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segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - COMO PROCEDER EM CADA ETAPA

Eis as etapas de realização e aplicação da sequência didática a serem observadas para o desenvolvimento de um bom trabalho em sala de aula segundo a teoria de Dolz e Schneuwly:

1 - Compartilhar a proposta de trabalho com os alunos
De que maneira você irá apresentar seu projeto de trabalho aos alunos? Leitura de um texto? Filme? Dramatização? Use a criatividade e cative-os, envolvendo a todos. Não esqueça de relacionar num cartaz e fixá-lo na sala para que todos saibam quais os seguintes passos nas próximas aulas.

2 - Mapear os conhecimentos prévios dos alunos
Realizar esse diagnóstico é muito importante para você saber o que os alunos sabem sobre o gênero e a temática a ser trabalhada. Sugere-se uma produção escrita e individual do gênero.  A análise dos textos mostrará as carências e as virtudes dos alunos em relação a eles. Esta etapa possibilitará a averiguação dos avanços de seus alunos em relação ao que será trabalhado até o final de sua sequência.  Outra possibilidade, é a indagação oral sobre o que a turma conhece a respeito do que se pretende trabalhar.  Dá um pouco de barulho, muitos querem falar ao mesmo tempo, mas também é importante como instrumento de mensuração quando devidamente registrado em seu planejamento quais suas observação depois desta etapa.

3 - Ampliar o repertório dos alunos (analisar as marcas do gênero e buscar informações sobre o tema)
a) Quantos e quais textos você irá trabalhar para analisar o repertório dos alunos?  Uma boa dica é valer-se de pelo menos uns 6 textos, de três temas diferentes. A cada tema um texto é lido, discutido oralmente, trabalhado com questões escritas e depois amplia-se o repertório sobre o tema com a leitura de outro texto, outro autor, de preferência em outro suporte e pode-se comparar os posicionamentos dos autores sobre o mesmo tema oralmente.

b)  Para explorar esses textos, você pensou em questões de gênero e texto? Essas questões foram suficientes para desenvolver a competência leitora de seus alunos?

c)  Você contemplou atividades de análise linguística de forma contextualizada?  Observe o exemplo caso tenha dúvidas de como elaborar questões deste tipo:

a) Normalmente quando se usa a palavra mas é para expressar ideias contrastantes, pensamentos opostos e restritivos.  Entretanto, no trecho selecionado é possível notar que ele foi utilizado com um outro sentido que não este.  Você saberia dizer com que sentido ele foi empregado? 

A adolescência é uma fase notável na vida. Talvez por ser a etapa do desenvolvimento humano marcada pelas transições que efetivamente promovem o adolescente à juventude.  Nela acontecem as trocas de experiências, descobertas diárias, crises de relacionamentos, oportunidades a todo instante e pra tudo o que se possa imaginar... Mas tudo mesmo...

d) Atentou para aspectos de intertextualidade?

e)  E a oralidade como foi contemplada no projeto?  É preciso lembrar que tão importante quanto ensinar a escrita, é ensinar a se posicionar oralmente, pois muito diferente de conversar com um colega é argumentar sobre determinados assuntos e em diferentes situações.

4 - Produzir texto coletivo
Este é o momento para você resgatar todas as informações trabalhadas sobre o gênero e a temática.  Com a participação da turma, registre os aspectos tanto de gênero quanto de tema no quadro ou em um cartaz construindo juntamente com eles um texto   acerca do que foi trabalho em sala. A produção poderá ocorrer por meio de tópicos ou fazendo-a na íntegra.  É muito importante o envolvimento do professor nessa tarefa.  

5 - Escrever um texto individual
Mostre a seus alunos que todos são capazes de escrever.  Incentive e ajude-os a transformar ideias.  Esta é a hora para que eles apliquem os conhecimentos obtidos durante as atividades.  O silêncio e a harmonia na sala neste momento são fundamentais para a fluência de uma linguagem criativa, imaginativa, coerente e coesa.  Como você imagina esse momento em sua turma? Acontecerá no início ou no final das aulas? Como se dará a motivação? Que orientações serão dadas?  É interessante ter isso planejado com antecedência.

6 - Fazer a revisão e o aprimoramento do texto
Como seus alunos já escreveram a primeira versão do texto e deverão fazer a reescrita, é importante que você já tenha lido e analisado essa atividade, indicando o que podem alterar para aprimorar.
Sugestões para aprimoramento
  • Escolha um texto significativo e antes de iniciar qualquer trabalho lembre-se de pedir autorização do aluno, autor do texto.
  • Explique aos alunos que você vai transcrever no quadro um texto escrito por um deles. Desafie-os a pensar junto com você como melhorá-lo.  Que sugestões vocês dariam a quem escreveu? O que fazer para que fique mais cativante?
  • Divida o quadro.  No lado esquerdo, copie o texto, no outro, as sugestões dos alunos.
  • Usando os comentários como apoio, vá fazendo perguntas aos alunos, ajudando a turma a perceber os problemas.  Quando encontrarem juntos a melhor forma para resolver as questões apontadas, reescreva o texto, incluindo as sugestões, no outro lado, aquele no qual está o texto original na íntegra.
  • Estimule-os a pensar, trocar ideias e tirar conclusões.  Organize-os para que fale um de cada vez. Quando for preciso, esclareça dúvidas, aponte as questões que eles não conseguiram identificar e as possíveis soluções.
  • No final, peça aos alunos que comparem as duas colunas e mostre-lhes como um texto pode ganhar em qualidade depois de ser revisado e reescrito.
Revisão individual
  • Entregue as produções aos alunos para que cada um deles retome o exercício, fazendo a revisão do próprio texto.  Para ajudar na tarefa, prepare um cartaz com um roteiro das principais questões a serem observadas.
  • Os alunos podem usar lápis ou caneta de cor diferente para destacar as mudanças.  Podem marcar a reorganização ou o acréscimo de ideias, a correção de palavras, as mudanças de pontuação.
  • Ao final do exercício, que poderá ocorrer em uma aula posterior, os alunos devem passar o texto a limpo, revisado.
7 - Publicar os textos produzidos pelos alunos
Terminada a empreitada, é hora de valorizar essa conquista.  Prepare uma cerimônia especial para o lançamento de um livro com produções ou outro material, conforme foi sugerido no início do projeto.  Convide pais, e a comunidade para participar do evento.  Registre através de fotos, filmagens ou relatos todo o processo para montar um painel/mural para mostrar à comunidade.  Leia alguns textos.  E lembre-se, atividades diferentes sempre encantam e motivam seus alunos, principalmente quando sabem com antecedência qual a finalidade do que está sendo produzido.

 Espero ter ajudado e contribuído com sua prática pedagógica.
Aguardo seus comentários e sugestões para outras postagens...



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