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quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Ementa da disciplina Ética, Cultura e Sociedade

 Aos interessados em conhecer um pouco mais do programa de mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, eis a ementa de uma das disciplinas

1. IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: ÉTICA, CULTURA E SOCIEDADE
Carga Horária: 45
Professores: Euler Renato Westphal e Raquel Alvarenga Sena Venera
Linhas de Pesquisa: Patrimônio e Memória Social

2. EMENTA: Fundamentos e modelos de ética. Ética e poder. As novas tecnologias.
Ética na pesquisa. Ética e cultura. Globalização e alteridade. A linguagem
como mediação para a ética.
Ética e interdisciplinaridade.

3. OBJETIVO GERAL: Possibilitar a discussão sobre ética, cultura e sociedade em uma perspectiva interdisciplinar.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Discutir os fundamentos e os modelos de ética na pós-modernidade;
- Relacionar ética, poder e cultura;
- Debater as novas tecnologias no contexto da pós-modernidade, educação, ética e estética;
- Analisar as questões midiáticas que envolvem a sociedade de consumo e construção de subjetividades e novas maneiras de perceber o eu;
- Refletir sobre a ética no diálogo interdisciplinar.


4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Fundamentos e modelos de Ética
2. Ética, poder e cultura
3. As novas tecnologias
4. Pós-Modernidade, educação, ética e estética
5. Globalização e Alteridade
6. O resgate da dignidade da pessoa e da natureza
7. A linguagem como mediação para uma ética da solidariedade
8. A ética no diálogo interdisciplinar.

5. INTER-RELAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO

A Ética, Cultura e Sociedade como uma disciplina obrigatória deverá estar envolvida com todo o curso, possibilitando bases teóricas para a compreensão do patrimônio cultural e da sociedade.

6. INTERDISCIPLINARIDADE EM RELAÇÃO ÀS DEMAIS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DO PROGRAMA:

A ética é uma área do conhecimento que ultrapassa as fronteiras disciplinares. Trata-se de uma disciplina que necessita de diversas conhecimentos para discutir questões da nossa sociedade e ela faz parte da análise e estudo de problemáticas multidisciplinares.

7. CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A DISCIPLINA (SONDAGEM)

Constituem-se conhecimentos prévios para a disciplina:
a)    Os básicos em filosofia, sociologia, antropologia, ética propiciados nos cursos de graduação em geral;
b)    Os conteúdos de língua portuguesa: escrita e leitura;
c)    Uso de computador e dos programas word, e power-point;
d)    Acesso à internet para consultar periódicos on line na área da disciplina.

8. METODOLOGIA DE ENSINO
O programa será desenvolvido de maneira a associar os conhecimentos de forma multi e interdisciplinarmente. Nessa perspectiva, adotar-se-á os seguintes procedimentos:

a)  Aula expositiva dialogada com auxílio de recursos audiovisuais como: data-show, documentários e filmes para situar a temática de cada unidade bem como de seus desdobramentos;
b)  Estudo e leituras individuais ou em grupo de textos, que versem sobre os tópicos das unidades do programa, priorizando a reflexão e a análise crítica, seguida da comunicação oral sobre o assunto;
c)  Seminários versando sobre temas previamente agendados sobre Ética, Cultura e Sociedade;
d)  Apresentação escrita e oral de trabalhos sobre o conteúdo programático da disciplina.

9. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

 A metodologia de avaliação compreenderá as ações pedagógicas:
a)    Observação direta, pelos professores ministrante do comportamento  evidenciado pelos alunos, individualmente e em grupo quanto à maturidade nas discussões e intervenções durante as aulas e seminários;
b)    O nível motivacional, interesse pela disciplina, participação na proposição e realização das atividades da disciplina;
c)    Atribuição de conceito de 1 a 10 em:
                 - elaboração e apresentação de trabalhos individual e em equipe;
                 - participação nos seminários temáticos da disciplina;
                 - avaliação de aprendizagem do conteúdo da disciplina.

10. REFERÊNCIAS

Básicas:
1.    LÉVINAS, Emmanuel.  Humanismo do outro homem. Petrópolis:
Vozes, 1993.
2.    MORIN, Edgar. Método: ética. Porto Alegre: Sulina, 2005.
3.    SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice. 11. ed. São Paulo:
Cortez, 2006.
4.    SENNETT, Richard. Respeito: a formação do caráter em um mundo desigual. São
Paulo: Record, 2004.
5.    SINGER, Peter. Ética prática. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Bibliografia Complementar

1.    ALVES, Paulo César. (Org.). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru: USC; UFBA, 2010.
2.    BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
3.    DERRIDA, Jacques. El siglo y el perdón  seguida de Fe y saber. Tradução Mirta Segoviano. Buenos Aires: Ediciones de La Flor, 2003.
4.    FROMM, Erich. Ter ou ser. 4. ed. São Paulo: LTC, 1987.
5.    SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Nunca fomos humanos. Nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

6.    SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Pedagogia dos monstros. Os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras.  Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

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