História em Quadrinhos
Aspectos relativos ao Gênero Discursivo
·
Predomínio da sequência ou tipo textual
narrativo;
·
Em muitos casos, o rótulo, o formato, o
suporte e o veículo de publicação revelam o gênero em questão;
·
Tendência de uso de imagens desenhadas,
mas ocorrem casos de utilização de fotografias para compor as histórias.
·
São contadas de quadro em quadro por
meio de desenho utilizando texto ou não.
·
Os textos quando utilizados são da
forma do discurso direto, característica da língua falada.
·
Temas atuais e históricos. Abordam
temas do cotidiano vividos por nós. Conteúdos culturais também são encontrados.
·
Ausência de parágrafos e travessões;
·
Pouca presença ou total ausência do
narrador;
·
Diferentes sinais gráficos utilizados
para representar movimentos, sentimentos, palavrões, onomatopeias, etc.
·
A letra usada no balão, geralmente, é
de forma, maiúscula e parece ter sido desenhada à mão.
·
Às vezes, as palavras são escritas em
negrito, com um traço mais forte do que o normal, pois indica a maneira como
são pronunciadas, com tom de voz mais alto ou ênfase.
·
O nome do personagem principal da
história, ou, nome do grupo de personagens principais das histórias,
geralmente, leva o título da revista.
·
As personagens das histórias em
quadrinhos costumam usar uma linguagem informal, isto é, bem parecida com o
jeito como falamos no dia a dia.
·
O tempo e o lugar costumam ser
indicados pela própria imagem.
·
Algumas histórias apresentam quadrinhos
com legenda. (pequeno texto que
descreve algum fato ou informa alguma coisa, geralmente relacionada com o
início da história).
● Emprego de onomatopeias. O ponto de exclamação costuma acompanhar as onomatopeias.
● Balões.Objetivos
· Reconhecer
e analisar as características do gênero;
· Identificar
a finalidade do texto (crítica, diversão...);
· Apropriar-se
dos aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
· Verificar
em que suporte esse gênero circula;
· Conhecer o
contexto de produção;
· Produzir
história em quadrinhos, considerando as especificidades do
gênero;
· Identificar
a diversidade de estilo e linguagem entre autores de épocas diferentes;
· Distinguir
o tom de ironia, humor, lirismo ou reflexão em diferentes textos;
· Explorar
os elementos constitutivos de uma história em quadrinhos e os recursos
utilizados pelo autor;
· Identificar
os recursos de estilo e linguagem numa história em quadrinhos;
· Ler
variadas histórias em quadrinhos;
· Reconhecer
e empregar os sinais de pontuação próprios desse gênero;
Perceber
e interpretar as imagens contidas nos textos.Conto de Mistério
Aspectos relativos ao Gênero Discursivo
● Intertextualidade;
● Finalidade;
● Suporte.
● Predomínio da sequência ou tipo textual
narrativo;
●
Enredo
● Foco narrativo;
● Unidade temática;
● Sequenciação
de fatos;
● Personagens;
● Espaço
● Sequência
narrativa e descritiva.Objetivos
● Reconhecer e
analisar as características do gênero;
● Identificar a finalidade do texto (diversão);
● Apropriar-se dos aspectos linguísticos
constitutivos do gênero;
● Verificar em que suporte esse gênero
circula;
● Conhecer o contexto de produção;
● Produzir conto de mistério, considerando
as especificidades do gênero;
● Identificar a diversidade de estilo e
linguagem entre autores de épocas diferentes;
● Identificar os
recursos de estilo e linguagem num conto de mistério;
● Ler variados contos de mistério;
● Reconhecer e empregar os sinais de
pontuação próprios desse gênero;
● Reconhecer e empregar adequadamente
os recursos de linguagem;
● Perceber no texto a sequência narrativa e descrição;
● Produzir, revisar e editar textos do gênero;
● Ler, reconhecer, compreender, interpretar e produzir textos do gênero;
● Ler e identificar imaginários
do medo e usar recursos de linguagem para produzir suspense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário