Total de visualizações de página

domingo, 9 de março de 2014

Bom Leitor - Mau Leitor

O bom leitor lê rapidamente o que lê. Tem habilidades e hábitos como:

1 - Lê com objetivo determinado. Ex.: aprender certo assunto, responder questões, etc...

2 - Lê unidades de pensamento: relata rapidamente as ideias encontradas em uma frase ou em um parágrafo.

3 - Avalia o que lê: Pergunta-se frequentemente, que sentido isso tem para mim? Qual a ideia principal deste trecho? Está o autor qualificado para escrever sobre tal assunto?

4 - Possui bom vocabulário. Sabe o que muitas palavras significam. É capaz de perceber o sentido das palavras novas pelo contexto. Sabe usar dicionário e o faz com frequência para esclarecer o sentido de certos termos.


5 - Tem habilidades para conhecer o valor do livro. Sabe que a primeira coisa a se fazer ao pegar um livro é indagar de que trata, lendo título, subtítulo, não somente na capa, mas na folho de rosto. Lê a orelha do livro, o prefácio, lê sobre o autor, suas obras. Somente após isto analisa se é interessante fazer a leitura deste livro ou não.  Sabe selecionar o que quer ler.

6 - Discute com frequência o que lê com seus amigos. Sabe distinguir sobre impressões subjetivas e valor objetivo durante as discussões.

7 - Lê vários assuntos em diversas áreas: livros, revistas e jornais. Faz suas preferências pro interesse, especialização ou necessidade.



O mau leitor lê vagarosamente, entende mal o que lê. Tem hábitos como:

1 - Lê sem finalidade,  raramente sabe por que lê.

2 - Lê palavra por palavra. Pega o sentido da palavra isoladamente. Esforça-se para entender a frase e frequentemente tem que reler as palavras.

3 - Acredita em tudo o que lê. Para ele tudo o que está impresso é verdadeiro. Raramente confronta o que lê com suas próprias experiências ou com fontes. Nuncas julga criticamente o escritor ou seu ponto de vista.

4 - Possui vocabulário limitado. Sabe o sentido de poucas palavras. Nunca relê uma frase para pegar o sentido de uma palavra difícil ou nova.  Raramente consulta o dicionário. Quando o faz atrapalha-se em achar a palavra.  Tem dificuldade de entender a definição das palavras e em escolher o sentido exato.

5 - Não possui nenhum critério técnico para conhecer o valor do livro. Nunca ou raramente lê a página do rosto do livro, o prefácio, índice, a bibliografia etc..., antes de iniciar a leitura.  Começa a ler a partir do primeiro capítulo. É comum ignorar o autor, mesmo depois de terminada a leitura. Jamais seria capaz de decidir entre leitura e simples consulta. Não consegue selecionar o que vai ler. Deixa-se sugestionar pelo aspecto do material do livro.

6 - Raramente discute com colegas o que lê. Quando o faz deixa-se levar por impressões subjetivas e emocionais para defender um ponto de vista. Seus argumentos, geralmente derivam da autoridade do autor, da moda, dos lugares comuns, das tiradas eloquentes e dos preconceitos.

7 - Está condicionado a ler.  Lê sempre a mesma espécie de assunto.

Nenhum comentário: