Lendas Africanas
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
·
Mistura de fatos reais
e históricos com o imaginário;
·
Falam sobre a tradição
de um povo;
·
Fornecem explicações
aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica;
·
Única
temática;
·
Intertextualidade;
·
Suporte;
·
Personagens;
·
Tempo;
·
Lugar
(espaço).
Objetivos
·
Verificar os
conhecimentos prévios a respeito do gênero;
·
Construir repertório
inicial do gênero;
·
Comparar várias lendas
referentes a estrutura e as características deste gênero textual;
·
Recontar a história;
·
Inferir informações a
partir do texto;
·
Identificar o tema, a
mensagem e os valores expressos no texto;
·
Aprimorar a leitura
oral, exercitando-a a partir das observações sobre pontuação, entonação e
ênfase;
·
Perceber as emoções que
as histórias transmitem;
·
Ler, reconhecer,
compreender e interpretar os textos;
·
Utilizar de diferentes
linguagens para representar a história;
·
Produzir textos
coletivamente de lendas lidas, atendo-se a coerência e coesão;
·
Ampliar vocabulário;
·
Reescrever textos
individuais com função comunicativa, levando em consideração as etapas de
revisão do texto;
Identificar, reconhecer,
compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.
Anúncio
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- Na estrutura do anúncio estão frases imperativas (compre tal coisa, faça de tal maneira, faça isto). Caracterizam-se por seu trabalho de síntese: através de relatos resumidos, descrições precisas, diálogos breves, argumentações econômicas, situam o receptor no mundo desejado;
● Intertextualidade;
● Produto
anunciado;
● Público (perfil);
● Informações;
● Finalidade do anúncio;
● Linguagem sintética dos slogans;
● Imagem (deve produzir forte impacto visual);
● Ideia
veiculada;
● Adjetivos com conotação positiva;
● Cores;
● Linguagem
apelativa;
● Suporte;
● Texto (deve ter frases curtas e
linguagem convincente. Faz parte do texto o nome do anunciante);
-
Título –
Compõe-se de frases concisas, porém atrativas.
-
Imagem –
Representa um elemento de fundamental importância para o discurso, dado o seu
caráter persuasivo.
-
Corpo do texto –
Trata-se do desenvolvimento da ideia em si, proporcionando uma interação entre
os interlocutores por meio de um vocabulário sugestivo e adequado ao
público-alvo.
- Identificação do produto ou marca – Constitui-se de uma assinatura do próprio
anunciante, podendo também haver um slogan – uma frase curta que defina o
produto anunciado.
Objetivos
·
Verificar os
conhecimentos prévios a respeito do gênero;
·
Reconhecer as
características do gênero;
·
Identificar a
finalidade do texto ( convencimento);
·
Conhecer os aspectos
linguísticos constitutivos do gênero;
·
Verificar em que
suporte esse gênero circula;
·
Identificar o contexto
de produção;
·
Produzir, revisar e
editar textos do gênero;
·
Identificar,
reconhecer, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no
gênero;
·
Ler,
compreender, interpretar textos publicitários;
● Perceber os elementos característicos de um texto publicitário:
produto, logomarca, slogan, linguagem não verbal, público alvo, jingles e
informações;
● Identificar os apelos emocionais e racionais dos anúncios;
● Reconhecer os recursos linguísticos e não linguísticos mais
utilizados: cores, formas, imagens, fontes gráficas;
● Posicionar-se criticamente como receptor, consumidor e produtor
de textos publicitários;
● Perceber a intertextualidade presente nos textos;
● Reconhecer e empregar adequadamente os tempos verbais do modo
imperativo;
● Compreender a importância dos verbos, advérbios e locuções
adverbiais como indicadores das circunstâncias e construção composicional do
texto.
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