Conto Popular
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- O conto popular tinha as seguintes funções: preencher o tempo de lazer; geralmente os serões, reforçando os laços de convívio; propor aos ouvintes modelos de comportamentos; transmitir os valores e concepções do mundo próprios daquela sociedade; função moralizadora e lúdica;
- Estrutura e características do gênero: Narrativa curta, de autor anônimo;
- narrador geralmente não participante;
- Personagens planas e pouco caracterizadas e sem nome próprio; Elementos da narrativa (principalmente enredo e clímax);
- Espaço indefinido; Tempo indeterminado;
- Conteúdo ficcional, simbólico e intemporal;
- Linguagem popular e familiar, com marcas de oralidade (Ex. Vai nisto..., botou a fugir...)
- A presença do maravilhoso: é característico haver dragões, fadas, feiticeiras, bruxas..
- Verificar os conhecimentos prévios a respeito do gênero;
- Conhecer as características do gênero;
- Comparar vários contos referentes a estrutura e as características deste gênero textual;
- Reconhecer os elementos da narrativa (principalmente enredo e clímax) e analisar, de forma específica os elementos tempo e espaço;
- Recontar a história considerando as etapas de revisão do texto;
- Usar linguagem adequada nas diferentes situações discursivas;
- Inferir informações a partir do texto;
- Identificar o tema, a mensagem, os personagens;
- Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir das observações sobre pontuação, entonação e ênfase; Ler, reconhecer, compreender e interpretar os textos;
- Utilizar de diferentes linguagens para representar a história;
- Recontar no coletivo e individual os contos lidos, atendo-se a coerência e coesão;
- Ampliar vocabulário;
- Verificar as relações de causa e consequência presentes no texto.
Resumo
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
● O resumo consiste em reduzir as partes mais importantes de um texto, usando palavras claras e precisas; ● Transmite ao leitor as informações essenciais do texto;
● O resumo não substitui a obra apenas cria um interesse;
● Sequência de frases concisas e afirmativas;
● Tema explícito no texto;
● Fidelidade ao texto original;
● Supressão de detalhes secundários;
Ordenação e organização das ideias;
Texto expositivo, impessoal, sequências explicativas;
Intertextualidade (paráfrase);
Linguagem visual (esquemas);
Articuladores textuais (locuções conjuntivas...).
Objetivos
- Verificar os conhecimentos prévios a respeito do gênero;
- Transmitir ao leitor uma ideia sobre o texto;
- Determinar as relações entre as diferentes ideias (causas, consequências...), e anotar de forma sintética, a informação principal de cada parágrafo;
- Identificar as ideias ou fatos essenciais do texto original que farão parte do resumo;
- Produzir, revisar e editar textos do gênero;
- Empregar os sinais de pontuação;
- Promover a leitura e a análise de textos sintéticos;
- Entender métodos e elementos necessários para a produção de resumos;
- Resumir texto ou situação, sintetizar, abreviar informações e fatos, sem perder o essencial;
- Compreender claramente o conteúdo, de modo a poder fazer escolhas: deixar de lado o acidental (detalhes, explicações, exemplos) e ficar com o essencial (ideias principais);
- Organizar as ideias fundamentais do texto original num discurso seu, coeso e coerente;
- Ser absolutamente fiel às ideias expressas pelo autor, não acrescentando informações subsidiárias;
- Usar nível padrão de linguagem, com vocábulo próprio, sem copiar frases ou expressões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário