Total de visualizações de página

domingo, 23 de fevereiro de 2014

A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães [parte 13]

- Qual direito?!...
- De varejar esta casa e levar à força a escrava.
- Retira-te, miserável esbirro! - bradou Álvaro com força, não
podendo mais sopear a cólera. - Desaparece de minha presença, se
não queres pagar caro o teu atrevimento!...
- Senhor Álvaro!... veja o que faz!
O Dr. Geraldo, não achando muita razão em seu amigo, por
prudência até ali se tinha conservado silencioso, mas vendo que a cólera e
imprudência de Alvaro ia excedendo os limites, julgou de seu dever intervir na questão,
e aproximando-se de Alvaro, e puxando-lhe o braço:
- Que fazes, Álvaro? - disse-lhe em voz baixa. - Não vês que
com esses arrebatamentos não consegues senão comprometer-te, e
agravar a sorte de Isaura? mais prudência, meu amigo.
- Mas... que devo eu fazer?... não me dirás?
- Entregá-la.
- Isso nunca!... - replicou Álvaro terminantemente.
Conservaram-se todos silenciosos por alguns momentos. Álvaro
parecia refletir.
- Ocorre-me um expediente, - disse ele ao ouvido de Geraldo,
- vou tentá-lo.
E sem esperar resposta aproximou-se de Martinho.
- Senhor Martinho, - disse-lhe ele, - desejo dizer-lhe duas palavras
em particular, com permissão aqui do doutor.
- Estou às suas ordens, - replicou Martinho.

- Estou persuadido, senhor Martinho, - disse-lhe Alvaro em voz
baixa, tomando-o de parte, - que a gratificação de cinco contos é o
motivo principal que o leva a proceder desta maneira contra uma infeliz
mulher, que nunca o ofendeu. Está em seu direito, eu reconheço, e a
soma não é para desprezar. Mas se quiser desistir completamente desse
negócio, e deixar em paz essa escrava, dou-lhe o dobro dessa quantia.
- O dobro!... dez contos de réis! exclamou Martinho arregalando
os olhos.
- Justamente; dez contos de réis de hoje mesmo.
- Mas, senhor Alvaro, já empenhei minha palavra para com o
senhor da escrava, dei passos para esse fim, e...
- Que importa!... diga que ela evadiu-se de novo, ou dê outra
qualquer desculpa...
- Como, se é tão público que ela se acha em poder de V. S.ª ?...
- Ora!... isso é sua vontade, senhor Martinho; pois um homem
vivo e atilado como o senhor embaraça-se com tão pouca coisa!...
- Vá, feito - disse Martinho depois de refletir um instante. - Já
que Sa. tanto se interessa por essa escrava, não quero mais
afligi-lo com semelhante negócio, que a dizer-lhe a verdade bem me
repugna.
Aceito a proposta.
- Obrigado; é um importante serviço que vai me prestar.
- Mas que volta darei eu ao negócio para sair-me bem dele?
- Veja lá; sua imaginação é fácil em recursos, e há de inspirar-lhe
algum meio de safar-se de dificuldades com a maior limpeza.
Martinho ficou por alguns momentos a roer as unhas, pensativo e
com os olhos pregados no chão. Por fim levantando a cabeça e levando
à testa o dedo índice:
- Atinei! exclamou. - Dizer que a escrava desapareceu de novo,
não é conveniente, e iria comprometer a V. S.ª que se responsabilizou
por ela. Direi somente que, bem averiguado o caso, reconheci que a
moça, que Sa. tem em seu poder, não é a escrava em questão, e
está tudo acabado.
- Essa não é mal achada... mas foi um negócio tão público...
- Que importa!... não se lembra V. S.ª de um sinal em forma de
queimadura em cima do seio esquerdo, que vem consignado no anúncio?
direi, que não se achou semelhante sinal, que é muito característico, e
está destruída a identidade de pessoa. Acrescentarei mais que a moça, por
quem V. S.ª se interessa, vista de noite é uma coisa, e de dia é outra; que em
nada se parece com a linda escrava que se acha descrita no anúncio, e que em
vez  de ter vinte anos mostra ter seus trinta e muitos para quarenta, e que
toda aquela mocidade e formosura era efeito dos arrebiques, e da luz vacilante
dos lustres e candelabros.
- O senhor é bem engenhoso. - observou Alvaro sorrindo-se; -
mas os que a viram nenhum crédito darão a tudo isso. Resta, porém,
ainda uma dificuldade, senhor Martinho; é a confissão que ela fez em
público!... isto há de ser custoso de embaraçar-se.
- Qual custoso!... alega-se que ela é sujeita a acessos de
histerismo, e é sujeita a alucinações.
- Bravo, senhor Martinho; confio absolutamente em sua perícia e
habilidade. E depois?
- E depois comunico tudo isso ao chefe de policia, declaro-lhe
que nada mais tenho com esse negócio, passo a procuração a qualquer
meirinho, ou capitão-do-mato, que se queira encarregar dessa diligência,
e em ato contínuo escrevo ao senhor da escrava comunicando-lhe o
meu engano, com o que ele por certo desistirá de procurá-la mais por
aqui, e levará a outras partes as suas pesquisas. Que tal acha o meu
plano?...
- Admirável, e cumpre não perdermos tempo, senhor Martinho.
- Vou já neste andar, e em menos de duas horas estou aqui de
volta, a dar parte do desempenho de minha comissão.
- Aqui não, que não poderei demorar-me muito. Espero-o em
minha casa, e lá receberá a soma convencionada.
- Podem-se retirar, - disse Martinho ao oficial de justiça e aos
guardas, que se achavam postados do lado de fora da porta. - Sua
presença não é mais necessária aqui. Não há dúvida! - continuou ele
consigo mesmo: - isto vai a dobrar como no lansquenê. Esta escrava é
uma mina, que me parece não estar ainda esgotada.
E retirou-se, esfregando as mãos de contentamento.
- Então, que arranjo fizeste com o homem, meu Álvaro? -
perguntou Geraldo, apenas Martinho voltou as costas.
- Excelente, - respondeu Álvaro; - a minha lembrança surtiu o
desejado efeito, e ainda mais do que eu esperava.
Álvaro em poucas palavras deu conta ao seu amigo do mercado
que fizera com o Martinho.
- Que caráter desprezível e abjeto o deste Martinho! - exclamou
Geraldo. - De um tal instrumento não se pode esperar obra que preste. E
julgas ter conseguido muita coisa, Álvaro, com o passo que acabas de
dar?...
- Não muito, porém alguma coisa sempre posso conseguir. Pelo
menos consigo deter o golpe por algum tempo, e como diz lá o rifão
popular, meu Geraldo, enquanto o pau vai e vem, folgam as costas.
Enquanto Leôncio, persuadido que a sua escrava não se acha aqui no
Recife, a procura por todo esse mundo, ela fica aqui tranquilamente à
minha sombra, livre das perseguições e dos maus-tratos de um bárbaro
senhor; e eu terei tempo para ativar os meios de arranjar provas e
documentos que justifiquem o seu direito à liberdade. É quanto me
basta por agora; quanto ao resto, já que pareces julgar a minha causa
irremissivelmente perdida, a justiça divina me inspirará o modo por
que devo proceder.
- Como te enganas, meu pobre Álvaro!... cuidas que arredando o
Martinho ficas por enquanto livre de perseguições e pesquisas contra a
tua protegida? que cegueira!... não faltarão malsins igualmente esganados
por dinheiro, que pelos cinco contos de réis, que para estes miseráveis é
uma soma fabulosa, se ponham à cata de tão preciosa presa. Agora
principalmente, que o Martinho deu o alarma, e que esse negócio tem atingido a um certo
grau de celebridade, em vez de um, aparecerão cem Martinhos no encalço da
bela fugitiva, e não terão mais que fazer senão seguir a trilha batida pelo
primeiro.
- És muito meticuloso, Geraldo, e encaras as coisas sempre pelo
lado pior. É bem provável que peguem as patranhas inventadas pelo
Martinho, e que ninguém mais se lembre de descobrir a cativa Isaura
nessa moça, por quem me interesso, e embora mil malsins a procurem
por todos os cantos do mundo, pouco me importará. Sempre obtenho
uma dilação, que poderá me ser muito vantajosa.
- Pois bem, Álvaro; vamos que assim aconteça; mas tu não vês
que semelhante procedimento não é digno de ti?... que assim incorres
realmente nos epítetos afrontosos, com que obsequiou-te o tal Leôncio,
e que te tomas verdadeiramente um sedutor e acoutador de escravos
alheios?...
- Desculpa-me, meu caro Geraldo; não posso aceitar a tua
reprimenda.
Ela só pode ter aplicação aos casos vulgares, e não às circunstâncias
especialíssimas em que eu e Isaura nos achamos colocados. Eu
não dou couto, nem capeio a uma escrava: protejo um anjo, e amparo
uma vítima inocente contra a sanha de um algoz. Os motivos que me
impelem, e as qualidades da pessoa por quem dou estes passos, nobilitam
o meu procedimento, e são bastantes para justificar-me aos olhos de minha
consciência.
- Pois bem, Alvaro; faze o que quiseres; não sei que mais possa
dizer-te para demover-te de um procedimento, que julgo não só
imprudente, como, a falar-te com sinceridade, ridículo, e indigno da tua pessoa.
Geraldo não podia dissimular o descontentamento que lhe causava
aquela cega paixão, que levava o seu amigo a atos que qualificava de
burlesco desatino, e loucura inqualificável. Por isso, longe de auxiliá-lo
com seus conselhos, e indicar-lhe os meios de promover a libertação de
Isaura, procurava com todo o empenho demovê-lo daquele propósito,
pintando o negócio ainda mais difícil do que realmente o era. De bom
grado, se lhe fosse possível, teria entregado Isaura a seu senhor somente
para livrar Álvaro daquela terrível tentação, que o ia precipitando na
senda das mais ridículas extravagâncias.

Capítulo 17
Achando-se só, Alvaro sentou-se junto a uma mesa, e apoiando
nela os cotovelos com a fronte entre as mãos, ficou a cismar
profundamente.
Isaura, porém, pressentindo pelo silêncio que reinava na sala, que
já ali não havia pessoas estranhas, foi ter com ele.
- Senhor Álvaro, - disse ela chegando-se de manso e timidamente;
- desculpe-me... eu venho decerto lhe aborrecer... queria talvez estar
só...
Não, minha Isaura; tu nunca me aborreces; pelo contrário, és
sempre bem-vinda junto de mim...
- Mas vejo-o tão triste!... parece-me que aqui entrou mais gente,
e alteravam-se vozes. Deram-lhe algum desgosto, meu senhor?...
- Nada houve de extraordinário, Isaura; foram algumas pessoas
que vieram procurar o doutor Geraldo.
- Mas então, por que está assim triste e abatido?
- Não estou triste nem abatido. Estava meditando nos meios de
arrancar-te do abismo da escravidão, meu anjo, e elevar-te à posição
para que o céu te criou.
- Ah! senhor, não se mortifique assim por amor de uma infeliz,
que não merece tais extremos, É inútil lutar contra o destino irremediável
que me persegue.
- Não fales assim, Isaura. Tens em bem pouca conta a minha
proteção e o meu amor!...
- Não sou digna de ouvir de sua boca essa doce palavra. Empregue
seu amor em outra mulher que dele seja merecedora, e esqueça-se
da pobre cativa, que tornou-se indigna até de sua compaixão
ocultando-lhe a sua condição, e fazendo-o passar pelo vergonhoso pesar de...
- Cala-te, Isaura... até quando pretendes lembrar-te desse maldito
incidente?... eu somente fui o culpado forçando-te a ir a esse baile, e
tinhas razão de sobra para não revelar-me a tua desgraça. Esquece-te
disso; eu te peço pelo nosso amor, Isaura.
- Não posso esquecer-me, porque os remorsos me avivam sempre
n'alma a lembrança dessa fraqueza. A desgraça é má conselheira, e
nos perturba e anuvia o espírito. Eu o amava, assim como o amo ainda,
e cada vez mais... perdoe-me esta declaração, que é sem dúvida uma
ousadia na boca de uma escrava.
- Fala, Isaura, fala sempre, que me amas. Pudesse eu ouvir de
teus lábios essa palavra por toda a eternidade.
- Era um triste amor na verdade, um amor de escrava, um amor
sem sorriso nem esperança. Mas a ventura de ser amada pelo senhor
era uma ideia tão consoladora para mim! Amando-me o senhor me
nobilitava, a meus próprios olhos, e quase me fazia esquecer a realidade
de minha humilde condição. Eu tremia ao pensar que descobrindo-lhe a
verdade, ia perder para sempre essa doce e única consolação que me
restava na vida. Perdoe, meu senhor, perdoe à escrava infeliz, que teve
a louca ousadia de amá-lo.
- Isaura, deixa-te de vãos escrúpulos, e dessas frases humildes,
que de modo nenhum podem caber em teus lábios angélicos. Se me
amas, eu também te amo, porque em tudo te julgo digna do meu amor;
que mais queres tu?... Se antes de conhecer a condição em que nasceste,
eu te amei subjugado por teus raros encantos, hoje que sei que a
tantos atrativos reúnes o prestigio do infortúnio e do martírio, eu te
adoro, eu te idolatro mais que nunca.
- Ama-me, e é essa ideia, que ainda mais me mortifica!... de que
nos serve esse amor, se nem ao menos posso ter a fortuna de ser sua
escrava, e devo sem remédio morrer entre as mãos de meu algoz..
- Nunca, Isaura! - exclamou Álvaro com exaltação: - minha
fortuna, minha tranquilidade, minha vida, tudo sacrificarei para libertar-te
do jugo desse vil tirano. Se a justiça da Terra não me auxilia nesta
nobre e generosa empresa, a justiça do céu se fará cumprir por minhas
mãos.
- Oh! senhor Alvaro!... não vá sacrificar-se por uma pobre escrava,
que não merece tais excessos. Abandone-me à minha sina fatal; já
não é pouca felicidade para mim ter merecido o amor de um cavalheiro
tão nobre e tão amável, como o senhor; esta lembrança me servirá de
alento e consolação em minha desgraça. Não posso, porém, consentir
que o senhor avilte o seu nome e a sua reputação, amando com tal
extremo a uma escrava.
- Por piedade, Isaura, não me martirizes mais com essa maldita
palavra, que constantemente tens nos lábios. Escrava tu!... não o és,
nunca o foste, e nunca o serás. Pode acaso a tirania de um homem ou
da sociedade inteira transformar em um ente vil, e votar à escravidão
aquela que das mãos de Deus saiu um anjo digno do respeito e
adoração de todos? Não, Isaura; eu saberei erguer-te ao nobre e honroso
lugar a que o céu te destinou, e conto com a proteção de um Deus
justo, porque protejo um dos seus anjos.
Alvaro, não obstante ficar sabendo, depois da noite do baile, que
Isaura era uma simples escrava, nem por isso deixou de tratá-la daí em
diante com o mesmo respeito, deferência e delicadeza, como a uma
donzela da mais distinta jerarquia social. Procedia assim de acordo com
os elevados princípios que professava, e com os nobres e delicados
sentimentos do seu coração. O pudor, a inocência, o talento, a virtude e o
infortúnio, eram sempre para ele coisas respeitáveis e sagradas, quer se
achassem na pessoa de uma princesa, quer na de uma escrava. Sua
afeição era tão casta e pura como a pessoa que dela era objeto, e
nunca de leve lhe passara pelo pensamento abusar da precária e
humilde posição de sua amante, para profanar-lhe a candura imaculada.
Nunca de sua parte um gesto mais ousado, ou uma palavra menos
casta haviam feito assomar ao rosto da cativa o rubor do pejo, e nem
tampouco os lábios de Alvaro lhe haviam roçado o mais leve beijo pelas
virginais e pudicas faces. Apenas depois de instantes e repetidas súplicas
de Isaura, havia tomado a liberdade de tratá-la por tu, e isso mesmo
quando se achavam a sós.
Somente agora pela primeira vez, Álvaro, dominado pela mais
suave e veemente emoção, ao proferir as últimas palavras, enlaçando o
braço em torno ao colo de Isaura a cingia brandamente contra o
coração.
Estavam ambos enlevados na doçura deste primeiro amplexo de
amor, quando o ruído de um carro, que parou à porta do jardim, e logo
após um forte e estrondoso - ó de casa! - os fizeram separar-se.


Nenhum comentário: