A Organização
Os limites da pesquisa: uma vez definido o tema, o professor orientará sobre a abrangência da pesquisa, ou seja que conteúdos do tema proposto devem ser pesquisados. Essa delimitação favorece a organização e o direcionamento das informações obtidas, evitando que o seminário torne-se dispersivo.
Busca do material de pesquisa: como material de pesquisa, use livros, dicionários, atlas, enciclopédias, revistas especializadas, jornais, textos literários, internet. No entanto, não despreze outras fontes que possam apresentar informações interessantes ou até mesmo curiosas, como CD's e vídeos e ainda use dados provenientes da observação diária da realidade.
Distribuição das tarefas: se o trabalho estiver sendo realizado por uma equipe, é necessário distribuir as tarefas entre os componentes. Além da pesquisa, é preciso decidir de que modo o seminário será apresentado, se haverá exibição de material de vídeo ou de áudio, exposição de cartazes, imagens, etc. Cada participante deve realizar as tarefas que lhe forem destinadas. Esse comprometimento será decisivo para o resultado final. Se o grupo julgar conveniente, pode ser escolhido um coordenador que terá como missão proporcionar o entrosamento entre os membros da equipe e a organização de todo o material obtido.
Organização do cronograma: marcada a data para apresentação do seminário, organize uma agenda de compromissos para a efetivação da pesquisa e da montagem. O cronograma é muito importante para a organização do trabalho, por isso observe o prazo disponível e as tarefas que devem ser realizadas nesse período, cuidando para que sejam realizadas em tempo hábil.
A Preparação
Registro dos conteúdos obtidos com a pesquisa - ao selecionar algum material, faça anotações dos tópicos mais relevantes ou reproduza o material obtido. Registre os dados da fonte, mencionando: nome do autor, título da obra edição, cidade em que a obra foi publicada, editora, data.
Organização de todo o conteúdo e material da exposição: quando o conteúdo estiver registrado e os materiais de apoio (imagens, vídeos, CD's, objetos, etc) estiverem selecionados, inicie a montagem do seminário:
- Planeje as etapas de apresentação determinando o que será feito no momento da introdução do tema, durante o desenvolvimento do trabalho e na conclusão;
- no caso de apresentação em equipe, cada componente deverá saber o que fazer em cada uma das etapas;
- o material de apoio deve ser apresentado ao longo da exposição do conteúdo, pois é um elemento fundamental para a compreensão das informações. Por isso, deve ser visto como um recurso que também tornará o trabalho interessante.
Adequação do trabalho ao público: o conteúdo do seminário deve ser apresentado a sua plateia. Portanto, a natureza das informações e a relevância na abordagem de determinados assuntos precisam estar em harmonia com o interesse e com a idade do público a quem se dirige. Além do mais, deve-se pressupor o conhecimento prévio que esse público tem sobre o assunto, para que o seminário possa garantir informações novas.
A apresentação
Comportamento diante da plateia: a postura diante da plateia é muito importante. Não fique de costas para ela ou mantenha conversas paralelas, pois a sua fala deve ser ouvida por todos os presentes.
Esquema de apresentação do conteúdo: a exposição dos conteúdos deve ser feita de maneira harmoniosa e fluente. Por isso, no momento da apresentação, tenha em mãos um pequeno esquema que informe os tópicos a serem abordados. Esse esquema não deve ser lido, é apenas um instrumento de apoio para que não se perca a linha de raciocínio.
A linguagem empregada durante a apresentação: use as normas urbanas de prestígio para a apresentação de um seminário; lembre-se de que, dependendo do perfil da plateia, é possível tornar a linguagem mais formal ou informal.
A interação com a plateia: é importante fazer pausas durante a exposição para que a plateia possa interagir com quem está apresentando o seminário, fazendo perguntas ou tecendo comentários que possam trazer novas informações ao trabalho.
A Preparação
Registro dos conteúdos obtidos com a pesquisa - ao selecionar algum material, faça anotações dos tópicos mais relevantes ou reproduza o material obtido. Registre os dados da fonte, mencionando: nome do autor, título da obra edição, cidade em que a obra foi publicada, editora, data.
Organização de todo o conteúdo e material da exposição: quando o conteúdo estiver registrado e os materiais de apoio (imagens, vídeos, CD's, objetos, etc) estiverem selecionados, inicie a montagem do seminário:
- Planeje as etapas de apresentação determinando o que será feito no momento da introdução do tema, durante o desenvolvimento do trabalho e na conclusão;
- no caso de apresentação em equipe, cada componente deverá saber o que fazer em cada uma das etapas;
- o material de apoio deve ser apresentado ao longo da exposição do conteúdo, pois é um elemento fundamental para a compreensão das informações. Por isso, deve ser visto como um recurso que também tornará o trabalho interessante.
Adequação do trabalho ao público: o conteúdo do seminário deve ser apresentado a sua plateia. Portanto, a natureza das informações e a relevância na abordagem de determinados assuntos precisam estar em harmonia com o interesse e com a idade do público a quem se dirige. Além do mais, deve-se pressupor o conhecimento prévio que esse público tem sobre o assunto, para que o seminário possa garantir informações novas.
A apresentação
Comportamento diante da plateia: a postura diante da plateia é muito importante. Não fique de costas para ela ou mantenha conversas paralelas, pois a sua fala deve ser ouvida por todos os presentes.
Esquema de apresentação do conteúdo: a exposição dos conteúdos deve ser feita de maneira harmoniosa e fluente. Por isso, no momento da apresentação, tenha em mãos um pequeno esquema que informe os tópicos a serem abordados. Esse esquema não deve ser lido, é apenas um instrumento de apoio para que não se perca a linha de raciocínio.
A linguagem empregada durante a apresentação: use as normas urbanas de prestígio para a apresentação de um seminário; lembre-se de que, dependendo do perfil da plateia, é possível tornar a linguagem mais formal ou informal.
A interação com a plateia: é importante fazer pausas durante a exposição para que a plateia possa interagir com quem está apresentando o seminário, fazendo perguntas ou tecendo comentários que possam trazer novas informações ao trabalho.
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