Música
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
Intertextualidade;
● Finalidade;
● Suporte.
●Versos e estrofes;
● Rimas, entonação, ritmo, etc.;
● Linguagem coloquial e construção
binária dos enunciados;
● Enunciados curtos, de fácil reconhecimento e memorização;
●Texto cantado, formado pela relação entre letra e música;
● Reflexão ao mesmo tempo musical e
poética de um fato da realidade;
● Veiculada pelo disco, rádio, televisão,
internet, shows ao vivo, etc.;
● Estilo - pertencente a esfera que
valoriza a criatividade e a originalidade,
explora os efeitos de sentido dos componentes linguísticos e melódico.
● Estilo musical determina vários elementos musicais como a melodia, a
forma e a instrumentação. O baião é interpretado com zabumba, sanfona e
triângulo; o choro com flauta, cavaquinho e violão;
● Além de determinar vários elementos da
melodia, o estilo musical sugere elementos da letra como o conteúdo e a escolha
lexical;
● No baião, o tema do sertanejo nordestino é muito presente; no samba dos
anos 30, o do malandro. Um samba-canção não faz uma crítica política; uma
marcha, sim.
● Vocabulário: uma valsa - canção
explora o poético; o samba de breque, o prosaico.Objetivos
● Identificar
as marcas do gênero: rima, ritmo, repetições de palavras, linguagem figurada,
musicalidade;
● Conhecer e sistematizar informações
sobre as características de uma música: versos, estrofes, ritmos, rima,
repetição;
● Conhecer as diferentes combinações de
rimas;
● Identificar e usar as figuras de linguagem;
● Investigar as relações entre som e
sentido na música;
● Trabalhar com música popular
brasileira;
● Perceber a importância do ritmo na
música;
● Escrever versos observando rima e ritmo;
● Ler, reconhecer, compreender,
interpretar, ouvir, cantar e produzir texto do gênero;
● Identificar as marcas do gênero ( as intenções, as circunstâncias
comunicativas, o conteúdo temático e a construção composicional);
● Produzir, revisar e editar (socializar) textos do gênero;
● Reconhecer informações implícitas e explícitas em um texto;
● Identificar informações principais em
um texto;
● Aprimorar a competência em
leitura, compreensão e interpretação de textos.Resumo
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
Objetivo, método, resultados e conclusões do
documento;
● Sequências de frases concisas e afirmativas;
● Tema explícito no texto;
● Fidelidade ao texto original;
● Registro de informações essenciais com as próprias
palavras;
● Supressão de detalhes secundários;
● Generalização (supressão de proposições e
substituição das mesmas);
● Ordenação e organização das ideias;
● Texto expositivo, impessoal, Sequências
explicativas;
● Linguagem visual (esquemas);
● Articuladores textuais (conjunções)
●
Finalidade;
●
Suporte;
●
Ideia principal.
● Apresenta o assunto da obra de maneira sucinta;
● Ausência de comentários pessoais (exceto em caso de
resumo crítico);
●
Respeito à ordem das ideias e dos
fatos apresentados no texto original;
●
Emprego de linguagem clara e
objetiva, com frases breves e diretas;
●
Evitar transcrição de frases do texto
original;
●
Presença de referência bibliográfica
da obra resumida;
● Uso da 3ª pessoa do singular, preferencialmente;
● Uso de verbo na voz ativa;
● Elementos de coesão;
● Parágrafo único sem recuo.
Objetivos
● Ler, reconhecer, compreender,
interpretar e produzir e revisar texto do gênero;
● Identificar as marcas do gênero (as
intenções, as circunstâncias comunicativas, o conteúdo temático e a construção
composicional);
● Compreender o resumo como
procedimento de estudo;
● Reconhecer
informações implícitas e explícitas em um texto;
● Revisar os sinais de pontuação e seus
efeitos na construção dos sentidos do texto;
● Identificar
informações principais em um texto;
● Aprimorar a competência em leitura, compreensão e
interpretação de textos;
● Sistematizar as informações dos textos lidos;
● Promover a leitura e a análise de textos
sintéticos;
● Entender métodos e elementos necessários para a
produção de resumos;
● Resumir texto, abreviar informações e fatos, sem
perder o essencial;
● Compreender
claramente o conteúdo, de modo a fazer escolhas: excluir o acidental (detalhes, explicações,
exemplos) e focar o essencial (ideias principais);
● Organizar
as ideias fundamentais do texto original num discurso seu, coeso e coerente;
● Ser
absolutamente fiel às ideias expressas pelo autor, não acrescentando
informações subsidiárias;
● Usar nível padrão de
linguagem, com vocabulário próprio, sem copiar frases ou expressões (a não ser
as absolutamente necessárias).
● Transferir as habilidades
desenvolvidas com este gênero textual para outras disciplinas.
● Perceber
a ordem em que as informações são dispostas no texto;
● Perceber
a relação do texto lido com outros textos;
● Perceber
o foco narrativo do texto (3ª pessoa);
● Perceber
o emprego do verbo na voz ativa como elemento
formador de sentido do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário