Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Fazendo a educação acontecer no Brasil

Não sei dizer de quando é este texto, mas navegando na internet encontrei o relato que me emocionou. Parabéns professor Rodrigo Pereira pelo seu belo trabalho, dentro e fora da escola.

Era uma casa muito engraçada

O Poema-Música "A Casa", de Vinícius de Moraes, desencadeou esta experiência pedagógica e social que agora relato. N.B. é uma aluna que todo professor sonha trabalhar: dedicada e comprometida. A sua condição social nunca atrapalhou seu aprendizado, aliás tinha muito zelo pelos seus materiais e sempre questionava em busca de novos conhecimentos. Preparei uma aula, partindo da leitura e audição da música "A casa". A análise ganhou força, e foi possível desenvolver um trabalho reflexivo sobre as condições de moradia da população, especulação de preços de lotes e casas, como se definia as condições de vida de quem mora no centro e nas periferias. Debatemos o tema periferia e o que é ser periférico.
Enfim o trabalho foi muito bem aceito, algumas considerações surgiram. N.B. foi uma que me segredou que toda aquela discussão tinha tocado que para ela tinha muita relação. Não entendi, pois não conhecia sua casa, nem seu bairro. Foi aí que surgiu a ideia de levar uns presentes na sua casa. Realidade é uma palavra que quando inserida num contexto pode nos deixar com sentimentos até então nunca experimentados. Esta realidade fez isso comigo. N.B. nos recebeu com um sorriso que não condizia com o que eu via: um barraco de lona extremamente precário, aquela "casa engraçada", agora tinha perdido a graça. Na minha mala de experiências não tinha nada que eu pudesse retirar para mudar a situação. Apesar de todo o tempo de estudo, naquela hora fui eu que aprendi. Aprendi que o sonho de uma criança nunca pode ser ignorado e que nosso trabalho precisa fazer a diferença. A dona de um escritório de distribuição de gás, porém, soube da história e resolveu doar a instalação.

Num sábado cedinho desmontamos a casa e levamos no lote de N.B. Contratamos um pedreiro e logo ergueu a casa. Aquela casa que não tinha teto, não tinha nada, melhorou, ganhou dignidade, fez com que aquele sorriso pudesse ser renovado, fez com que aquela menina sonhadora acreditasse que é possível transformar um mundo tão desigual, através da educação, num mundo melhor para todos. Vinícius de Moraes se orgulharia em saber que a partir de um dos seus poemas surgiu uma história capaz de transformar a vida de uma garota batalhadora. Os alunos se interessaram ainda mais pelo poeta da "Casa Engraçada", outros poemas virão e certamente nos levarão a outras histórias e a outras viagens, cujo preço do bilhete é apenas o interesse no aprendizado.

RODRIGO PEREIRA

Tenho 37 anos, sou professor da Rede Pública Estadual e acredito muito na força da educação pública como instrumento de transformação social.

Fonte: http://neteducacao.com.br/as-caras-da-educacao/era-uma-casa-muito-engracada

Nenhum comentário: