Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Língua Portuguesa - 5º Ano

2º Trimestre

História em Quadrinhos

Aspectos relativos ao Gênero Discursivo


·   Predomínio da sequência ou tipo textual narrativo;
·   Em muitos casos, o rótulo, o formato, o suporte e o veículo de publicação revelam o gênero em questão;
·   Tendência de uso de imagens desenhadas, mas ocorrem casos de utilização de fotografias para compor as histórias.
·   São contadas de quadro em quadro por meio de desenho utilizando texto ou não.
·   Os textos quando utilizados são da forma do discurso direto, característica da língua falada.
·   Temas atuais e históricos. Abordam temas do cotidiano vividos por nós. Conteúdos culturais também são encontrados.
·   Ausência de parágrafos e travessões;
·   Pouca presença ou total ausência do narrador;
·   Diferentes sinais gráficos utilizados para representar movimentos, sentimentos, palavrões, onomatopeias, etc.
·   A letra usada no balão, geralmente, é de forma, maiúscula e parece ter sido desenhada à mão.
·   Às vezes, as palavras são escritas em negrito, com um traço mais forte do que o normal, pois indica a maneira como são pronunciadas, com tom de voz mais alto ou ênfase.
·   O nome do personagem principal da história, ou, nome do grupo de personagens principais das histórias, geralmente, leva o título da revista.
·   As personagens das histórias em quadrinhos costumam usar uma linguagem informal, isto é, bem parecida com o jeito como falamos no dia a dia.
·   O tempo e o lugar costumam ser indicados pela própria imagem.
·   Algumas histórias apresentam quadrinhos com legenda.    (pequeno texto que descreve algum fato ou informa alguma coisa, geralmente relacionada com o início da história).
Emprego de onomatopeias. O ponto de exclamação costuma acompanhar as onomatopeias.
●  Balões.


Objetivos


·  Reconhecer e analisar as características do gênero;
·  Identificar a finalidade do texto (crítica, diversão...);
·  Apropriar-se dos aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
·  Verificar em que suporte esse gênero circula;
·  Conhecer o contexto de produção;
·  Produzir história em quadrinhos, considerando as especificidades do gênero;
·  Identificar a diversidade de estilo e linguagem entre autores de épocas diferentes;
·  Distinguir o tom de ironia, humor, lirismo ou reflexão em diferentes textos;
·  Explorar os elementos constitutivos de uma história em quadrinhos e os recursos utilizados pelo autor;
·  Identificar os recursos de estilo e linguagem numa história em quadrinhos;
·  Ler variadas histórias em quadrinhos;
·  Reconhecer e empregar os sinais de pontuação próprios desse gênero;
Perceber e interpretar as imagens contidas nos textos.

Conto de Mistério

Aspectos relativos ao Gênero Discursivo


●  Intertextualidade;
Finalidade;
Suporte.
Predomínio da sequência ou tipo textual narrativo;
Enredo
● Foco narrativo;
Unidade temática;
Sequenciação de fatos;
Personagens;
Espaço
Sequência narrativa e descritiva.


Objetivos


Reconhecer e analisar as características do gênero;
Identificar a finalidade do texto (diversão);
Apropriar-se dos aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
Verificar em que suporte esse gênero circula;
Conhecer o contexto de produção;
Produzir conto de mistério, considerando as especificidades do gênero;
Identificar a diversidade de estilo e linguagem entre autores de épocas diferentes;
●  Identificar os recursos de estilo e linguagem num conto de mistério;
Ler variados contos de mistério;
Reconhecer e empregar os sinais de pontuação próprios desse gênero;
Reconhecer e empregar adequadamente os recursos de linguagem;
Perceber no texto a sequência narrativa e descrição;
Produzir, revisar e editar textos do gênero;
Ler, reconhecer, compreender, interpretar e produzir textos do gênero;
Ler e identificar imaginários do medo e usar recursos de linguagem para produzir suspense.



Nenhum comentário: