Total de visualizações de página

domingo, 30 de dezembro de 2012

Descritores Avaliativos do Gênero Poema


  • Tema - O poema se reporta de forma pertinente a algum tema específico?
  • Adequação ao gênero (discursiva) - Considerado em seu conjunto, o texto tem unidade de sentido? Atende a finalidades predominantemente estéticas?
  • Adequação ao gênero (linguística) - Para a construção do poema, o autor se utiliza de quais destes recursos?  Organização em versos e estrofes, efeitos sonoros: ritmo marcado ( regular ou irregular) e rimas (regulares ou ocasionais), repetição de letras, de palavras ou expressões, repetição da mesma construção [paralelismo sintático], emprego de figuras: comparação, metáfora, personificação... Outros recursos eventualmente usados produzem efeitos estéticos apropriados?
  • Marcas de autoria - O título do poema motiva a sua leitura? O poema envolve o leitor por meio de recursos e procedimentos efetivamente literários? O retrato poético revela um modo peculiar de ver o local? Por suas escolhas e recursos, o poema pode surpreender e seduzir o leitor?
  • Convenções de escrita - O poema segue as convenções da escrita ou rompe com elas propositalmente, visando à poeticidade? A organização do texto explicita o uso de recursos poéticos, como a organização em versos, e estrofes?
Fonte: www.escrevendoofuturo.org.br

Nenhum comentário: