Entrevista
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Tema;
● Título;
● Objetivos;
● Apresentação gráfica;
● Sequência lógica;
● Vocabulário claro,
acessível e rigoroso;
● Suporte;
● Mensagem;
● Estrutura
caracterizada por perguntas e respostas;
● Limitação da quantidade de perguntas;
●
Envolvimento de pelo menos dois
indivíduos – o entrevistador e o entrevistado;
● Papel do
entrevistador: abrir e fechar a entrevista, fazer perguntas, suscitar a palavra
ao outro, incitar a transmissão de informações, introduzir novos assuntos,
orientar e reorientar a interação;
● Gênero oral,
podendo ser transcrito para ser publicado em revistas, jornais, sites da
Internet;
● Público alvo;
● Natureza,
apresentação, fechamento, abertura e tom de formalidade;
●
Texto informativo cujo objetivo é fazer com que o leitor/ouvinte conheça melhor
as opiniões e ideias do entrevistado. Objetivos
● Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do
gênero;
● Identificar, por meio de suas características, a
entrevista como gênero discursivo;
● Produzir, revisar e editar textos, levando em conta as características
do gênero e as condições de produção;
● Usar linguagem adequada nas diferentes situações
discursivas;
● Distinguir entrevista no rádio, TV, chat e mídia impressa;
● Analisar criticamente perguntas e respostas, ou as
informações selecionadas para integrar um perfil, para identificar a visão do
entrevistador/entrevistado ou veículo de comunicação e o público-alvo;
● Desenvolver capacidades
orais de perguntas e conduzir uma conversa com um tema dirigido;
● Transcrever a linguagem oral para a escrita, fazendo as
adaptações necessárias ao gênero entrevista;
● Escrever entrevista, obedecendo aos critérios da
variedade linguística, suporte a que se refere e ao seu público-alvo;
● Elaborar perguntas de
acordo com o tema, os objetivos da entrevista, as expectativas do entrevistador
e de possíveis leitores, ouvintes ou espectadores;
● Adequar as perguntas ao
entrevistado ( personalidade, nível
etário, nível sociocultural…) e à
situação (momento, lugar );
● Construir perguntas
variadas (mais abertas – O que pensa de…? – ou mais fechadas - Gosta de…?),
evitando influenciar respostas e procurando alternativas para eventuais fugas
ao tema;
● Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua
ordenação;
● Discutir sobre as distinções entre língua falada e língua
escrita;
●
Perceber a relação do texto lido com outros textos. Memórias Literárias
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Narrador;
● Vozes presentes
no texto;
● Transposição de
gênero;
●
Intertextualidade;
● Finalidade;
● Suporte;
● Uso do adjetivo
e sua importância para caracterização de impressão de pessoas, lugares e
situações;
● Verbos:
pretérito perfeito e imperfeito;
● Marcadores
temporais;
● Indicadores de
espaço;
● Vocabulário de
época;
● Palavras e
expressões que situam o leitor no tempo passado.
Objetivos
● Ler,
reconhecer, compreender, interpretar textos do gênero;
● Identificar, por
meio de suas características, memórias como gênero discursivo;
● Produzir,
revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as
condições de produção;
● Analisar textos
do gênero memórias, observando expressões mais comuns;
● Identificar o
foco narrativo;
● Perceber os
elementos descritivos presentes nesse gênero;
● Observar o
efeito provocado pela forma como o autor descreve fatos, sentimentos e
sensações;
● Reconhecer o
gênero memórias nos textos que relatam fatos, acontecimentos, lembranças do
passado;
● Documentar e
memorizar as ações humanas;
● Representar
pelo discurso experiências vividas, situadas no tempo;
● Comparar o
tempo atual com o antigo, evidenciando as diferenças e mudanças ocorridas;
● Destacar objetos, lugares e modos de vida do passado,
descrições de lugares ou pessoas e explicação do sentido de certas expressões
antigas ou de palavra em desuso;
● Perceber a
intertextualidade presente nos textos;
● Identificar
palavras e/ou expressões para marcar um "tempo de relembrar”;
● Observar e
adequar às vozes presentes no texto;
● Observar o uso
do pretérito perfeito e imperfeito em textos de memórias literárias;
● Observar e
empregar os sinais de pontuação em textos de memórias literárias;
● Transpor o
gênero entrevista em memórias literárias;
● Elaborar
e aplicar entrevistas com pessoas da comunidade.
Resenha
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● O objetivo do
emissor é descrever sobre o objeto cultural, podendo referir-se a um livro,
filme, peça teatral, CD, entre outros;
● A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de
maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro ou artigo,
evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos,
novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das ideias
fundamentais da obra;
● Finalidade;
● Suporte;
●
Intertextualidade;
● Resenha descritiva: Nome do autor;
título completo da obra; nome da editora; lugar e data da publicação; número de
volumes e páginas. No caso de obra estrangeira, é útil informar a língua da
versão original, o título na língua original e o nome do tradutor;
● Resenha
crítica:
a) Identificação da obra: Autor (es), título, subtítulo, local da edição,
editora e data;
b) Dados referentes ao autor: Quando? Por quê? Onde?
c) Apresentação da obra: De que se trata? O que diz? Possui alguma
característica especial? Poucas linhas sobre o conteúdo do texto. Resumo claro
contendo as ideias principais;
d) Descrição da estrutura: organização em capítulos, seções, foco narrativo ou
até, de forma sutil, o número de páginas do texto;
e) Análise crítica: opinião pessoal e de outros autores, fazendo
comparações;
f) Recomendação da obra: para quem o texto realmente é útil. Considerar a
idade, escolaridade, renda etc.;
g) Assinatura e identificação do
autor da resenha;
Estilo atribuído pelo objeto de estudo: Conciso,
objetivo, simples? Claro, coerente, preciso?
Objetivos
● Ler,
reconhecer, compreender, interpretar resenhas;
● Identificar,
por meio de suas características, resenhas como gênero discursivo;
● Perceber os
elementos característicos de uma resenha;
● Verificar em
que suporte esse gênero circula;
● Produzir,
revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as
condições de produção;
● Ampliar a capacidade de argumentar por escrito;
● Compreender a
resenha como gênero textual da esfera jornalística que tem como finalidade
orientar o leitor de uma revista, jornal ou internet sobre o lançamento de um
objeto cultural: livro, filme, CD, DVD, espetáculo teatral ou musical,
exposição de artes plásticas etc.;
● Compreender a
resenha crítica como um gênero textual que apresenta informações, além de
comentários e avaliações sobre o objeto resenhado;
● Identificar
informações implícitas e explícitas num texto;
● Perceber a
relação do texto lido com outros textos;
● Apropriar-se da
linguagem do texto, utilizando estratégias de coesão: pronominalização,
substituição lexical e especialmente os conectivos.
● Analisar textos
do gênero resenha, observando expressões mais comuns;
● Documentar e
memorizar as ações humanas;
● Observar e
adequar às vozes presentes no texto;
● Observar
e empregar os sinais de pontuação em resenhas.
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