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domingo, 4 de julho de 2021

Roteiro de Estudos - Língua Portuguesa - 7ª Ano

ESCOLA MUNICIPAL CAIC PROFESSOR MARIANO COSTA 

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA - 7º ANO 

PROFESSORA: ROSILDA DA SILVA

NÚMERO DE AULAS: 10

Queridos estudantes,

Sejam bem-vindos (as) ao Roteiro de Estudos – 11

Continuaremos o Gênero Textual: Memórias Literárias, por meio dele analisaremos a mistura de percepções entre o tempo passado e o presente, discutiremos comportamentos, lugares, expressões de outros tempos em      situações e eventos aflorados por recordações e lembranças. Assim como também marcadores temporais e a caracterização construída pelo uso dos adjetivos e advérbios. Lembrem-se: realizem a leitura com atenção, copiem cuidadosamente o que for necessário e resolvam as atividades dedicando tempo, observando as recomendações e mantendo a organização de seu caderno.

1 – Leia com atenção o t e x t o q u e s e g u e

Brincando e Imaginando (João Vitor R. Lopes e Monique Cristine Rieck)

A nossa infância sempre foi rodeada por brincadeiras, construída de brinquedos e fortalecida pela imaginação. Nas brincadeiras de guerrinhas nunca morríamos e sempre vencíamos, sempre éramos os heróis e nunca os vilões.

Nos parquinhos das praças, íamos às balanças em busca da sensação de como seria voar, mesmo estando longe das nuvens e muito próximos do chão. O gira-gira se transformava em uma máquina de alegria, que fazia muitas gargalhadas soltas ao vento, enquanto a gangorra virava um cavalo imaginário, donde as risadas pareciam ir cavalgando junto. As tardes eram quase infinitas e a diversão parecia que nunca acabava, mas na hora de ir embora, dava um aperto no coração que nos fazia chorar. Quando nos reuníamos na rua com os amigos, as brincadeiras de sempre pareciam que cada vez nos animavam ainda mais. No pega-pega, dificilmente a gente se cansava, o esconde-esconde nos convidava a procurar e nunca desistíamos até que os outros encontrássemos, e no cobra- cega, mesmo com a vista vendada era possível alguém pegar, pois eram os olhos da imaginação fazendo com que enxergássemos.

Estas e muitas outras brincadeiras marcaram e adoçaram o auge de nossas infâncias, correr era como voar e brincar era a nossa vida. Este sonho que é a infância está em seu último capítulo, e por isso temos que aproveitar ainda mais cada milésimo de segundo que resta dele, porque cada momento é único e ser criança é uma vez na vida.

2 – Após a leitura atenta do texto Brincando e Imaginando, responda o que se pede:

A – Pense em todas as brincadeiras que fizeram parte de sua infância. Quais as mais emocionantes? Por quê?

B - Com quem você costumava brincar? Havia um (a) amigo (a) preferido (a) para as horas mais divertidas do seu dia? Quem era? Por que ele/ela era seu/sua amigo(a) preferido(a)?

C – Se você tiver a oportunidade de ensinar para seus futuros filhos alguma brincadeira que fez parte de sua infância, qual você ensinaria? Justifique sua resposta.

D – E, dentre as brincadeiras que você jamais ensinaria para seus filhos, qual seria? Tem algum motivo especial para isso?

E - Você tem lembranças de seus pais brincando com você? Em que momentos do dia eram essas brincadeiras? De que vocês brincavam?

F – Caso não tenha recordação de momentos de brincadeiras entre você e seus pais relate, porque vocês não brincavam juntos?

G – Como deveria ser, na sua opinião, o relacionamento ideal entre pais e filhos?




3) Leia com bastante atenção as respostas da atividade 2 e a partir delas, crie o seu texto de Memórias sobre as brincadeiras de sua infância. Seja bem criativo. Faça seu texto com no mínimo 20 linhas; releia; corrija o que for necessário; reescreva e não esqueça de escolher um título para ele.

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PARA SABER MAIS...

Pronomes pessoais - Indicam a pessoa gramatical que fala eu ou nós, para designar a quem se dirige - tu, vós, você, vocês, para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem se fala ele, ela, eles ou elas, substituindo assim um substantivo. 

Número

Pronomes Pessoais

Pronomes Possessivos


1ª - Eu

Meu, minha, meus, minhas

Singular

2ª - Tu

Teu, tua, teus, tuas


3ª - Ele, ela

Seu, sua, dele, dela

Plural

1ª - Nós

Nosso, nossa, nossos, nossas


2ª – Vós

Vosso, vossa, vossos,vossas


3ª – Eles, elas

Seus, suas, deles, delas

Pronomes possessivosConcordam em gênero e número com a coisa possuída, e em pessoa com o possuidor. Acompanham um substantivo para determinar seu sentido (meu, sua, minha, nosso etc). 

Exemplos: (eu) Quebrei meu relógio, (tu) Fizeste tua própria roupa?
(nós)  Compramos nosso apartamento.


3) Localize nas imagens exemplos de pronomes possessivos e pronomes pessoais.




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1 - O filme brasileiro intitulado Narradores de Javéfoi produzido em 2001 e dirigido por Eliane Caffé. Rodado no interior baiano, na cidade de Gameleiro da Lapa, o longa-metragem narra a história de um distante vilarejo chamado Javé que estava prestes a ser destruído por causa da construção de uma Usina Hidrelétrica. Seus habitantes, ao saberem da notícia, logo procuraram uma alternativa para que a pequena vila não fosse destruída.A solução encontrada pelos habitantes foi de escrever a história do vilarejo de Javé, que, por ter a maioria dos habitantes analfabeta, não possuía nenhum relato histórico documentado. Antônio Biá, por ser um dos poucos que sabiam ler, recebeu a missão de escrever o “livro Javérico”, que contaria toda a história do vilarejo baiano para que a região fosse considerada patrimônio histórico e cultural do país, impedindo assim o seu desaparecimento.

 Por mais que doa a partida, a lembrança fica e se esforçar para sorrir deve ser o seu canal para   conduzir este aperto que envolve o nosso coração nos momento da perda, e, por mais que a dor   seja ressignificada, não há como apagar pessoas da nossa história, elas continuarão sendo parte do 

que somos eternamente (muito embora ainda querendo que elas continuem sendo parte da gente).

Mas como amar também é deixar ir, as pessoas vão e deixam conosco os momentos vividos, as recordações das histórias, as trocas de carinhos, os ensinamentos, a companhia e as boas risadas dadas. Elas ficam como marcas em nossos corações.

Mesmo na adversidade, dor ou tristeza, tentar viver é a melhor maneira de transformar a vida numa grande festa. Então, vamos assistir o filme: Viva! A vida é uma festa. 

https://www.youtube.com/watch?v=Trm-CyihYs8

 

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