Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de março de 2014

Gênero Textual - Crônica

A crônica é um gênero marcado pela simplicidade de linguagem. Os assuntos do cotidiano tornam-se material de crônicas, revelando um modo particular de reflexão sobre o mundo.

Este gênero ocupa o espaço do entretenimento, da reflexão mais leve. É colocada como uma pausa para o leitor fatigado de textos mais densos. Nas revistas, por exemplo, em geral é estampada na última página.

É um gênero que retrata os acontecimentos da vida em tom despretensioso, ora poético, ora filosófico, muitas vezes divertido.

Ao escrever, os cronistas buscam emocionar e envolver seus leitores, convidando-os a refletir, de modo sutil, sobre situações do cotidiano, vistas por meio de olhares irônicos, sérios ou poéticos, mas sempre agudos e atentos. Podendo aproximar sua escrita de uma prosa poética, uma narrativa, um ensaio ou de comentários (como as crônicas esportivas ou políticas).

Nem todas as crônicas resistem ao tempo. Quando publicadas em jornais e revistas, normalmente são lidas uma vez, e em geral, esquecidas pelo leitor. A crônica literária, no entanto, tem longa duração e é sempre apreciada pelo estilo de quem escreve e pelo tema abordado.


Na produção de crônicas literárias, os autores fazendo uso de recursos literários e estilo pessoal, fazem com que seus textos perdurem e sejam apreciados apesar da passagem do tempo. Para conseguir esse efeito,  os escritores não destacam os fatos em si, mas a interpretação que fazem deles, dando-lhes características de "retrato" de situações humanas atemporais. Seus temas em geral estão ligados a questões éticas, de relacionamento humano, relações entre grupos econômicos, sociais e políticos.

Em geral, na crônica a narração capta um momento, um flagrante do dia a dia; o desfecho, embora possa  ser conclusivo, nem sempre representa a resolução de um conflito, e a  imaginação do leitor é estimulada a tirar suas próprias conclusões. Os fatos cotidianos e as personagens descritas podem ser fictícios ou reais, embora nunca se espere da crônica objetividade de uma  notícia de jornal, de  uma reportagem ou de um ensaio.

Nenhum comentário: