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sexta-feira, 19 de maio de 2017

Língua Portuguesa - 1º Ano

3º Trimestre

Parlendas 

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo


  • As parlendas são antigas manifestações da cultura popular, universalmente conhecidas e mantidas através de gerações. É um conjunto de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo ou movimento corporal.

Objetivos

  • Pesquisar diferentes parlendas, na internet, com a família, na biblioteca, em outros meios;
  • Socializar com a turma as parlendas pesquisadas;
  • Conhecer, memorizar, recitar diferentes parlendas;
  • Apreciar a cultura popular;
  • Utilizar o gênero em diversas situações de aprendizagem: leitura, escrita e reflexão sobre a escrita;
  • Brincar com as parlendas em diferentes situações sociais e no contexto escolar como no recreio e em atividades diversas;
  • Familiarizar-se com as letras, palavras e outras marcas que compõem os textos escritos;
  • Elaborar hipóteses sobre o que está escrito a partir do que já conhece;
  • Brincar com os jogos verbais;
  • Compreender a função comunicativa do texto;
  • Registrar o que foi aprendido através de produção individual ou coletiva, escrita, fotos colagens, desenhos, digitação, filmagem, outros.

Trava-línguas

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo

  • Os trava-línguas brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras. A sonoridade, a cadência e o ritmo dessas composições encantam adultos e crianças. O grande desafio é recitá-los sem tropeços na pronúncia das palavras.

Objetivos

  • Pesquisar diferentes trava-línguas na internet, com a família, na biblioteca, em outros meios;
  • Socializar com a turma os trava-línguas pesquisados;
  • Conhecer, memorizar e recitar diferentes trava-línguas;
  • Utilizar o gênero em diversas situações de aprendizagem: leitura, escrita e reflexão sobre o sistema de escrita;
  • Apreciar a cultura popular;
  • Perceber no texto o sentido recorrente  do emprego intencional e repetido de palavras ou expressões;
  • Brincar com trava-línguas em diferentes situações de sociais e no contexto escolar como no recreio e em atividades diversas;
  • Familiarizar-se com as letras, palavras e outras marcas que compõem os textos escritos;
  • Apresentar hipóteses sobre o que está escrito a partir do que já conhece;
  • Compreender a função comunicativa do texto;
  • Registrar o que foi aprendido através de produção individual ou coletiva, escrita, fotos, colagens, desenhos, digitação, filmagem, outros.

Cantigas de Roda

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo

  • As cantigas de roda são antigas manifestações da cultura popular, universalmente conhecidas e mantidas vivas através da tradição oral. É um conjunto de palavras com arrumação rítmica em forma de versos, que podem rimar ou não. Com bastante frequência se encontram associadas a movimentos corporais em brincadeiras infantis. São textos que servem para brincar e divertir.

Objetivos

  • Pesquisar diferentes cantigas de roda, na internet, com a família, na biblioteca, em outros meios;
  • Socializar com a turma as cantigas pesquisadas;
  • Conhecer, memorizar, cantar e brincar no grupo;
  • Utilizar o gênero em diversas situações de aprendizagem: leitura, escrita e reflexão sobre a pesquisa;
  • Apreciar a cultura popular;
  • Perceber no texto o sentido recorrente do emprego intencional e repetido de palavras ou/e expressões;
  • Brincar com as cantigas de rodas em diferentes  situações sociais e no contexto escolar como no recreio e em atividades diversas;
  • Familiarizar-se com as letras, palavras e outras marcas que compõem o texto escrito;
  • Elaborar hipóteses sobre o que está escrito a partir do que já se conhece;
  • Compreender a função comunicativa do texto;
  • Registrar o que foi aprendido através de produção individual ou coletiva, escrita, fotos, colagens, desenhos, digitação, filmagem, outros;
  • Selecionar durante o ano com os colegas, produzir listas e gravar um CD com cantigas favoritas da turma.

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