Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Gêneros Textuais

São maneiras de organizar as informações linguísticas de acordo com a finalidade do texto, om o papel dos interlocutores e com as características da situação.

Aprendemos a reconhecer e utilizar gêneros textuais no mesmo processo em que "aprendemos" a usar o código linguístico: reconhecendo intuitivamente o que é semelhante e o que é diferente nos diversos textos.

Do mesmo modo que desenvolvemos uma competência linguística quando aprendemos o código linguístico, desenvolvemos uma competência sociocomunicativa quando apreendemos comportamentos linguísticos.  A identificação dos gêneros está incluída nesta competência sociocomunicativa.

Toda nossa comunicação se dá por textos.  E todo texto, por sua vez, se realiza em um gênero.

Gêneros textuais são realizações linguísticas concretas definidas por  propriedades sociocomunicativas; é a situação de produção de um texto que determina em que gênero ele é realizado.

Por isso, gêneros não se definem por aspectos formais ou estruturais da língua, estão ligados à natureza interativa do texto, ou seja, à sua funcionalidade, ao seu uso.

É pelo desenvolvimento da competência sociocomunicativa que aprendemos a organizar  e a identificar os diferentes gêneros textuais.

Resumindo: Gênero nada mais que a forma como organizamos o texto, ou seja, é uma questão de uso.

Nenhum comentário: