Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Minha infância - Aluna: Rayane Ferreira Santos

Essa história se passou numa noite quando minha avó sentou-se e começou a relatar
suas lembranças, contando assim:
Cheguei a Rosário em 1972, aos 12 anos de idade, e fui morar na Rua Eurico Macedo,
com minha mãe, irmãos e avós.
A rua era bem calma, tinha poucas casas e não era asfaltada, somente a piçarra com
sua vermelhidão. Bem diferente da pequena cidade vizinha onde tínhamos morado anteriormente.
Rosário não era muito povoada, mas bem organizada. Naquela época não existiam
hospitais, bancos, supermercados, e tinha poucas escolas.
A escola onde eu estudava era muito simples, mas divertida, porque eu tinha muitos
amigos. Quando entardecia nos sentávamos ao redor de uma fogueira esperando a noite
chegar para nos alegrar com o brilho das estrelas no céu.
A chegada da primeira televisão à nossa cidade foi uma grande novidade e foi instalada
na Praça Matriz. Todas as noites íamos para lá assistir às novelas. Quem não queria ir ficava
em casa. A eletricidade já havia chegado, mas eram poucos que a usufruíam. Em minha
casa usávamos lamparinas.
Era muito difícil sair da cidade porque tinha que comprar passagem três dias antes da
viagem.
Para comprar comida, objetos e roupas, tínhamos que ficar na fila, esperando o caminhão
de mercadorias chegar.

O dinheiro usado era o cruzeiro. Móveis, só encomendados. Para você poder ir a São
Simão tinha que andar pela estrada a pé até chegar ao rio Itapicuru, dali embarcávamos na
canoa, pois para irmos para o outro lado o único meio de transporte era a canoa. Meus
amigos e eu brincávamos de caça ao tesouro e íamos em busca das riquezas que tinha em
nossa pacata cidade: o forte e a linha do trem.
Assim, minha avó termina a sua história, lembrando com carinho daqueles tempos. E eu
fiquei maravilhada com tudo aquilo e disse: “Que bom seria se hoje fosse tão legal quanto
os tempos da minha avozinha”.

(Texto baseado na entrevista feita com a sra. Maria da Luz Coelho Ferreira, 50 anos.)
Professora: Maria do Rosário Araújo Almeida
Escola: Unidade Integrada Maria José Macau • Cidade: Rosário – MA

Nenhum comentário: