Total de visualizações de página

sábado, 1 de fevereiro de 2014

A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães [parte 3]

- Ah! senhor Henrique! retorquiu a menina com enfado; - o
senhor não se peja de dirigir esses galanteios a uma escrava de sua
irmã? isso não lhe fica bem; há por aí tanta moça bonita, a quem o
senhor pode fazer a corte...
- Não; ainda não vi nenhuma que te iguale, Isaura, eu te juro.
Olha, Isaura; ninguém mais do que eu está nas circunstâncias de
conseguir a tua liberdade; sou capaz de obrigar Leôncio a te libertar,
porque, se me não engano, já lhe adivinhei os planos e as intenções, e
protesto-te que hei de burlá-los todos; é uma infâmia em que não posso
consentir. Além da liberdade terás tudo o que desejares, sedas, joias,
carros, escravos para te servirem, e acharás em mim um amante
extremoso, que sempre te há de querer, e nunca te trocará por quanta
moça há por esse mundo, por bonita e rica que seja, porque tu só
vales mais que todas elas juntas.
- Meu Deus! - exclamou Isaura com um ligeiro tom de mofa; -
tanta grandeza me aterra; isso faria virar-me o juízo. Nada, meu senhor;
guarde suas grandezas para quem melhor as merecer; eu por ora estou
contente com a minha sorte.
- Isaura!... para que tanta crueldade!... escuta, - disse o moço
lançando o braço ao pescoço de Isaura.
- Senhor Henrique! - gritou ela esquivando-se ao abraço, -
por quem é, deixe-me em paz!

- Por piedade, Isaura! - insistiu o rapaz continuando a querer
abraçá-la; - oh!... não fales tão alto!... um beijo... um beijo só, e já te
deixo...
- Se o senhor continua, eu grito mais alto. Não posso aqui
trabalhar
um momento, que não me venham perturbar com declarações que
não devo escutar...
- Oh! como está altaneira! - exclamou Henrique, já um tanto
agastado com tanta resistência. - Não lhe falta nada!... tem até os ares
desdenhosos de uma grande senhora!... não te arrufes assim, minha
princesa...
- Arre lá, senhor! - bradou a escrava já no auge da impaciência.
- Já não bastava o senhor Leôncio!... agora vem o senhor também...
- Como?... que estás dizendo?... também Leôncio?... oh!... oh!
bem o coração me estava adivinhando!... que infâmia!... mas decerto tu
o escutas com menos impaciência, não é assim?
- Tanto como escuto ao senhor.
- Não duvido Isaura; a lealdade, que deves a tua senhora, que
tanto te estima, não te permite que dês ouvidos àquele perverso. Mas
comigo o caso é diferente; que motivo há para seres cruel assim?
- Eu cruel para com meus senhores!!! Ora, senhor, pelo amor de
Deus!... Não esteja assim a escarnecer de uma pobre cativa.
- Não! não escarneço... Isaura!... escuta, - exclamava Henrique
forcejando para abraçá-la e furtar-lhe um beijo.
- Bravo!... Bravíssimo! - retumbou pelo salão uma voz
acompanhada
de sardônica e estrepitosa gargalhada.
Henrique voltou-se sobressaltado. Toda a sua amorosa exaltação
tinha -lhe gelado de súbito no âmago do coração.
Leôncio estava em pé no meio da porta, de braços cruzados e
olhando para ele com sorriso do mais insultante escárnio.
- Bravo! muito bem, senhor meu cunhado! - continuou Leôncio
no mesmo tom de mofa. - Está pondo em prática belissimamente as
suas lições de moral!... requestando-me as escravas!... está galante!...
sabe respeitar divinamente a casa de sua irmã!...
- Ah! maldito importuno! murmurou Henrique, trincando os
dentes de cólera, e seu primeiro impulso foi investir de punho fechado, e
responder com cachações aos insolentes sarcasmos do cunhado.
Refletindo porém um momento, sentiu que lhe seria mais vantajoso
empregar contra o seu agressor a mesma arma de que se servira contra
ele, o sarcasmo, que as circunstâncias lhe permitiam vibrar de modo vitorioso
e decisivo. Acalmou-se, pois, e com sorriso de soberano desdém:
- Ah! perdão, meu cunhado! - disse ele não sabia que a
peregrina joia do seu salão lhe merecesse tanto cuidado, que o levasse
a ponto de andá-la espionando; creio que tem mais zelo por ela do que
mesmo pelo respeito que se deve à sua casa e à sua mulher. Pobre de
minha irmã!... é bem simples, e admira que, há mais tempo, não tenha
conhecido o belo marido que possui!...
- O que estás dizendo, rapaz? - bradou Leôncio com gesto
ameaçador; - repete; que estás dizendo?
- O mesmo que o senhor acaba de ouvir, - redarguiu Henrique
com firmeza, - e fique certo que o seu indigno procedimento não há
de ficar por muito tempo oculto à minha irmã.
- Qual procedimento!? tu deliras, Henrique?...
- Faça-se de esquerdo!... pensa que não sei tudo?... enfim.
adeus, senhor Leôncio: eu me retiro, porque seria altamente
inconveniente, indigno e ridículo da minha parte estar a disputar com
o senhor por amor de uma escrava.
- Espera, Henrique... escuta...
- Não, não; não tenho negócio nenhum com o senhor. Adeus! -
disse e retirou-se precipitadamente.
Leôncio sentiu-se esmagado, e arrependeu-se mil e uma vezes de
ter provocado tão imprudentemente aquele leviano e estouvado rapaz.
Ignorava que seu cunhado estivesse ao fato da paixão que sentia por
Isaura, e dos esforços que empregava para vencer-lhe a isenção e lograr
seus favores. verdade que lhe havia falado sem muito rebuço a esse
respeito; mas algumas palavras ditas entre rapazes, em tom de mera
chocarrice, não constituíam base suficiente para que sobre ela Henrique
pudesse articular uma acusação contra ele em face de sua mulher.
Decerto a rapariga lhe havia revelado alguma coisa, e isto o fazia espumar
de despeito e raiva contra um e outra. Bem pouco lhe importava a
perturbação da paz doméstica, o que o enfurecia era o perigo em que
se colocara de ver desconcertados os seus perversos desígnios sobre a
gentil escrava.
- Maldição! - rugia ele lá consigo. - Aquele maluco é bem capaz
de desconcertar todos os meus planos. Se sabe alguma coisa, como
parece, não porá dúvida em levar tudo aos ouvidos de Malvina...
Leôncio ficou por alguns momentos em pé, imóvel, sombrio,
carrancudo, com o espírito entregue à cruel inquietação que o fustigava.
Depois, pairando as vistas em derredor, deu com os olhos em Isaura, a
qual, desde que Leôncio se apresentara, corrida, trêmula e anelante,
fora sumir-se em um canto da sala; dali presenciara em silenciosa
ansiedade a altercação dos dois moços, como corça mal ferida escutando o
rugir de dois tigres, que disputaram entre si o direito de devorá-la. Por
seu lado também se arrependia do intimo d'alma, e raivava contra si
mesma pela indiscreta e louca revelação, que em um assomo de
impaciência deixara escapar dos seus lábios. Sua imprudência ia ser
causa da mais deplorável discórdia no seio daquela família, discórdia,
de que por fim de contas ela viria a ser a principal vítima. A desavença
entre os dois mancebos era como o choque de duas nuvens, que se
encontram e continuam a pairar tranquilamente no céu; mas o raio desprendido de
seu seio teria de vir certeiro sobre a fronte da infeliz cativa.

Capítulo 4
- Ah! estás ainda ai?... fizeste bem, - disse Leôncio mal avistou
Isaura, que trêmula e confusa não ousara sair do cantinho, a que se
abrigara, e onde fazia mil votos ao céu para que seu senhor não a visse,
nem se lembrasse dela naquele momento. - Isaura, continuou ele,
- pelo que vejo, andas bem adiantada em amores!... estavas a ouvir
finezas daquele rapazola...
- Tanto como ouço as suas, meu senhor, por não ter outro
remédio.
Uma escrava, que ousasse olhar com amor para seus senhores, merecia
ser severamente castigada.
- Mas tu disseste alguma coisa àquele estouvado, Isaura?...
- Eu?! - respondeu a escrava perturbando-se; - eu, nada que
possa ofender nem ao senhor nem a ele...
- Pesa bem as tuas palavras, Isaura; olha, não procures
enganar-me. Nada lhe disseste a meu respeito?
- Nada.
- Juras?
- Juro, - balbuciou Isaura.
- Ah! Isaura, Isaura!... tem cuidado. Se até aqui tenho sofrido
com paciência as tuas repulsas e desdéns, não estou disposto a suportar
que em minha casa, e quase em minha presença, estejas a escutar
galanteios de quem quer que seja, e muito menos revelar o que aqui se
passa. Se não queres o meu amor, evita ao menos de incorrer no meu
ódio.
- Perdão, senhor, que culpa tenho eu de andarem a perseguir-me?
- Tens alguma razão; estou vendo que me verei forçado a
desterrar-te desta casa, e a esconder-te em algum canto, onde não sejas
tão vista e cobiçada...
- Para quê, senhor...
- Basta; não te posso ouvir agora, Isaura. Não convém que nos
encontrem aqui conversando a sós. Em outra ocasião te escutarei. -
preciso estorvar que aquele estonteado vã intrigar-me com Malvina -
murmurava Leôncio retirando-se. - Ah! cão! maldita a hora em que te
trouxe à minha casa!
- Permita Deus que tal ocasião nunca chegue! - exclamou
tristemente dentro da alma a rapariga, vendo seu senhor retirar-se.
Ela via com angústia e mortal desassossego as continuas e cada vez mais
encarniçadas solicitações de Leôncio, e não atinava com um meio de
opor-lhes um paradeiro. Resolvida a resistir até à morte, lembrava-se da
sorte de sua infeliz mãe, cuja triste história bem conhecia, pois a tinha
ouvido, segredada a medo e misteriosamente, da boca de alguns velhos
escravos da casa, e o futuro se lhe antolhava carregado das mais negras
e sinistras cores. Revelar tudo a Malvina era o único meio, que se lhe
apresentava ao espírito, para pôr termo às ousadias do seu marido, e
atalhar futuras desgraças. Mas Isaura amava muito sua jovem senhora para
ousar dar semelhante passo, que iria derramar-lhe no seio um pego de desgostos
e amarguras, quebrando-lhe para sempre a risonha e doce ilusão em
que vivia.
Preferia antes morrer como sua mãe, vitima das mais cruéis
sevícias, do que ir por suas mãos lançar uma nuvem sinistra no céu até ali
tão sereno e bonançoso de sua querida senhora.
O pai de Isaura, o único ente no mundo, que à exceção de Malvina
se interessava por ela, pobre e simples jornaleiro, não se achava
em estado de poder protegê-la contra as perseguições e violências de
que se achava ameaçada. Em tão cruel situação Isaura não sabia senão
chorar em segredo a sua desventura, e implorar ao céu, do qual somente
podia esperar remédio a seus males.

Bem se compreende pois agora aquele acento tão dorido, tão
repassado de angústia, com que cantava a sua canção favorita. Malvina
enganava-se atribuindo sua tristeza a alguma paixão amorosa. Isaura
conservava ainda o coração no mais puro estado de isenção. Com
quanto mais dó não a teria lastimado sua boa e sensível senhora, se
pudesse adivinhar a verdadeira causa dos pesares que o ralavam.

Capítulo 5
Isaura despertando de suas pungentes e amargas preocupações.
tomou seu balainho de costura e ia deixar o salão, resolvida a sumir-se
no mais escondido recanto da casa, ou amoitar-se em algum
esconderijo do pomar. Esperava assim esquivar-se à repetição de cenas
indecentes e vergonhosas, como essas por que acabava de passar.
Apenas dera os primeiros passos foi detida por uma extravagante e grotesca
figura, que penetrando no salão veio postar-se diante de seus olhos.
Era um monstrengo afetando formas humanas, um homúnculo em
tudo mal construído, de cabeça enorme, tronco raquítico, pernas curtas
e arqueadas para fora, cabeludo como um urso, e feio como um mono.
Era como um desses truões disformes, que formavam parte indispensável
do séquito de um grande rei da Média Idade, para divertimento
dele e de seus cortesões. A natureza esquecera de lhe formar o
pescoço, e a cabeça disforme nascia-lhe de dentro de uma formidável
corcova, que a resguardava quase como um capuz. Bem reparado
todavia, o rosto não era muito irregular, nem repugnante, e exprimia muita
cordura, submissão e bonomia.
Isaura teria soltado um grito de pavor, se há muito não estivesse
familiarizada com aquela estranha figura, pois era ele, sem mais nem
menos, o senhor Belchior, fiel e excelente ilhéu, que há muitos anos
exercia naquela fazenda mui digna e conscienciosamente, apesar de sua
deformidade e idiotismo, o cargo de jardineiro. Parece que as flores,
que são o símbolo natural de tudo quanto é belo, puro e delicado,
deviam ter um cultor menos disforme e repulsivo. Mas quis a sorte ou o
capricho do dono da casa estabelecer aquele contraste, talvez para fazer
sobressair a beleza de umas à custa da fealdade do outro.
Belchior tinha em uma das mãos o vasto chapéu de palha, que
arrastava pelo chão, e com a outra empunhava. não um ramalhete, mas
um enorme feixe de flores de todas as qualidades, à sombra das quais
procurava eclipsar sua desgraciosa e extravagante figura. Parecia um
desses vasos de louça, de formas fantásticas e grotescas, que se enchem
de flores para enfeitar bufetes e aparadores.
- Valha-me Deus! - pensou Isaura ao dar com os olhos no
jardineiro.
- Que sorte é a minha! ainda mais este!... este ao menos é de
todos o mais suportável: os outros me amofinam, e atormentam: este as
vezes me faz rir.
- Muito bem aparecido, senhor Belchior! então, o que deseja?
- Senhora Isaura, eu... eu... vinha..., - resmungou embaraçado
o jardineiro.
- Senhora!... eu senhora!... também o senhor pretende caçoar
comigo, senhor Belchior?...
Eu caçoar com a senhora!... não sou capaz... minha língua seja
comida de bichos, se eu faltar com o respeito devido à senhora... Vinha
trazer-lhe estas flores, se bem que a senhora mesma é uma flores...
- Arre lá, senhor Belchior!... sempre a dar-me de senhora!... se
continua por essa forma, ficamos mal, e não aceito as suas flores... Eu
sou Isaura, escrava da senhora D. Malvina; ouviu, senhor Belchior!
- Embora lá isso; e soverana cá deste coração, e eu, menina,
dou-me por feliz se puder beijar-te os pés. Olha, Isaura...
- Ainda bem! Agora sim; trate-me desse modo.
- Olha, Isaura, eu sou um pobre jardineiro, lá isso é verdade; mas
sei trabalhar, e não hás de achar vazio o meu mealheiro, onde já tenho
mais de meio mil cruzados. Se me quiseres, como eu te quero,
arranjo-te a liberdade, e caso-me contigo, que também não és para andar
aí assim como escrava de ninguém.
- Muito obrigada pelos seus bons desejos; mas perde seu tempo,
senhor Belchior. Meus senhores não me libertam por dinheiro nenhum.
- Ah! deveras!... que malvados!... ter assim no cativeiro a rainha
da formosura!... mas não importa, Isaura; terei mais gosto em ser
escravo de uma escrava como tu, do que em ser senhor dos senhores de
cem mil cativos. Isaura!... não fazes ideia de como te quero. Quando
vou molhar as minhas flores, estou a lembrar-me de ti com uma
saudade!...
Deveras! ora viu-se que amor!...
- Isaura! - continuou Belchior, curvando os joelhos, - tem piedade
deste teu infeliz cativo...
- Levante-se, levante-se, - interrompeu Isaura com impaciência.
- Seria bonito que meus senhores viessem aqui encontrá-lo fazendo
esses papéis!... que estou-lhe dizendo?... hei-os aí!... ah! senhor Belchior!
De feito, de um lado Leôncio, e de outro Henrique e Malvina, os
estavam observando.
Henrique, tendo-se retirado do salão, despeitado e furioso contra
seu cunhado, assomado e leviano como era, foi encontrar a irmã na
sala de jantar, onde se achava preparando o café e ali em presença dela
não hesitou em desabafar sua cólera, soltando palavras imprudentes,
que lançaram no espírito da moça o germe da desconfiança e da
inquietação.

Nenhum comentário: