Total de visualizações de página

sábado, 1 de fevereiro de 2014

A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães [parte 4]

 Este teu marido, Malvina, não passa de um miserável patife
- disse bufando de raiva.
- Que estás dizendo, Henrique?!... que te fez ele?... - perguntou
a moça, espantada com aquele rompante.
- Tenho pena de ti, minha irmã... se soubesses... que
infâmia!...
- Estás doido, Henrique!... o que há então?
- Permita Deus que nunca o saibas!... que vilania!...
- O que houve então, Henrique?... fala, explica-te por quem és,
- exclamou Malvina, pálida e ofegante no cúmulo da aflição.
- Oh! que tens?... não te aflijas assim, minha irmã, - respondeu
Henrique, já arrependido das loucas palavras que havia soltado. Tarde
compreendeu que fazia um triste e deplorável papel, servindo de
mensageiro da discórdia e da desconfiança entre dois esposos, que até ali
viviam na mais perfeita harmonia e tranquilidade. Tarde e em
vão procurou atenuar o terrível efeito de sua fatal indiscrição.
- Não te inquietes, Malvina, continuou ele procurando sorrir-se;
- teu marido é um formidável turrão, eis aí tudo; não vás pensar que
nos queremos bater em duelo.
- Não; mas vieste espumando de raiva, com os olhos em fogo, e
com um ar...

- Qual!... pois não me conheces?... sempre fui assim; por - dá
cá aquela palha - pego fogo, mas também é fogo de palha.
- Mas pregaste-me um susto!...
- Coitada!... toma isto, - disse-lhe Henrique, oferecendo-lhe
uma xícara de café, é a melhor coisa que há para aplacar sustos e
ataques de nervos.
Malvina procurou acalmar-se, mas as palavras do irmão
tinham-lhe penetrado no âmago do coração, como a dentada de uma víbora, aí
deixando o veneno da desconfiança.
O aparecimento de Leôncio, que vinha do salão, pôs termo a este
incidente. Os três tomaram café à pressa e sem trocarem palavras;
estavam já ressabiados uns com outros, olhavam-se com desconfiança, e de
um momento para outro a discórdia insinuara-se no seio daquela
pequena família, ainda há pouco tão feliz, unânime e tranquila. Tomado o
café retiraram-se, mas todos por um impulso instintivo, dirigiram seus
passos para o salão, Henrique e Malvina de braços dados pelo grande
corredor da entrada, e Leôncio sozinho por compartimentos interiores,
que comunicavam com o salão. Era ali com efeito que se achava o
pomo fatal, mas inocente, que devia servir de instrumento da
desunião e descalabro daquela nascente família.
Chegaram ainda a tempo de presenciar o final da cena ridícula,
que Belchior representava aos pés de Isaura. Leôncio, porém, que os
espiava através das sanefas entreabertas de uma alcova, não avistava
Henrique e Malvina, que haviam parado no corredor junto à porta da
entrada.
- Oh! oh! - exclamou ele no momento em que Belchior
prostrava-se aos pés de Isaura. Creio que tenho dentro de casa um ídolo,
diante do qual todos vêm ajoelhar-se e render adorações!... até o meu
jardineiro!... Olá, senhor Belchior, está bonito!... Continue com a farsa,
que não está má... mas para tratar dessa flor não precisamos de seus
cuidados, não; tem entendido, senhor Belchior!...
- Perdão, senhor meu, - balbuciou o jardineiro erguendo-se
trêmulo e confuso; - eu vinha trazer estas flores para os vasos da sala...
- E apresentá-las de joelhos!... essa é galante!... Se continua
nesse papel de galã, declaro-lhe que o ponho pela porta fora com dois
pontapés nessa corcova.
Corrido, confuso e azoinado, Belchior, cambaleando e esbarrando
pelas cadeiras, lá se foi às cegas em busca da porta da rua.
- Isaura! ó minha Isaura! - exclamou Leôncio saindo da alcova,
avançando com os braços abertos para a rapariga, e dando à voz até ali
áspera e rude, a mais suave e tema inflexão.
Um ai agudo e pungente, que ecoou pelo salão, o faz parar mudo,
gélido e petrificado. Tinha avistado no meio da porta Malvina, que, pálida
e desfalecida, ocultava a fronte no ombro de seu irmão, que a
amparava nos braços.
- Ah! meu irmão! - exclamou ela voltando de seu delíquio, -
agora compreendo tudo que ainda há pouco me dizias.
E com uma das mãos comprimindo o coração, que parecia
querer-lhe estalar de dor, e com a outra escondendo no lenço as lágrimas, que
dos formosos olhos lhe brotavam aos pares, correu a encerrar-se em
seu aposento.
Leôncio desconcertado pelo terrível contratempo, de que acabava
de ser vítima, ficou largo tempo a passear, frenético e agitado, de um a
outro lado, ao longo do salão, furioso contra o cunhado, a cuja
impertinente leviandade atribuía as fatais ocorrências daquela manhã,
que ameaçavam burlar todos os seus planos sobre Isaura, e excogitando
meios de safar-se das dificuldades em que se via empenhado.
Isaura, tendo resistido em menos de uma hora, a três abordagens
consecutivas, dirigidas contra o seu pudor e isenção, aturdida, cheia de
susto, confusão e vergonha, correu a esconder-se entre os laranjais
como lebre medrosa, que ouve ladrarem pelos prados os galgos
encarniçados a seguirem-lhe a pista.
Henrique altamente indignado contra o cunhado não lhe queria ver
a cara; tomou sua espingarda e saiu disposto a passar o dia inteiro
passarinhando pelos matos, e a retirar-se impreterivelmente para a corte
ao romper do dia seguinte.
Os escravos ficaram pasmos, quando à hora do almoço Leôncio
achou-se sozinho à mesa. Leôncio mandou chamar Malvina, mas esta,
pretextando uma indisposição, não quis sair de seu quarto. Seu primeiro
movimento foi um ímpeto de cólera brutal; esteve a ponto de atirar
toalha, pratos, talheres e tudo pelos ares, e ir esbofetear o desassisado e
insolente rapaz, que em má hora viera à sua casa para perturbar a
tranquilidade do seu viver doméstico. Mas conteve-se a tempo, e
acalmando-se entendeu que melhor era não se dar por achado, e encarar
com ares da maior indiferença e mesmo de desdém, os arrufos da
esposa, e o mau humor do cunhado. Estava bem persuadido que lhe
seria difícil, se não impossível, dissimular mais aos olhos da esposa
o seu torpe procedimento; incapaz, porém, de retratar-se e implorar
perdão, resolveu amparar-se da tempestade, que ia despenhar-se sobre
sua cabeça, com o escudo da mais cínica indiferença. Inspiravam-lhe
este alvitre o orgulho, e o mau conceito em que tinha todas as mulheres,
nas quais não reconhecia pundonor nem dignidade.
Depois do almoço Leôncio montou a cavalo, percorreu as roças e
cafezais, coisa que bem raras vezes fazia, e ao descambar do Sol voltou
para casa, jantou com o maior sossego e apetite, e depois foi para o
salão, onde, repoltreando-se em macio e fresco sofá, pôs-se a fumar
tranquilamente o seu havana.
Nesse comenos chega Henrique de suas excursões venatórias, e
depois de procurar em vão a irmã por todos os cantos da casa, vai
enfim encontrá-la encerrada em seu quarto de dormir desfigurada,
pálida, e com os olhos vermelhos e inchados de tanto chorar.
- Por onde andaste, Henrique?... estava aflita por te ver,
- exclamou a moça ao avistar o irmão. - Que má moda é essa de deixar a
gente assim sozinha!...
- Sozinha?!... pois até aqui não vivias sem mim na companhia de
teu belo marido?...
- Não me fales nesse homem... eu andava iludida; agora vejo
que andava pior do que sozinha, na companhia de um perverso.
- Ainda bem que presenciaste com teus próprios olhos o que eu
não tinha ânimo de dizer-te. Mas, vamos! que pretendes fazer?...
- O que pretendo?... vais ver neste mesmo instante... Onde está
ele?... viste-o por ai?...
Se me não engano, vi-o no salão; havia lá um vulto sobre um sofá.
- Pois bem, Henrique, acompanha-me até lá.
Por que razão não vais só? poupa-me o desgosto de encarar
aquele homem...
- Não, não; é preciso que vás comigo; estava à tua espera
mesmo para esse fim. Preciso de uma pessoa que me ampare e me
alente. Agora até tenho medo dele.
- Ah! compreendo; queres que eu seja teu guarda-costas, para
poderes descompor a teu jeito aquele birbante. Pois bem; presto-me de
boa vontade, e veremos se o patife tem o atrevimento de te desrespeitar.
Vamos!

Capítulo 6
- Senhor Leôncio, - disse Malvina com voz alterada
aproximando-se do sofá, em que se achava o marido, - desejo dizer-lhe
duas palavras, se isso não o incomoda.
- Estou sempre às tuas ordens, querida Malvina, - respondeu
levantando-se lesto e risonho, e como quem nenhum reparo fizera no
tom cerimonioso com que Malvina o tratava. - Que me queres?...
- Quero dizer-lhe, - exclamou a moça em tom severo, e fazendo
vãos esforços para dar ao seu lindo e mavioso semblante um ar feroz,
- quero dizer-lhe que o senhor me insulta e me atraiçoa em sua casa,
da maneira a mais indigna e desleal...
- Santo Deus!... que estás aí a dizer, minha querida?...
explica-te melhor, que não compreendo nem uma palavra do que dizes...
- Debalde, que o senhor se finge surpreendido; bem sabe a
causa do meu desgosto. Eu já devia ter pressentido esse seu
vergonhoso procedimento; há muito que o senhor não é o mesmo para
comigo, e me trata com tal frieza e indiferença...
- Oh! meu coração, pois querias que durasse eternamente a
lua de mel?... isso seria horrivelmente monótono e prosaico.
- Ainda escarneces, infame! - bradou a moça, e desta vez as
faces se lhe afoguearam de extraordinário rubor, e fuzilaram-lhe nos
olhos lampejos de cólera terrível.
- Oh! não te exasperes assim, Malvina; estou gracejando - disse
Leôncio procurando tomar-lhe a mão.
- Boa ocasião para gracejos!... deixe-me, senhor!... que infâmia!...
que vergonha para nós ambos!...
- Mas enfim não te explicarás?
- Não tenho que explicar; o senhor bem me entende. Só tenho
que exigir...
- Pois exige, Malvina.
- Dê um destino qualquer a essa escrava, a cujos pés o senhor
costuma vilmente prostrar-se: liberte-a, venda-a, faça o que quiser. Ou
eu ou ela havemos de abandonar para sempre esta casa; e isto hoje
mesmo. Escolha entre nos.
- Hoje?!
- E já!
- És muito exigente e injusta para comigo, Malvina, - disse Leôncio
depois de um momento de pasmo e hesitação. - Bem sabes que
é meu desejo libertar Isaura; mas acaso depende isso de mim somente?
é a meu pai que compete fazer o que de mim exiges.
- Que miserável desculpa, senhor! seu pai já lhe entregou
escravos e fazenda, e dará por bem feito tudo quanto o senhor fizer. Mas
se acaso o senhor a prefere a mim...
- Malvina!... não digas tal blasfêmia!...

 Blasfêmia!... quem sabe!... mas enfim dê um destino qualquer a
essa rapariga, se não quer expelir-me para sempre de sua casa. Quanto
a mim, não a quero mais nem um momento em meu serviço; é bonita
demais para mucama.
- O que lhe dizia eu, senhor Leôncio? acudiu Henrique, que já
cansado e envergonhado do papel de mudo guarda-costas, entendeu
que devia intervir também na querela. - Está vendo?.. eis aí o fruto
que se colhe desses belos trastes de luxo, que quer por força ter em seu
salão...
- Esses trastes não seriam tão perigosos, se não existissem vis
mexeriqueiros, que não hesitam em perturbar o sossego da casa dos
outros para conseguir seus fins perversos...
- Alto lá, senhor!... para impedir que o senhor não transportasse
o seu traste de luxo do salão para a alcova, percebe?... o escândalo
cedo ou tarde seria notório, e nenhum dever tenho eu de ver de braços
cruzados minha irmã indignamente ultrajada.
- Senhor Henrique! bradou Leôncio avançando para ele, hirto de
cólera e com gesto ameaçador.
- Basta, senhores - gritou Malvina interpondo-se aos dois
mancebos. - Toda a disputa por tal motivo é inútil e vergonhosa
para nós todos. Eu já disse a Leôncio o que tinha de dizer; ele que se
decida; faça o que entender. Se quiser ser homem de brio e pundonor,
ainda é tempo. Se não, deixe-me, que eu o entregarei ao desprezo que
merece.
- Oh! Malvina! estou pronto a fazer todo o possível para te
tranquilizar e contentar: mas deves saber que não posso satisfazer o teu
desejo sem primeiro entender-me com meu pai, que está na corte. É
preciso mais que saibas, que meu pai nenhuma vontade tem de libertar
Isaura, tanto assim, que para se ver livre das importunações do pai dela,
que também quer a todo custo libertá-la, exigiu uma soma por tal forma
exorbitante, que é quase impossível o pobre homem arranjá-la.
- O de casa!... dá licença? - bradou neste momento com voz
forte e sonora uma pessoa, que vinha subindo a escada do alpendre.
- Quem quer que é, pode entrar, - gritou Leôncio dando graças
ao céu, que tão a propósito mandava-lhe uma visita para interromper
aquela importuna e detestável questão e livrá-lo dos apuros em que se
via entalado.
Entretanto, como se verá, não tinha muito de que congratular-se.
O visitante era Miguel, o antigo feitor da fazenda, o pai de Isaura, que
havia sido outrora grosseiramente despedido pelo pai de Leôncio.
Este, que ainda o não conhecia, recebeu-o com afabilidade.
- Queira sentar-se, - disse-lhe, - e dizer-nos o motivo por que
nos faz a honra de procurar,
- Obrigado! - disse o recém-chegado, depois de cumprimentar
respeitosamente Henrique e Malvina. - V. S.a sem dúvida é o senhor
Leôncio?...
- Para o servir.
- Muito bem!... é com V. S.ª que tenho de tratar na falta do
senhor seu pai. O meu negócio é simples, e julgo que o posso declarar
em presença aqui do senhor e da senhora, que me parecem ser pessoas
de casa.
- Sem dúvida! entre nós não há segredo, nem reservas.
- Eis aqui ao que vim, senhor meu, - disse Miguel, tirando da
algibeira de seu largo sobretudo uma carteira, que apresentou a
Leôncio; - faça o favor de abrir esta carteira; aqui encontrará V. S.ª a
quantia exigida pelo senhor seu pai, para a liberdade de uma escrava
desta casa por nome Isaura.
Leôncio enfiou, e tomando maquinalmente a carteira, ficou alguns
instantes com os olhos pregados no teto.
- Pelo que vejo, - disse por fim, - o senhor deve ser o pai...
aquele que dizem ser o pai da dita escrava. - é o senhor. - não me
lembra o nome..
- Miguel, um criado de V. S.a
- É verdade; o senhor Miguel. Folgo muito que tenha arranjado
meios de libertar a menina; ela bem merece esse sacrifício.
Enquanto Leôncio abre a carteira, e conta e reconta mui
pausadamente nota por nota o dinheiro, mais para ganhar tempo a
refletir sobre o que deveria fazer naquelas conjunturas, do que para
verificar se estava exata a soma, aproveitemo-nos do ensejo para contemplar a
figura do bom e honrado português, pai da nossa heroína, de quem ainda
não nos ocupamos senão de passagem.
Era um homem de mais de cinquenta anos; em sua fisionomia
nobre e alerta transpirava a franqueza, a bonomia, e a lealdade.
Trajava pobremente, mas com muito alinho e limpeza, e por suas
maneiras e conversação, conhecia-se que aquele homem não viera ao
Brasil, como quase todos os seus patrícios, dominado pela ganância de
riquezas. Tinha o trato e a linguagem de um homem polido, e de
acurada educação. De feito Miguel era filho de uma nobre e honrada
família de miguelistas, que havia emigrado para o Brasil. Seus
pais, vítimas de perseguições políticas, morreram sem ter nada que legar
ao filho, que deixaram na idade de dezoito a vinte anos. Sozinho, sem
meios e sem proteção, viu-se forçado a viver do trabalho de seus
braços, metendo-se a jardineiro e horticultor, mister este, que
como filho de lavrador, robusto, ativo e inteligente, desempenhava
com suma perícia e perfeição.
O pai de Leôncio, tendo tido ocasião de conhecê-lo, e apreciando
o seu merecimento, o engajou para feitor de sua fazenda com vantajosas
condições. Ali serviu muitos anos sempre mui respeitado e querido
de todos, até que aconteceu-lhe a fatal, mas muito desculpável fraqueza,
que sabemos, e em consequência da qual foi grosseiramente despedido
por seu patrão. Miguel concebeu amargo ressentimento e mágoa
profunda, não tanto por si, como por amor das duas infelizes criaturas,
que não podia proteger contra a sanha de um senhor perverso e brutal.

Nenhum comentário: