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sábado, 30 de junho de 2012

PROJETO DE LEITURA


Professoras:  Rosilda da Silva
                        Jaqueline Pereira Arins

1. Título:  Ler pode ser divertido


2. Justificativa: Por meio da observação direta, das teorias abordadas, das políticas públicas acerca da leitura e da falta dela por parte dos alunos, que dispõe de material adequado, tempo propício, local específico e ainda assim não leem, pensou-se em lançar mão do tema para promover o interesse por esse hábito.
            Para tanto, objetivamos desenvolver um projeto de leitura diferenciada. Um Jornal Mural, com o intuito de envolver o aluno de maneira prazerosa em uma viagem pelo mundo da leitura e da escrita, utilizando-se de um canal de comunicação que traga notícias e informações relacionadas ao dia-a-dia dos estudantes, obedecendo a um planejamento estratégico e com linha editorial predefinida.
            Nesta viagem o professor assumirá o papel de mediador, oportunizando uma abordagem de ensino mais reflexiva; com a desconstrução do atual modo de pensar e fazer a leitura na escola.
            O presente trabalho tem então, por finalidade, despertar o interesse dos alunos pela leitura, por meio da escrita por eles mesmos realizadas, bem como a formação do hábito de ler e escrever entre os estudantes.
            Logo, essa atividade, trazida para a sala de aula e desenvolvida de forma estratégica pelos professores, poderá derrubar algumas barreiras e promover a aproximação entre os alunos e o texto escrito, tarefa na qual muitas vezes a escola tem falhado.


3. PROBLEMATIZAÇÃO

Partimos do pressuposto de que textos mais interessantes, sugeridos pelos alunos, de qualidade aprovada pelos professores e realizados/direcionados em sala, e trabalhados de forma estratégica pelo professor, poderão derrubar as barreiras entre os alunos e o texto, além de promover a sua aproximação do hábito da leitura e da escrita.
Dessa forma, surgem os questionamentos: qual o alcance que os textos   sugeridos   e desenvolvidos   pelos   alunos   têm   em   relação   ao   incentivo   à   leitura   e   para   a formação do hábito de   ler   e   escrever   entre   os   estudantes   do   Ensino   Fundamental?   É válido manter um jornal-mural em tempos de comunicação virtual?



4. OBJETIVOS

4.1. OBJETIVO ESPECÍFICO

·     Desenvolver o interesse e o gosto dos alunos pela leitura e escrita bem como promover a formação do hábito de ler entre os estudantes;

4.2. OBJETIVOS GERAIS
·     Incentivar entre os alunos o hábito da leitura;
·     Contribuir para a formação de futuros leitores;
·     Obter conhecimento e prazer através de novas e diferenciadas leituras;
·     Estimular o desenvolvimento da criatividade e o senso crítico através da leitura e da produção textual;
·     Atribuir sentido ao que está escrito, buscando significados que extrapolem o próprio texto lido;
·     Incluir atividades da vida social envolvendo mais de um participante e seus diferentes saberes que serão mobilizados em função dos objetivos comuns;
·     Oportunizar o relacionamento com o outro através do trabalho em equipe;
·     Levar o aluno a saber ponderar, ceder e aproveitar o conhecimento do outro respeitando a diferença de ideias e limitações dos companheiros.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A leitura é uma atividade essencial em qualquer área do conhecimento humano. Não é somente “requisito fundamental para a competitividade no mundo do trabalho; é também essencial para o desfrute de graus mais complexos de cidadania” (LAJOLO, 2002).
Se o ato de ler carrega tal importância, então, ao se negar o seu acesso aos indivíduos de uma sociedade, não se estará prejudicando somente seu desenvolvimento cognitivo, mas, principalmente, sua participação na prática social.
            Acessível a todos, o Jornal  Mural possui papel relevante para aqueles que não podem acessar os terminais eletrônicos. Sem contar que, entre suas vantagens, está a possibilidade de cobertura imediata dos acontecimentos, inserindo na comunidade escolar a necessidade de se criar ferramentas para o trabalho com a leitura e a escrita sob a ótica construtivista que privilegia a interdisciplinaridade e a formação do sujeito cidadão autônomo (ROCO, 2010).
            E em se tratando de escrita, uma teoria recente encontrada no Caderno de Teoria e Prática de Língua Portuguesa Linguagem e Cultura TP1 – GestarII – afirma que o ensino-aprendizagem de qualquer língua deve dar-se com o uso de textos, porque é por meio deles que pensamos e interagimos, bem como, o texto deve ser o centro de todas as atividades que envolvem o ouvir , o falar, o ler e o escrever.
            Essas são habilidades que devem ser desenvolvidas na escola para que os alunos se apropriem do dialeto padrão por ser o mais adequado a certas situações de comunicação e tem prestígio social, como no caso de divulgação no Jornal Mural.


6. ESTRATÉGIAS

Todo projeto, para ser bem sucedido, precisa de uma estratégia bem planejada, por isso alguns parâmetros precisam ser estabelecidos, tais como:    a escolha do local, com pontos de fixação em lugares de boa acessibilidade e bom fluxo de pessoas, com  iluminação adequada e ambiente de entorno agradável para estimular a parada e a leitura. Os locais pré-definidos para a exposição dos quatro jornais murais são: parede externa da biblioteca, parede externa do auditório, parede lateral externa da quadra em dois extremos, próximo à escada e cantina. O tamanho deverá ser de 2 metros e meio por 1,70 cm.  O conteúdo deverá estar separado por seções de acordo com o tema dos textos, artigo de opinião, editorial, classificados, esportes,  anexos, (poemas,  receitas, sugestões de livros, palavras cruzadas, agenda de eventos, ou outros assuntos), reportagens, notícias, charges, crônicas. O layout será flexível semanalmente, mudando conforme o recebimento de matérias. O processo de gestão acontecerá da seguinte forma: cada sala deverá ter uma equipe de no máximo 4 alunos que ficará responsável por uma seção do jornal, fazendo rodízio semanal entre as salas de mesma série.
            Quanto à periodicidade, o jornal mural terá frequência e atualização semanal, podendo, entretanto, sofrer alteração diária em um espaço identificado, para eventuais notícias urgentes e importantes.
            Quanto à fixação de materiais, deverá seguir a lógica da leitura, da esquerda para a direita com os assuntos mais importantes pela ordem, iniciando pelo que diz respeito ao escolar, a comunidade em geral e finalizando com temas de entretenimento cultural e esportivo.
Tudo que se coletar para publicação deverá obrigatoriamente constar a autoria e/ou participação no rodapé da página, bem como as fontes se não for de autoria própria.
            Quanto ao nome para o jornal mural, deverá ser realizado um concurso entre os alunos para a escolha do mesmo desde que tenha identidade própria e facilidade de memorização.



7. CRONOGRAMA


2012
Descrição das etapas
Meses
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Formulação do projeto
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Orientações sobre o projeto e escolha do título

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Coleta de dados


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Redação, edição e publicação


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REFERÊNCIAS




BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: s.n., 1997.

FILIPOUSKI, Ana Maria Ribeiro. “Atividades com textos em sala de aula”. In:

ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985. p.107-131.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura de mundo. São Paulo: Ática, 1993.

______. Leitura e literatura na escola e na vida. Disponível em: <http://www.proler.bn.br>. Acesso em: 28 jul. 2002.

ROCO, Rodrigo. Jornal Mural. http://gecorp.blogspot.com.br



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