Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Acorda, vem ver! - Aluno: Wanderley Williams Santos Silva

Há alguns dias, durante a madrugada, ouvi um enorme barulho na porta de casa. Eu pensei
que havia alguém brigando, corri e chamei meu pai. Imaginei que ele iria chamar a polícia, mas
foi até a cozinha e pegou um litro de refrigerante, uma pequena quantia em dinheiro e abriu a
porta. Fiquei muito assustado, mas pude observar que meu pai tinha entregado o dinheiro e a
bebida a um dos homens que estavam em minha porta e todos saíram felizes de casa em casa.
Eu perguntei o por quê, e ele me respondeu com um belo sorriso que era só uma brincadeira.
Depois de alguns dias vi o homem a quem meu pai havia dado o dinheiro e perguntei-
lhe por que nos acordou com aquele tipo de brincadeira em plena madrugada, e ele
decidiu me contar:
Tudo começou há quarenta e cinco anos, com o nascimento do meu irmão Nias. Meu
pai, muito feliz com a chegada de mais um filho, decidiu comemorar: reuniu alguns amigos,
os quais trouxeram zabumba, sanfona e triângulo e saíram todos de porta em porta acordando
os demais com uma enorme cantoria, acompanhada de instrumentos musicais e
muitos fogos. Afinal, não estava comemorando somente o primeiro dia de vida do meu irmão,
iniciava-se também o mês de comemoração dos santos juninos. Muito alegre e acompanhado
pelos companheiros, meu pai cantava:
Acorda, vem ver
vem ver recordação.
Acorda o povo todo,
hoje é primeiro de São João.
O primeiro de São João,
é dia de alegria,
brincam homem e mulher
até amanhecer o dia.

terem
sido acordados, mas tudo era explicado com uma enorme cantoria.
Meus amigos, me desculpem
por ter vindo lhes acordar.
Hoje é primeiro de São João,
vamos juntos comemorar.
Depois de muita explicação cantada, alguns deram dinheiro para comprar bebidas e
outras coisas para a comemoração e a maioria juntava-se ao grupo, que saía cantando.
Tudo terminou com um belo café da manhã preparado com o que fora arrecadado durante
o cortejo. Após o café, aos poucos, todos iam embora, mas ficou a promessa que tudo
iria se repetir no ano seguinte. E assim foi feito.
Todos os anos, após a meia-noite, iniciava-se a brincadeira, a qual passou a fazer parte
dos festejos juninos de nossa cidade e ficou conhecida por todos como “Acorda, vem ver!”.
Depois de alguns anos, meu pai faleceu. A pedido dele e da comunidade continuei com
aquela tradição, a qual é sempre esperada por todos na cidade.
(Texto baseado na entrevista feita com o sr. José Paulo dos Santos, 39 anos.)

Professora: Arlene Ercília de Jesus Invenção
Escola: E. M. José Joaquim Pacheco • Cidade: Malhador – SE

Nenhum comentário: