Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Anúncio - Conceitos e Definições

Comercialmente falando, anunciar visa promover vendas, e para vender é necessário, na maior parte dos casos, convencer, promover uma ideia sobre um determinado produto. Em virtude da origem eclesiástica da palavra, muitos preferem usar publicidade em vez de propaganda; contudo, hoje em dia, ambos os termos são usados indistintamente, particularmente no Brasil.
De todos os conceitos, tiramos as seguintes conclusões:
  • a publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, um serviço ou uma marca;
  • seu objetivo é despertar, nos consumidores, o desejo pela coisa anunciada, ou destacar aspectos que diferenciam o produto de seus concorrentes;
  • ela faz isso abertamente, sem encobrir o nome e as intenções do anunciante;
  • os anúncios são matéria paga.

A propaganda ou anúncio precisa falar a linguagem de uma geração mais, mais objetiva, mais arejada e moderna  e mais experiente nas relações com o consumo.  Não se limita a uma boa ideia, precisa envolver um planejamento.

Todo anúncio é uma sedução. Pode ser um êxito ou um fracasso. Tenha em mente que não existem linhas objetivas com as quais seja possível medir de antemão a eficácia de um anúncio. O redator deve entender que propaganda não é arte - é uma técnica comercial. Não é feita para ganhar elogios; é feita para ganhar dinheiro.

Texto retirado do  livro Propaganda: teoria, técnica e prática.

(Ver postagem - Gênero Propaganda de 28/06/2011)






Nenhum comentário: