sexta-feira, 26 de maio de 2017

Língua Portuguesa - 4º Ano

2º Trimestre

Lendas Africanas

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo

·         Mistura de fatos reais e históricos com o imaginário;
·         Falam sobre a tradição de um povo;
·         Fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica;
·         Única temática;
·         Intertextualidade;
·         Suporte;
·         Personagens;
·         Tempo;

·         Lugar (espaço).

Objetivos
·         Verificar os conhecimentos prévios a respeito do gênero;
·         Construir repertório inicial do gênero;
·         Comparar várias lendas referentes a estrutura e as características deste gênero textual;
·         Recontar a história;
·         Inferir informações a partir do texto;
·         Identificar o tema, a mensagem e os valores expressos no texto;
·         Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir das observações sobre pontuação, entonação e ênfase;
·         Perceber as emoções que as histórias transmitem;
·         Ler, reconhecer, compreender e interpretar os textos;
·         Utilizar de diferentes linguagens para representar a história;
·         Produzir textos coletivamente de lendas lidas, atendo-se a coerência e coesão;
·         Ampliar vocabulário;
·         Reescrever textos individuais com função comunicativa, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
Identificar, reconhecer, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.

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Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
  •       Na estrutura do anúncio estão frases imperativas (compre tal coisa, faça de tal maneira, faça isto). Caracterizam-se por seu trabalho de síntese: através de relatos resumidos, descrições precisas, diálogos breves, argumentações econômicas, situam o receptor no mundo desejado;

Intertextualidade;
 Produto anunciado;
Público (perfil);
Informações;
Finalidade do anúncio;
Linguagem sintética dos slogans;
Imagem (deve produzir forte impacto visual);
Ideia veiculada;
Adjetivos com conotação positiva;
Cores;
Linguagem apelativa; 
Suporte;
Texto (deve ter frases curtas e linguagem convincente. Faz parte do texto o nome do anunciante);

- Título – Compõe-se de frases concisas, porém atrativas.
- Imagem – Representa um elemento de fundamental importância para o discurso, dado o seu caráter persuasivo.
- Corpo do texto – Trata-se do desenvolvimento da ideia em si, proporcionando uma interação entre os interlocutores por meio de um vocabulário sugestivo e adequado ao público-alvo.
- Identificação do produto ou marca – Constitui-se de uma assinatura do próprio anunciante, podendo também haver um slogan – uma frase curta que defina o produto anunciado. 

Objetivos

·         Verificar os conhecimentos prévios a respeito do gênero;
·         Reconhecer as características do gênero;
·         Identificar a finalidade do texto ( convencimento);
·         Conhecer os aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
·         Verificar em que suporte esse gênero circula;
·         Identificar o contexto de produção;
·         Produzir, revisar e editar textos do gênero;
·         Identificar, reconhecer, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero;
·          Ler, compreender, interpretar textos publicitários;
Perceber os elementos característicos de um texto publicitário: produto, logomarca, slogan, linguagem não verbal, público alvo, jingles e informações;
Identificar os apelos emocionais e racionais dos anúncios;
Reconhecer os recursos linguísticos e não linguísticos mais utilizados: cores, formas, imagens, fontes gráficas;
Posicionar-se criticamente como receptor, consumidor e produtor de textos publicitários;
Perceber a intertextualidade presente nos textos;
Reconhecer e empregar adequadamente os tempos verbais do modo imperativo;
Compreender a importância dos verbos, advérbios e locuções adverbiais como indicadores das circunstâncias e construção composicional do texto.


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