o que foi aprendido através de produção individual ou coletiva, escrita, fotos, colagens, desenhos, digitação, filmagem, outros.

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