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terça-feira, 6 de junho de 2017

Língua Portuguesa - 6º Ano

3º Trimestre

Conto
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

Intertextualidade;
Célula dramática (apresenta apenas uma);
Narrador;
Personagem;
Espaço restrito;
Tempo curto;
Conflito;
Narrativa;
Desfecho;
Finalidade;
Suporte.

Objetivos

Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
Produzir, revisar e editar (socializar) contos;
Identificar, por meio de suas características, o conto como gênero discursivo;
Aprimorar a competência em leitura, compreensão e interpretação de textos;
Identificar as marcas do gênero (as circunstâncias comunicativas, o conteúdo temático, construção composicional, foco narrativo, personagens, espaço, tempo, desfecho e a finalidade do texto);
Identificar informações implícitas e explícitas em um texto;
Identificar os elementos coesivos no texto;
Compreender a importância dos verbos, advérbios e locuções adverbiais como indicadores das circunstâncias e construção composicional do texto;
Revisar os sinais de pontuação e seus efeitos na construção de sentido do texto;
Identificar informações principais em um texto;
Sistematizar as informações dos textos lidos;
Empregar adequadamente o discurso direto e indireto na produção textual;
Perceber a relação do texto lido com outros textos.  


Resumo
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

Objetivo, método, resultados e conclusões do documento;
Sequências de frases concisas e afirmativas;
Tema explícito no texto;
Fidelidade ao texto original;
Registro de informações essenciais com as próprias palavras;
Supressão de detalhes secundários;
Generalização (supressão de proposições e substituição das mesmas);
Ordenação e organização das ideias;
Texto expositivo, impessoal, sequências explicativas;
Intertextualidade (paráfrase);
Linguagem visual (esquemas);
Articuladores textuais (conjunções);
Finalidade;
Suporte;
Intertextualidade (paráfrase);
Ideia principal.
Apresenta o assunto da obra de maneira sucinta;
Ausência de comentários pessoais (exceto em caso de resumo crítico);
Respeito à ordem das ideias e dos fatos apresentados no texto original;
Emprego de linguagem clara e objetiva, com frases breves e diretas;
Evitar transcrição de frases do texto original;
Presença de referência bibliográfica da obra resumida;
Uso da 3ª pessoa do singular, preferencialmente;
Uso de verbo na voz ativa.

Objetivos

Compreender o resumo como procedimento de estudo;
Produzir, revisar e editar (socializar) textos do gênero;
Revisar os sinais de pontuação e seus efeitos na construção dos sentidos do texto;
Identificar informações principais em um texto;
Aprimorar a competência em leitura, compreen-são e interpretação de textos;
Sistematizar as informações dos textos lidos;
Promover a leitura e a análise de textos sintéticos;
Entender métodos e elementos necessários para a produção de resumos;
Resumir texto ou uma situação, sintetizar, abreviar informações e fatos, sem perder o essencial;
Compreender claramente o conteúdo, de modo a fazer escolhas: deixar de lado o acidental (detalhes, explicações, exemplos) e ficar com o essencial (ideias principais);
Organizar as ideias fundamentais do texto original num discurso seu, coeso e coerente;
Ser absolutamente fiel às ideias expressas pelo autor, não acrescentando informações subsidiárias;
Usar nível padrão de linguagem, com vocabulário próprio, sem copiar frases ou expressões (a não ser as absolutamente necessárias);
Transferir as habilidades desenvolvidas com este gênero textual para outras disciplinas. 
Perceber a ordem em que as informações são dispostas no texto;
Perceber a relação do texto lido com outros textos;
Perceber o foco narrativo do texto (3ª pessoa);
Reconhecer e empregar os sinais de pontuação próprios desse gênero;
Perceber o emprego do verbo na voz ativa como elemento formador de sentido do texto.

Fábula
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

Temporalidade: tempo impreciso (“Um dia; uma vez; certa vez”);
Lugar: pouco detalhado;
Elementos coesivos;
Moral;
Texto curto;
Personagens;
Finalidade: aconselhamento, ensinamento, crítica, ironia;
Unidade temática;
Tema: definido pelas características dos personagens;
Temática: atitudes humanas (fraqueza/força, ingenuidade/esperteza; ganância, gratidão/ ingratidão; bondade/maldade etc);
Modo indireto de atingir os ouvintes ou os leitores;
Intencionalidade: ensino, aconselhamento, convencimento, diversão, crítica, sátira;
Substantivo;
Intertextualidade;
Comparação: homem x animal,  objetos x plantas;
Resolução de problema;
Situação de produção: quem conta,  para quem , em que momento;
Conflito: uma situação problema.

Objetivos

Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
Produzir, revisar e editar textos do gênero;
Identificar, por meio de suas características, o texto poético como gênero discursivo;
Criar situações de fantasia e encantamento;
Desenvolver a leitura como fonte de informação, cultura e lazer;
Perceber o emprego dos verbos na construção composicional do texto;
Empregar adequadamente o discurso direto e indireto na produção textual;
Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação;
Identificar tema, mensagem e valores expressos no texto;
Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir das observações sobre a pontuação;
Observar e apropriar-se de aspectos da língua próprios do gênero;
Identificar o artigo e o substantivo como elementos formadores de sentido do texto;
Perceber a importância dos pronomes na construção de coesão e sentido do texto;
Perceber a relação do texto lido com outros textos;
Perceber o problema tratado no texto e a solução apresentada para resolvê-lo;
Refletir sobre as condições de produção do texto;
Perceber a intenção do autor/texto e os procedimentos adotados para realizá-la.  

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