Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Roteiro de Estudos 12 - Língua Portuguesa - 6º Ano

ESCOLA MUNICIPAL CAIC PROFESSOR MARIANO COSTA

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO

PROFESSORA: ROSILDA DA SILVA

NÚMERO DE AULAS: 10


Queridos estudantes,

Sejam bem-vindos (as) ao Roteiro de Estudos 12

Iniciaremos o Gênero Textual: Entrevista e por meio dele identificaremos as marcas textuais, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; a temática retratada e a perspectiva de abordagem, as explicações dadas ou teses defendidas. Lembrem-se: realizem a leitura com atenção, copiem cuidadosamente o que for necessário e resolvam as atividades dedicando tempo, observando as recomendações e mantendo a organização de seu caderno. 

I - Leia com atenção a entrevista de Adriano Silva quando ainda era candidato a prefeito de Joinville e depois assista a entrevista de Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho ao Esporte Espetacular.

Entrevista 1

Em entrevista exclusiva para o Jornal A Notícia, Adriano Silva, falou sobre suas ideias e propostas como candidato a prefeito de Joinville.

1 - Como é esse diálogo com os demais partidos que o senhor está prevendo no segundo turno? Adriano - Estou aberto como eu quero estar aberto no governo depois para conversar sobre ideias e projetos. Tem muita que, de forma espontânea, está oferecendo ajuda, que quer apoiar sem troca de favor, e a gente pretende estar aberto para isso. Não posso ser uma ilha isolada. Nós temos que pensar no amanhã, na governabilidade, e é fundamental agora. O NOVO não faz coligação e não faz troca de favor de jeito nenhum. Então, as pessoas que estão querendo me apoiar são as pessoas que acreditaram no projeto, e sobre isso não vou ser contra jamais.

2 - No primeiro turno, o Novo ficou em terceiro lugar em duas zonas eleitorais, ao Sul (76ª) e na região de Pirabeiraba e dos bairros Jardim Paraíso, Jardim Sofia e parte do Aventureiro. O que fazer para melhorar o desempenho nessas regiões? Adriano - No primeiro turno, a gente tinha 13 segundos de televisão. Nós focamos em fazer uma campanha franciscana, e estar de 12 a 20 visitas por dia a pessoas. Então começamos por onde éramos conhecidos e fomos abrindo um círculo de conhecimento, e nos tornando conhecidos nas áreas. E isso reflete também aonde a gente conseguiu estes votos. Agora, com o tempo de televisão, a gente vai conseguir ser propositivo, mostrar as propostas, o projeto, então com certeza isso nos dará uma abrangência maior, para alcançarmos locais onde a gente não conseguiu alcançar. Muita gente chegou ao final do primeiro turno sem saber que o Adriano Silva existia. Muita gente veio falar "olha, não votei em você porque eu nem sabia que você existia". O meu Instagram saiu de 10 mil para 18 mil seguidores de ontem para hoje, de gente buscando, querendo conhecer, perguntando sobre o plano.

3 - Pela condição de ser o único candidato do Novo que alcançou o segundo turno, e com a votação expressiva dos candidatos a vereadores, com três eleitos para a Câmara, virão lideranças nacionais para o segundo turno? Adriano - Sem dúvida. O partido NOVO nacional está olhando e nos ajudando muito no sentido de estruturar nosso processo seletivo caso a gente venha a ganhar, no mesmo modelo que o Romeu Zema criou em Minas Gerais e que deu super certo. Afinal, a gente faz processo seletivo para montagem do time, e isso já estamos estudando para executar, porque o governo de transição é muito curto. Esse é um problema sério que a pandemia ocasionou para quem for ganhar porque é pouco tempo para a transição.

4 - A ideia de passar a gestão do Hospital São José para uma organização social, será "startada" já no início do seu eventual governo? Adriano - Sim, ela deve ser até porque tem que ter projeto de lei, então isso precisa passar pela Câmara de Vereadores. Não é um processo rápido, é de médio prazo. A gente estima de dois a três anos para uma implantação. Agora, implantando isso, conseguimos ganhar eficiência no hospital e, a longo prazo, os próximos prefeitos terão um custo muito menor do hospital para Joinville. Hoje, Joinville tem um orçamento extremamente engessado, pouco dinheiro para investimento em infraestrutura, e se outros prefeitos já tivessem feito isso, a prefeitura hoje estaria em uma condição muito melhor em termos de arrecadação e em verbas já alocadas. É um legado que a gente estaria deixando para as futuras gestões políticas de Joinville. Eu, sendo prefeito, verei a eficiência da gestão, as compras mais rápidas, a manutenção de equipamentos de forma imediata, o servidor dentro do hospital verá o ambiente de trabalho muito melhor, por ganhar em agilidade.


Entrevista 2

Esporte Espetacular entrevista Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho em 31/03/2017

https://www.youtube.com/watch?v=Zo0X8V3EkYM&t=11s


 


ATIVIDADE

II – Copie e responda as perguntas em seu caderno.
A – Você acredita que a entrevista seja uma boa forma de se conhecer um pouco mais sobre as pessoas? Justifique sua resposta.
B – Na sua opinião, para entrevistar outra pessoa, o entrevistador precisa ter alguma habilidade especial? Qual? Justifique sua resposta.
C – Você já assistiu ou leu alguma outra entrevista? Se sim, do que se tratava? 
D – Onde costumam aparecer com mais frequência as entrevistas? 


Gênero Entrevista 

Para que haja uma entrevista, é necessário antes a presença de um tema, uma vez que a finalidade desse gênero é a informação, é preciso também que haja entrevistador(es) e entrevistado(os). Como geralmente esses entrevistadores são de rede de televisão ou meios de comunicações muito acessíveis, antes tem que haver uma preparação em cima do tema, elaborações de perguntas e o entrevistador precisará se comportar de maneira formal, seja nas palavras ou no modo de se vestir e de se colocar, mas o entrevistado, nem sempre será formal, esse na maioria das vezes se utiliza do coloquialismo. Esse intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. 




1 – Quais as características da entrevista oral?

2 - Para que as entrevistas são utilizadas?

3 – Qual o papel do entrevistador e do entrevistado?

4 - Quantas pessoas no mínimo, podem ser envolvidas em uma entrevista?

5 – Você assistiu alguma entrevista recentemente? De que se tratava?

6 – Quais temas você trabalharia em uma entrevista com os funcionários responsáveis pela zeladoria da sua escola? Cite pelo menos 05 (cinco) temas.


 Elabore em seu caderno, durante as aulas de Língua Portuguesa, em parceria com mais dois amigos(as), 10 (dez) perguntas que considerem muito importantes sobre o tema escolhido para entrevistar algum dos funcionários da zeladoria.

Dica – Utilize períodos compostos na elaboração das perguntas e seja bastante criativo ao preparar os roteiro e divisão de trabalho.





Um comentário:

Anônimo disse...

que site legal, esta ajudando muito!!!