Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de março de 2014

Quem tem medo de falar em público?

A dificuldade de falar em público é um problema que atinge a grande maioria das pessoas.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Sunday Time, de 3.000 americanos pesquisados, 41% disseram que esse é seu pior medo; a morte foi a segunda colocada, com 19%.  Na Austrália, um terço, entre 10.000, prefere a morte a falar em público.  Pesquisa semelhante também foi realizada no Brasil. Aqui o resultado foi ainda mais surpreendente: dois terços dos entrevistados admitiram que falar em público é um de seus maiores temores.

Por isso, se esse é o seu caso, não fique preocupado, pois você certamente não está sozinho.  No entanto, é importante que você faça algo a respeito, porque falar em público é uma das principais qualidades para o sucesso profissional.

A preparação de uma apresentação é o primeiro passo para um bom resultado. Saiba o que vai falar, organize as ideias imaginando que está ensinando algo para o outro, se você compreendeu o assunto, procure explicá-lo para que seus colegas entendam também.

Faça anotações que possam refrescar sua memória no caso de você esquecer a sequência do assunto.


Não tente decorar o discurso, pois esse recurso artificializa sua apresentação e, caso fique nervoso, poderá fazê-lo esquecer algo, tornando sua fala sem sentido.  O melhor mesmo é dominar o tema e ter em mente sempre os pontos principais de sua fala.

Procure saber: para que tipo de público você irá se dirigir (estudantes, professores, pais ou público em geral); onde será feita a apresentação (auditório, sala de aula, sala de reuniões, local aberto); quantas pessoas falarão, qual será a sua vez de falar. Todas essas informações serão importantes na fase de preparação.

Seja breve. Claro que é fundamental adaptar o conteúdo de sua apresentação ao tempo disponível. Mas procure não cansar seu auditório, discursos longos podem dispersar a atenção e comprometer seu sucesso.

Relacionar-se com o público é fundamental. Procure olhar sempre para as pessoas.  Desse modo, elas terão a sensação de que você está se dirigindo a cada uma delas. Evite fixar o olhar apenas em uma direção, procure se dirigir a todos, olhando uma pessoa de cada vez.

Encontre seu próprio estilo de falar, se tentar imitar outras pessoas sua apresentação ficará artificial. A espontaneidade ajudará você a conquistar a simpatia de todos.  Seja você mesmo  Procure sorrir, pois o sorriso encanta e seduz a plateia.

Treine bastante antes da primeira apresentação. O treinamento vai tirar os excessos, mostrar falhas, levando-o a buscar adequações e a aperfeiçoar seu estilo.  Quanto mais você treinar, mais confiança irá sentir.

Seja humilde.  Não tente parecer um ser perfeito (porque isso não existe). Conheça suas limitações, faça humor com suas fraquezas (desde que isso não o deixe desconfortável).  Isto farpa com que se crie um laço com a audiência , o que será benéfico para a sua apresentação.

Falar em público não precisa ser uma tarefa que provoque stress ou pânico.  Se seguir essas dicas, é possível que a sensação de desconforto desapareça. Pode até acontecer de você começar a gostar da experiência e passar a se sentir cada vez confiante, seguro e realizado.

Nenhum comentário: