Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Língua Portuguesa - 5º Ano

3º Trimestre

Música

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo

Intertextualidade;
Finalidade;
Suporte.
Versos e estrofes;
Rimas, entonação, ritmo, etc.;
Linguagem coloquial e construção binária dos enunciados;
Enunciados curtos, de fácil reconhecimento e memorização;
Texto cantado, formado pela relação entre letra e música;
Reflexão ao mesmo tempo musical e poética de um fato da realidade;
Veiculada pelo disco, rádio, televisão, internet,  shows ao vivo, etc.;
Estilo - pertencente a esfera que valoriza a criatividade e a originalidade,  explora os efeitos de sentido dos componentes linguísticos e melódico.
Estilo musical determina vários elementos musicais como a melodia, a forma e a instrumentação. O baião é interpretado com zabumba, sanfona e triângulo; o choro com flauta, cavaquinho e violão;
Além de determinar vários elementos da melodia, o estilo musical sugere elementos da letra como o conteúdo e a escolha lexical;
No baião, o tema do sertanejo nordestino é muito presente; no samba dos anos 30, o do malandro. Um samba-canção não faz uma crítica política; uma marcha, sim.
Vocabulário: uma valsa - canção explora o poético; o samba de breque, o prosaico.


Objetivos

Identificar as marcas do gênero: rima, ritmo, repetições de palavras, linguagem figurada, musicalidade;
Conhecer e sistematizar informações sobre as características de uma música: versos, estrofes, ritmos, rima, repetição;
Conhecer as diferentes combinações de rimas;
Identificar e usar as figuras  de linguagem;
Investigar as relações entre som e sentido na música;
Trabalhar com música popular brasileira;
Perceber a importância do ritmo na música;
Escrever versos observando rima e ritmo;
Ler, reconhecer, compreender, interpretar, ouvir, cantar e produzir texto do gênero;
Identificar as marcas do gênero ( as intenções, as circunstâncias comunicativas, o conteúdo temático e a construção composicional);
Produzir, revisar e editar (socializar) textos do gênero;
Reconhecer informações implícitas e explícitas em um texto;
Identificar informações principais em um texto;
Aprimorar a competência em leitura, compreensão e interpretação de textos.


Resumo

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo

           Objetivo, método, resultados e conclusões do documento;
       Sequências de frases concisas e afirmativas;
       Tema explícito no texto;
       Fidelidade ao texto original;
      Registro de informações essenciais com as próprias palavras;
       Supressão de detalhes secundários;
       Generalização (supressão de proposições e substituição das mesmas);
       Ordenação e organização das ideias;
      Texto expositivo, impessoal, Sequências explicativas;
Linguagem visual (esquemas);
Articuladores textuais (conjunções)
Finalidade;
Suporte;
Intertextualidade (paráfrase);
Ideia principal.
Apresenta o assunto da obra de maneira sucinta;
Ausência de comentários pessoais (exceto em caso de resumo crítico);
Respeito à ordem das ideias e dos fatos apresentados no texto original;
Emprego de linguagem clara e objetiva, com frases breves e diretas;
Evitar transcrição de frases do texto original;
Presença de referência bibliográfica da obra resumida;
Uso da 3ª pessoa do singular, preferencialmente;
Uso de verbo na voz ativa;
Elementos de coesão;

Parágrafo único sem recuo.

Objetivos

Ler, reconhecer, compreender, interpretar e produzir e revisar texto do gênero;
Identificar as marcas do gênero (as intenções, as circunstâncias comunicativas, o conteúdo temático e a construção composicional);
Compreender o resumo como procedimento de estudo;
Reconhecer informações implícitas e explícitas em um texto;
Revisar os sinais de pontuação e seus efeitos na construção dos sentidos do texto;
Identificar informações principais em um texto;
Aprimorar a competência em leitura, compreensão e interpretação de textos;
Sistematizar as informações dos textos lidos;
Promover a leitura e a análise de textos sintéticos;
Entender métodos e elementos necessários para a produção de resumos;
Resumir texto, abreviar informações e fatos, sem perder o essencial;
Compreender claramente o conteúdo, de modo a fazer escolhas: excluir o acidental (detalhes, explicações, exemplos) e focar o essencial (ideias principais);
Organizar as ideias fundamentais do texto original num discurso seu, coeso e coerente;
Ser absolutamente fiel às ideias expressas pelo autor, não acrescentando informações subsidiárias;
Usar nível padrão de linguagem, com vocabulário próprio, sem copiar frases ou expressões (a não ser as absolutamente necessárias).
Transferir as habilidades desenvolvidas com este gênero textual para outras disciplinas.  
Perceber a ordem em que as informações são dispostas no texto;
Perceber a relação do texto lido com outros textos;
Perceber o foco narrativo do texto (3ª pessoa);
Perceber o emprego do verbo na voz ativa como elemento formador de sentido do texto.


Nenhum comentário: