Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de maio de 2013

Aula de Leitura - Ricardo Azevedo



A leitura é muito mais
do que decifrar palavras.
Quem quiser parar pra ver
pode até se surpreender:
vai ler nas folhas do chão,
se é outono ou se é verão;
nas ondas soltas do mar,
se é hora de navegar;
e no jeito da pessoa,
se trabalha ou se é à-toa;

na cara do lutador,
quando está sentindo dor;
vai ler na casa de alguém
o gosto que o dono tem;
e no pêlo do cachorro,
se é melhor gritar socorro;
e na cinza da fumaça,
o tamanho da desgraça;
e no tom que sopra o vento,
se corre o barco ou vai lento;
também na cor da fruta,
e no cheiro da comida,
e no ronco do motor,
e nos dentes do cavalo,
e na pele da pessoa,
e no brilho do sorriso,
vai ler nas nuvens do céu,
vai ler na palma da mão,
vai ler até nas estrelas
e no som do coração.
Uma arte que dá medo
é a de ler um olhar,
pois os olhos têm segredos

difíceis de decifrar.


***E você, o que pensa sobre a leitura?***

59 comentários:

Anônimo disse...

muito legal o poema

david disse...

você tem bons poemas mais esse é interessante demais

Aline Stegemann 7º 1 disse...

Gostei muito do texto , achei interessante! Gostei das rimas que tem no meio do poema .

stedfany disse...

o poema q vc postou é muito legal e interessante,ele fala da relidade,bem diferente de outro q eu já li.

Thiago lui santo 7ano1 disse...

Eu gostei muinto sobre as palavras e rimas que fala no poema.

fernanda vieira borges7ano1 disse...

oi eu penso sobre a leitura que e muito educativo e inssentiva a leitura das crianças

Henrique 7°1 disse...

eu acho que a leitura é muito importante na nossa vida porque sem a leitura não iriamos aprender nada não iriamos saber ler.

lucas e bruno 7ºano1 disse...

A leitura é um passa tempo no dia a dia das pessoas.



Lucas e Bruno 7ºano1

Hilda disse...

Eu acho a leitura um recurso muito bom.Aprendemos a ler melhor,a escrever,decifrar,interagir melhor com as pessoas....LER,um recurso que todas as pessoas deviam praticar...
"Meus filhos terão computador sim,mai antes,terão livros(...)"
Hilda Maria Cardoso 7° ano 1

Cleyton Bastos disse...

Eu gosto de ler e gostei do poema! :D

Amanda C. e Amanda S. 7º1 disse...

Leitura é essencial para nosso crescimento, ela esta em todos os momentos da nossa vida, e o texto fala bem nisso.

David 7ano1 disse...

Eu penso da leitura como uma aprendisagen e gostar mais do livros, poemas, testos ...

Vitoria, Andressa 7 ano1 disse...

Gostostamos de leitura, porque tem palavra que nós não conhecemos e podemos aprender,a leitura nós leva para outro mundo!

Gabriela disse...

Acho que leitura não é apenas passar os olhos e ler qualquer coisa , mais é interagir com a leitura , fazer com que a leitura se forme rotina do seu dia-a-dia !

7° ano 1 Gabriela Borowiak

Davi 7ano1 disse...

Eu penso que a leitura é um hobbi,que nós deveriamos praticar todos os dias.

Vanessa Reitz Seifert 7ano1 disse...

A leitura do poema foi um susseso; Pois e muito importante para as pessoas

IGOR 7_1 disse...

Eu gosto mais de livros que viraram filmes, mais os poemas são muitos legais.









Igor LUIZ 7_1

Aline Stegemann 7º 1 disse...

Achei interessante o poema! Eu gosto muito de ler , acho que a leitura é essencial para o nosso viver , nós vamos precisar da leitura pelo resto da vida.

Danielly disse...

A Leitura é muito importante,para a vida de todos!Crianças,jovens,adultos e até para os professores.
Eu por exemplo,leio todo dia um pouco,eu lei qualquer tipo de livro
seja ele ficção, literatura juvenil, até mesmo contos.
Com a leitura concluímos o nosso dia e conquistamos sabedoria.
Danielly 7° ano 1.

Gustavo disse...

Leitura é uma ótima forma de nós abrirmos nossas mentes entrar em nossa imaginação. Existe pessoas que não gostam de ler,não sabem o que tão perdendo,porque a leitura é o que nos leva a aprendizagem e a nossa imaginção e hoje em dia quem não sabe ler não consegue ter um bom futuro.

David 7ano1 disse...

A leitura é um ensentivo para as pessoas

Rafael 7º1 disse...

A leitura é muito importante para nossa vida,sem ela não há aprendizado.

stefany zelia pereira 7ano1 disse...

o poema q vc postou é muito interessante pq fala a realidade,bem diferente do q eu ja li

a leitura é parte da vida de cada um de nós pq nós dependemos dela

joao victor disse...

A leitura e muito importante para nossa vida.
com a leitura sempre conquistamos algo em nossa vida.


joao 7ano1


alessandra e gabrielle disse...

a leitura ela é muito boa para aprender mais os textos.A leitura é muito boa para a gente desenvolver mais as leituras.Aluna:alessandra 7ano1.

a leitura é uma forma de apredisagem que todos gostam.quando você abreu livro você não quer mais deixar de ler.aluna:gabrielle 7ano1.

ana paula disse...

A leitura muito interessante é uma porta para um caminho de fantasia...



Ana Paula, 7 ano 1

Anderson pantano 7ano 1 disse...

A leitura e muito inportante sen ela nos nao saberia quase nada

Bruna de Oliveira disse...

Eu penso na leitura como um método de viver,graças a leitura que consiguimos subir na vida,é ela que vai nos ajudar no futuro tendo um bom emprego e uma ótima vida.
Gosto muito de ler.


Bruna de Oliveira 7°1

Iris Raimundo do Prado 7 ano 1 disse...

achei muito interessante esse poema ! eu gosto de ler , nos vamos precisar da leitura pelo resto da vida.

Stefani gabrieli disse...

A leitura é muito interessante para quem quer ter um grande futuro,eu adoro ler.


Stefani Gabrieli

7 ano 1

juliana karolina mendes 7° 1 disse...

eu acho que a leitura muito importante,lendo as pessoas aprendem muito mais do ler e aperndem palavras novas.

MARIA LUIZA 7 ANO 3 disse...

EU ACHEI O POEMA MUITO INTERESANTE, PORQUE TEM RIMAS FALA DA REALIDADE DO MUNDO,E SEMPRE QUERENDO ENSINAR ALGO NOVO

LAVINIA 7 ANO 3 disse...

EU ACHO A LITERATURA MUITO IMPORTANTE E INTERESANTE PARA O DESENVOVILMENTO DO SER

Alunas Thays e Kimberly 7°3 disse...

Achamos legal e interessante, pois nos incentiva a ler mais. *-*

luiz 7 ano 3 disse...

eu achei muito interesante pelas rimas e pelo seu assunto

GABRIELA 7 ANO 3 disse...

Eu acho a leitura um recurso muito bom.Aprendemos a ler melhor,a escrever,interagir,um recurso que todas as pessoas deviam praticar

Vinicius Peres ----> 7º3 disse...

Achei muito bom muito bem pensado, é uma grande mensagem para uns e um enorme interesse para quem aprecia poemas como eu.

Diogo e Hiago 7ano3 disse...

eu gostei muito do poema teve bastante coisas interesantes

Matheus 7º3 disse...

acho que e uma grande fonte de sabedoria

Thalita & Carina 7ano 3 disse...

O poema,é muito interessante pois faiz nois inspirar.E o poema é muito,criativo,não tenho palavra pra comentar,mas enfim eu gostei muito do poema!

Solon Ventura Neto 7°ano3 disse...

Leitura é mais que um filme...
É imaginar tudo oque acontece !!!
E sentir como se fosse você .

Anônimo disse...

bom achei o poema muito legal, as rimas fazem o poema ter muita realidade.

gustavo brancehr dolçan 7°3 disse...

eu acho muito legal por que você fica lendo e nem vê o tempo passar

kleiton disse...

achei o poema muito legal, as rimas fazem o poema ter realidade

Alunas Thays e Kimberly 7°3 disse...

Acho que a leitura faz termos uma cultura melhor, a leitura é uma descoberta de palavras e coisas novas, faz sermos mais cultos.*-*
Obs: Essa é a resposta certa.

Ana Claudia 7ano3 disse...

o poema é muito interessante tem muitas palavras encantadoras eu vou continuar lendo porque é muito legal...

Giovana Schmitz??/ disse...

Eu penso que a leitura desperta o conhecimento

Thalita & Carina 7ano 3 disse...

A Leitura é muito importante pois aprendemos mais e conhecemos palavras novas.E conhecemos mais a travez da leitura.

Luiz Gustavo Pontes Batista 7°3 disse...

leitura é ver a vida com mais cor
é voar livre sem sair do chão
e mergulhar num mar de letras
é pensar de forma diferente
é a vida melhor...
a leitura...
uma aventura
talvez uma comédia
ou até um terror
mas o importante...
é ler.

Maria Eduarda - 7 ano 3 disse...

A leitura é essencial, afinal sem ela nós não saberiamos a maioria das coisas que precisamos para o nosso futuro. E a leitura, além de ser importante é legal.
























Gabriel Rosa e Guilherme Nardes 7 Ano 3 disse...

A Leitura é essencial
para tudo e todos.
Pois sem ela não
seriamos nada.

lucas edinelson santana 7ano3 disse...

muito legal eu acho que a leitura é muito interessante para nós. Sem aleitura nois não vivemos



emanuel borges 7º3 disse...

eu acho muto legal pois estimula a mente e a produções de texto e interpretação

guilherme piaz 7ano3 disse...

Muito legal leitura é muito importante pra nós. Sem a leitura nós não seriamos nada. parabéns pelo blog!

Stefani Vilhoni Goncalves 7º3 disse...

eu gostei pois a leitura e muito importante para a linguagem e para o aprendizado.

gabriel iuri disse...

muito bom, não gosto de poemas mas desse eu gostei

Giovana Schmitz disse...

Eu penso que o poema disperta o conhesimento

claúdio J.7.3 disse...

Eu achei muito interessante o
poema pois desperta vontade de ler

Gabriel Araujo Rosa Arthur Henrique Hort disse...

Com:Arthur Henrique Roart