Total de visualizações de página

domingo, 30 de dezembro de 2012

Descritores Avaliativos de Memórias Literárias


  • Tema - O texto se reporta de foma pertinente à cultura e à história?
  • Adequação ao gênero (discursiva) - O texto resgata aspectos do lugar pela perspectiva de um antigo morador? Ou aspectos da sociedade ou vivência passadas pelo olhar  de quem presenciou o fato comentado?  O texto deixa transparecer sentimentos, impressões, apreciações que atendam à finalidade de enredar o leitor?  A organização geral do texto obedece à lógica narrativa?  As referências a objetos, lugares, modos de vida, costumes, palavras e expressões que já não existem ou se transformaram reconstroem experiências pessoais vividas?
  • Adequação ao gênero (linguística) - As memórias são assumidas em primeira pessoa? No caso de o autor recorrer a outras vozes, estão adequadamente articuladas no texto? O uso de tempos verbais e dos indicadores de espaço situa adequadamente o leitor em relação aos tempos e espaços retratados no texto?  Os recursos de linguagem são adequados ao caráter literário das memórias? O texto deixa transparecer que o autor fez entrevistas para produzi-lo, recuperando lembranças de outros tempos relacionadas ao lugar onde vive? 
  • Marcas de autoria - O título instiga o leitor? O autor elaborou de modo próprio e original as lembranças dos entrevistados?
  • Convenções de escrita - O texto atende as convenções de escrita (morofossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)?  Quando há rompimento das convenções de escrita, isso ocorre a serviço do sentido do texto?
Fonte: www.escrevendoofuturo.org.br

Nenhum comentário: