Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães [parte 11]

- Senhor Martinho, por favor queira não abusar mais da minha
paciência. Se não quer dizer ao que veio, ponha-se já longe da minha
presença...
- Oh! senhor! retorquiu Martinho, sem se perturbar; - já que
a isso me força, pouco me custa fazer-lhe a vontade, e com bastante
pesar tenho de declarar-lhe, que essa senhora a quem dá o braço, é
uma escrava fugida!...
Álvaro, se bem que conhecesse a vilania e impudência do caráter
de Martinho, no primeiro momento ficou pasmo ao ouvir aquela súbita
e imprevista delação. Não podia dar-lhe crédito, e refletindo um instante
confirmou-se mais na ideia de que tudo aquilo não passava de uma
farsa posta em jogo por algum indigno rival, com o fim de desgostá-lo
ou insultá-lo. A pessoa do Martinho, que não poucas vezes, na qualidade
de truão ou palhaço, servia de instrumento às vinganças e paixões
mesquinhas de entes tão ignóbeis como ele, servia para justificar a desconfiança de
Álvaro, que acabou por não sentir senão asco e indignação por tão infame
procedimento.
- Senhor Martinho, - bradou ele com voz severa, - se alguém
pagou-lhe para vir achincalhar-me a mim e a esta senhora, diga quanto
ganha, que estou pronto a dar-lhe o dobro para nos deixar em paz.
A esta sanguinolenta afronta, a larga e impudente cara do
Martinho nem de leve se alterou, e por única resposta:
- Torno a repetir, - bradou com todo o descaramento, - e em
voz bem alta, para que todos ouçam: esta senhora que aqui se acha, é
uma escrava fugida, e eu estou encarregado de apreendê-la e entregá-la
a seu senhor.

Entretanto Isaura, avistando seu pai, que também a procurava por
toda a parte com os olhos, largando o braço de Álvaro correu a ele,
lançou-se-lhe nos braços, e escondendo o rosto em seu ombro:
- Que opróbrio, meu pai! - exclamou com voz sumida e a soluçar.
- Eu bem estava pressentindo!...
- Este homem, se não é um insolente, ou está louco ou bêbado,
- bradava Álvaro pálido de cólera. - Em todo o caso deve ser enxotado
como indigno desta sociedade.
Já alguns amigos de Álvaro agarrando o Martinho pelo braço, se
dispunham a pô-lo pela porta a fora, como a um ébrio ou alienado.
Devagar, meus amigos, devagar!.., disse-lhes ele com toda a
calma. - Não me condenem sem primeiro ouvirem-me. Escutem
primeiro este anúncio que lhes vou ler, e se não for verdade o que eu
digo, dou-lhes licença para me cuspirem na cara, e me atirarem
da janela abaixo.
Entretanto, esta pequena altercação começava a atrair a atenção
geral, e numerosos grupos movidos de curiosidade se apinhavam em
torno dos contendores. A frase fatal - esta senhora é uma escrava! -
proferida em voz alta por Martinho, transmitida de grupo em grupo, de
ouvido em ouvido, já havia circulado com incrível celeridade por todas
as salas e recantos do espaçoso edifício. Um sussurro geral se propagara
por todo ele, e damas e cavalheiros, e tudo o que ali se achava, inclusive
músicos, porteiros e fâmulos, atropelando-se uns aos outros,
arrojavam-se afanosos para a sala, onde se dava o singular incidente que estamos
relatando.
A sala estava literalmente apinhada de gente, que afiava o ouvido e
alongava o pescoço o mais que podia para ver e ouvir o que se passava.
Foi no meio desta multidão silenciosa, imóvel, estupefata e
anelante, que Martinho, sacando tranquilamente da algibeira o anúncio, que nós já
conhecemos, desdobrou-o ante seus olhos, e em voz bem alta e sonora o
leu de principio a fim.
- Bem se vê, - continuou ele concluída a leitura, - que os sinais
combinam perfeitamente, e só um cego não verá naquela senhora
a escrava do anúncio. Mas para tirar toda a dúvida, só resta examinar
se ela tem o tal sinal de queimadura acima do seio, e é coisa que desde
já se pode averiguar com licença da senhora.
Dizendo isto, Martinho com impudente desembaraço se
encaminhava para Isaura.
- Alto lá, vil esbirro!... bradou Álvaro com força, e agarrando
o Martinho pelo braço, o arrojou para longe de Isaura, e o teria lançado
em terra, se ele não fosse esbarrar de encontro ao grupo, que cada vez
mais se apertava em torno deles. - Alto lá! nem tanto desembaraço!
escrava, ou não, tu não lhe deitarás as mãos imundas.
Aniquilada de dor e de vergonha, Isaura erguendo enfim o rosto,
que até ali tivera sempre debruçado e escondido sobre o seio de seu
pai, voltou-se para os circunstantes, e ajuntando as mãos convulsas no
gesto da mais violenta agitação:
- Não é preciso que me toquem, - exclamou com voz angustiada.
- Meus senhores, e senhoras, perdão! cometi uma infâmia, uma
indignidade imperdoável!... mas Deus me é testemunha, que uma cruel fatalidade a
isso me levou. Senhores, o que esse homem diz, é verdade. Eu sou... uma
escrava!...
O rosto da cativa cobriu-se de lividez cadavérica, como lírio ceifado
pendeu-lhe a fronte sobre o seio, e o donoso corpo desabou como bela
estátua de mármore, que o furacão arranca do pedestal, e teria rojado
pela terra, se os braços de Álvaro e de Miguel não tivessem prontamente
acudido para amparar-lhe a queda.
Uma escrava!... estas palavras, soluçadas no peito de Isaura como
o estertor do arranco extremo, murmuradas de boca em boca pela
multidão estupefata, ecoaram largo tempo pelos vastos salões, como o rugir
sinistro das lufadas da noite pela grenha de fúnebre arvoredo.
Este estranho incidente produziu no sarau o mesmo efeito que
faria em um acampamento a explosão de um paiol de pólvora; nos primeiros
momentos, susto, pasmo e uma espécie de estertor de angústia; depois,
agitação, alarma, movimento e alarido.
Álvaro e Miguel conduziram Isaura desfalecida ao boudoir das
damas, e aí, ajudados por algumas senhoras compassivas, prestaram-lhe
os socorros que o caso reclamava, e não a abandonaram enquanto não
recobrou completamente os sentidos. Martinho, inquieto e ressabiado,
os seguia e espiava o mais de perto que lhe era possível, com receio de
que lhe roubassem a presa.
É impossível descrever a celeuma que se levantou, a agitação que
sublevou todos os espíritos, e as diversas e opostas impressões que
produziu nos ânimos aquela inesperada revelação. Com que cara ficariam
tantas belezas de primeira ordem, tantas damas das mais distintas
jerarquias sociais, ao saberem que aquela que as havia suplantado a
todas, em formosura, donaire, talentos e graças do espírito, não era mais que
uma escrava! eu mesmo não sei dizer; os leitores que façam idéia.
Entretanto em muitas delas o cruel desapontamento por que acabavam de
passar não deixava de ser mesclado de um certo contentamento íntimo,
mormente naquelas que se sentiam enfadadas pelas deferências e
homenagens que certos cavalheiros, tomados de entusiasmo, haviam
francamente rendido à gentil desconhecida. Estavam humilhadas, mas
também vingadas. Quanto ás que tinham esperanças ou pretensões ao
amor de Alvaro, - e não eram poucas, - essas exultaram de júbilo ao
saberem do caso, e o nobre mancebo tornou-se o alvo de mil
desapiedados apodos e pilhérias.
- O que me diz do escravo da escrava? - diziam elas - com
que cara não ficaria o pobre homem!...
- Com a mesma. Decerto vai forrá-la e casar-se com ela. Aquilo é
um maluco capaz de todas as asneiras.
- E que mau! Terá ao mesmo tempo mulher e talvez uma boa
cozinheira.
Triste consolação! o estigma do cativeiro não podia apagar da bela
fronte de Isaura, antes mais realçava o cunho de superioridade que o
sopro divino nela havia gravado em caracteres indeléveis.
Entre os mancebos a impressão era bem diferente. Poucos, bem
poucos, deixavam de tomar vivo interesse e compaixão pela sorte da
infeliz e formosa escrava. Por todos os cantos falava-se e discutia-se
com calor a respeito do caso. Alguns, a despeito da evidência dos indícios
e da confissão de Isaura, ainda duvidavam da verdade que tinham diante
dos olhos.
- Não; aquela mulher não pode ser uma escrava, - diziam eles,
- aqui há algum mistério, que algum dia se desvendará.
- Qual mistério? o caso é muito factível, e ela mesma o confessou.
Mas quem será esse bruto e desalmado fazendeiro, que conserva
no cativeiro uma tão linda criatura?
- Deve ser algum lorpa de alma bem estúpida e sórdida.
- Se não for algum sultãozinho de bom gosto, que a quer para o
seu serralho.
- Seja como for, esse bruto deve ser constrangido a dar-lhe a
liberdade. Na senzala uma mulher que merecia sentar-se num trono!...
- Também só o infame do Martinho, com o seu satânico instinto
de cobiça, poderia farejar uma escrava na pessoa daquele anjo! que
impudência! se o visse agora aqui, era capaz de estrangulá-lo!
Entretanto, Martinho, que se havia previamente munido de um
mandado de apreensão, e se fazia acompanhar de um oficial de justiça,
exigia terminantemente que se lhe fizesse entrega de Isaura. Álvaro,
porém, interpondo o valimento e prestígio de que gozava, opôs-se decididamente
a essa exigência, e tomando por testemunhas as pessoas que ali se
achavam, constituiu-se fiador da escrava, comprometendo-se a entregá-la a seu
senhor, ou a quem por ordem dele a reclamasse. Em vão Martinho quis insistir;
uma multidão de vozes, que o apupavam e cobriam de injúrias, forçaram-no a
calar-se e desistir de sua pretensão.
- Ah! malditos! querem-me roubar! - bradava Martinho como
um possesso. - Meus cinco contos! ai! meus cinco contos! lá se vão
pela água abaixo.
E dizendo isto procurou a escada, e saltando-a aos dois e três
degraus, lá se foi bramindo pela porta a fora.

Capítulo 15
Já é passado cerca de um mês depois dos acontecimentos que
acabamos de narrar. Isaura e Miguel, graças à valiosa intervenção de
Álvaro, continuam a habitar a mesma pequena chácara no bairro de
Santo Antônio. Já não lhes sendo mais possível pensar em fugir para
mais longe nem ocultarem-se, ali se conservam por conselho de seu
protetor, esperando o resultado dos passos que este se comprometera a
dar em favor deles, porém sempre na mais angustiosa inquietação,
como Dâmocles tendo sobre a cabeça aguda espada suspensa por um fio.
Álvaro vai quase todos os dias à casa dos dois foragidos, e ali
passa longas horas entretendo-os sobre os meios de conseguir a
liberdade de sua protegida, e procurando confortá-los na esperança de
melhor destino.
Para nos inteirarmos do que tem ocorrido desde a fatal noite do
baile, ouçamos a conversação que teve lugar em casa de Isaura, entre
Álvaro e o seu amigo Dr. Geraldo.

Este, na mesma manhã que seguiu-se á noite do baile, deixara o
Recife e partira para uma vila do interior, onde tinha sido chamado a
fim de encarregar-se de uma causa importante. De volta à capital no fim
de um mês, um de seus primeiros cuidados foi procurar Álvaro, não só
pelo impulso da amizade, como também estimulado pela curiosidade de
saber do desenlace que tivera a singular aventura do baile. Não o tendo
achado em casa por duas ou três vezes que aí o procurou, presumiu
que o meio mais provável de encontrá-lo seria procurá-lo em casa de
Isaura, caso ela ainda se achasse no Recife residindo na mesma chácara;
não se iludiu.
Álvaro, tendo reconhecido a voz de seu amigo, que da porta do
jardim perguntava por ele, saiu ao seu encontro; mas antes disso, tendo
assegurado aos donos da casa que a pessoa que o procurava era um
amigo íntimo, em quem depositava toda confiança, pediu-lhes licença
para o fazer entrar.
Geraldo foi introduzido em uma pequena sala da frente. Posto que
pouco espaçosa e mobiliada com a maior simplicidade, era esta salinha
tão fresca, sombria e perfumada, tão cheia de flores desde a porta da
entrada, a qual bem como as janelas estava toda entrelaçada de ramos
e festões de flores, que mais parecia um caramanchão ou gruta de
verdura, do que mesmo uma sala. Quase toda a luz lhe vinha pelos fundos
através de uma larga porta dando para uma varanda aberta, que olhava
para o mar. Dali a vista, enfiando-se por entre troncos de coqueiros,
que derramavam sombra e fresquidão em tomo da casa, deslizava pela
superfície do oceano, e ia embeber-se na profundidade de um céu límpido
e cheio de fulgores.
Miguel e Isaura depois de terem cumprimentado o visitante e
trocado com ele algumas palavras de mera civilidade, presumindo que queriam
estar sós, retiraram-se discretamente para o interior da casa.
- Na verdade, Álvaro, - disse o doutor sorrindo-se, - é uma
deliciosa morada esta, e não admira que gostes de passar aqui grande
parte do teu tempo. Parece mesmo a gruta misteriosa de uma fada. É
pena que um maldito nigromante quebrasse de repente o encanto de
tua fada, transformando-a em uma simples escrava!
- Ah! não gracejes, meu doutor; aquela cena extraordinária
produziu em meu espírito a mais estranha e dolorosa impressão: porém,
francamente te confesso, não mudou senão por instantes a natureza de meus
sentimentos para com essa mulher.
- Que me dizes?... a tal ponto chegará a tua excentricidade?!..
- Que queres? a natureza assim me fez. Nos primeiros momentos
a vergonha e mesmo uma espécie de raiva me cegaram; vi quase com
prazer o transe cruel por que ela passou. Que triste e pungente decepção!
Vi em um momento desmoronar-se e desfazer-se em lama o brilhante
castelo que minha imaginação com tanto amor tinha erigido!... uma escrava
iludir-me por tanto tempo, e por fim ludibriar-me, expondo-me em face da sociedade à
mais humilhante irrisão! faze ideia de quanto eu ficaria confuso e corrido
diante daquelas ilustres damas, com as quais tinha feito ombrear uma escrava
em  pleno baile, perante a mais distinta e brilhante sociedade!...
- E o que mais é, - acrescentou Geraldo, - uma escrava que
as ofuscava a todas por sua rara formosura e brilhantes talentos. Nem
de propósito poderias preparar-lhes mais tremenda humilhação, um
crime, que nunca te perdoarão, posto que saibam que também
andavas iludido.
- Pois bem, Geraldo; eu, que naquela ocasião, desairado e
confuso, não sabia onde esconder a cara, hoje rio e me aplaudo por ter
dado ocasião a semelhante aventura. Parece que Deus de propósito
tinha preparado aquela interessante cena, para mostrar de um modo
palpitante quanto é vã e ridícula toda a distinção que provém do
nascimento e da riqueza, e para humilhar até o pó da terra o orgulho
e fatuidade dos grandes, e exaltar e enobrecer os humildes de
nascimento, mostrando que uma escrava pode valer mais que uma duquesa.
Pouco durou aquela primeira e desagradável impressão. Bem depressa
a compaixão, a curiosidade, o interesse, que inspira o infortúnio em
uma pessoa daquela ordem, e talvez também o amor, que nem com
aquele estrondoso escândalo pudera extinguir-se em meu coração,
fizeram-me esquecer tudo, e resolvi-me a proteger francamente e a
todo o transe a formosa cativa. Apenas consegui que Isaura recobrasse
os sentidos, e a vi fora de perigo, corri à casa do chefe de polícia,
e expondo-lhe o caso, graças às relações de amizade, que com ele tenho,
obtive permissão para que Isaura e seu pai, - fica sabendo que é
realmente seu pai, - pudessem recolher-se livremente à sua casa, ficando
eu por garantia de que não desapareceriam; e assim se efetuou, a
despeito dos bramidos do Martinho, que teimava em não querer largar
a presa. Todavia, no dia seguinte pela manhã, o mesmo chefe, pesando a
gravidade e importância do negócio, quis que ela fosse conduzida à
sua presença para interrogá-la e verificar a identidade de pessoa.
Encarreguei-me de conduzi-la. Oh! se a visses então!... Através das
lágrimas, que lhe arrancava sua cruel situação, transparecia, em todo o
seu brilho, a dignidade humana. Nada havia nela que denunciasse a
abjeção do escravo, ou que não revelasse a candura e nobreza de sua alma. Era o
anjo da dor exilado do céu e arrastado perante os tribunais humanos.

Nenhum comentário: