Aos interessados em conhecer um pouco mais do programa de mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, eis a ementa de uma das disciplinas
1. IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: ÉTICA,
CULTURA E SOCIEDADE
Carga Horária: 45
Professores: Euler Renato Westphal
e Raquel Alvarenga Sena Venera
Linhas de Pesquisa: Patrimônio e
Memória Social
2. EMENTA: Fundamentos e modelos de ética. Ética e poder. As novas
tecnologias.
Ética na pesquisa. Ética e cultura. Globalização e alteridade. A linguagem
como mediação para a ética. Ética e interdisciplinaridade.
Ética na pesquisa. Ética e cultura. Globalização e alteridade. A linguagem
como mediação para a ética. Ética e interdisciplinaridade.
3. OBJETIVO GERAL: Possibilitar a
discussão sobre ética, cultura e sociedade em uma perspectiva interdisciplinar.
3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Discutir os
fundamentos e os modelos de ética na pós-modernidade;
- Relacionar ética,
poder e cultura;
- Debater as novas
tecnologias no contexto da pós-modernidade, educação, ética e estética;
- Analisar as
questões midiáticas que envolvem a sociedade de consumo e construção de
subjetividades e novas maneiras de perceber o eu;
- Refletir sobre a
ética no diálogo interdisciplinar.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Fundamentos e modelos de Ética
2. Ética, poder e cultura
3. As novas tecnologias
4. Pós-Modernidade, educação, ética e
estética
5. Globalização e Alteridade
6. O resgate da dignidade da pessoa e da
natureza
5. INTER-RELAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO
A Ética, Cultura e
Sociedade como uma disciplina obrigatória deverá estar envolvida com todo o
curso, possibilitando bases teóricas para a compreensão do patrimônio cultural
e da sociedade.
6. INTERDISCIPLINARIDADE EM RELAÇÃO ÀS DEMAIS ÁREAS DE
CONCENTRAÇÃO DO PROGRAMA:
A ética é uma área do
conhecimento que ultrapassa as fronteiras disciplinares. Trata-se de uma
disciplina que necessita de diversas conhecimentos para discutir questões da
nossa sociedade e ela faz parte da análise e estudo de problemáticas
multidisciplinares.
7. CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A DISCIPLINA (SONDAGEM)
Constituem-se
conhecimentos prévios para a disciplina:
a) Os básicos em filosofia, sociologia, antropologia, ética propiciados nos
cursos de graduação em geral;
b) Os conteúdos de língua portuguesa: escrita e leitura;
c) Uso de computador e dos programas word, e power-point;
d) Acesso à internet para consultar periódicos on line na área da
disciplina.
8. METODOLOGIA DE ENSINO
O programa será desenvolvido de maneira a associar os
conhecimentos de forma multi e interdisciplinarmente. Nessa perspectiva,
adotar-se-á os seguintes procedimentos:
a) Aula expositiva dialogada com auxílio de recursos audiovisuais como:
data-show, documentários e filmes para situar a temática de cada unidade bem
como de seus desdobramentos;
b) Estudo e leituras individuais ou em grupo de textos, que versem sobre os
tópicos das unidades do programa, priorizando a reflexão e a análise crítica,
seguida da comunicação oral sobre o assunto;
c) Seminários versando sobre temas previamente agendados sobre Ética,
Cultura e Sociedade;
d) Apresentação escrita e oral de trabalhos sobre o conteúdo programático
da disciplina.
9. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
A metodologia de avaliação compreenderá as ações
pedagógicas:
a) Observação direta, pelos professores ministrante do comportamento evidenciado pelos alunos, individualmente e
em grupo quanto à maturidade nas discussões e intervenções durante as aulas e
seminários;
b) O nível motivacional, interesse pela disciplina, participação na
proposição e realização das atividades da disciplina;
c) Atribuição de conceito de 1
a 10 em:
- elaboração e apresentação de trabalhos individual e em equipe;
- participação nos seminários temáticos da disciplina;
-
avaliação de aprendizagem do conteúdo da disciplina.
10. REFERÊNCIAS
Básicas:
1.
LÉVINAS, Emmanuel. Humanismo do outro homem. Petrópolis:
Vozes, 1993.
Vozes, 1993.
2.
MORIN, Edgar. Método:
ética. Porto Alegre: Sulina, 2005.
3.
SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice. 11. ed. São Paulo:
Cortez, 2006.
Cortez, 2006.
4.
SENNETT, Richard. Respeito:
a formação do caráter em um mundo desigual. São
Paulo: Record, 2004.
Paulo: Record, 2004.
5.
SINGER, Peter. Ética
prática. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Bibliografia
Complementar
1. ALVES, Paulo César. (Org.). Cultura.
Múltiplas leituras. Bauru: USC; UFBA, 2010.
2.
BAUMAN,
Zygmunt. Vida para Consumo. Rio de
Janeiro: Zahar, 2008.
3. DERRIDA,
Jacques. El siglo y el perdón seguida de Fe y saber. Tradução Mirta
Segoviano. Buenos Aires: Ediciones de La Flor, 2003.
4. FROMM, Erich. Ter ou ser.
4. ed. São Paulo: LTC, 1987.
5. SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Nunca
fomos humanos. Nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
6.
SILVA,
Tomaz Tadeu da. (Org.). Pedagogia dos
monstros. Os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
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