Lendas de Santa Catarina
Aspectos relativos ao Gênero Discursivo
·
Narrativas transmitidas oralmente
pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou
sobrenaturais.
· Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem
escrita.
·
Utiliza-se da fantasia ou ficção,
misturando-as com a realidade dos fatos.
·
Usam fatos reais e históricos para
dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para
“aumentar um ponto” na realidade.
·
Fazem
parte da realidade cultural de todos os povos.
·
Fornecem explicações aos fatos que não
são explicáveis pela ciência ou pela lógica. Essas explicações, porém, são mais
facilmente aceitas, pois apesar de serem fruto da imaginação não são
necessariamente sobrenaturais ou fantásticas.
· Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente
e receberem a impressão e interpretação daqueles que a propagam.
· As lendas têm locais, tempo e personagens bem marcados para provar sua
veracidade.
·
Elas estão diretamente ligadas à cultura,
sobretudo popular.
Deuses,
heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar
sentido a vida e ao mundo.Objetivos
·
Identificar as características do
gênero textual “Lenda”;
·
Constituir coletivamente repertório
inicial de lendas;
·
Apropriar-se de procedimentos de
planeja-mento de reescrita de lendas;
·
Reescrever lendas, considerando as
características do contexto de produção;
·
Analisar as lendas considerando as
características linguísticas: que maneira começam as diferentes lendas lidas. O
que apresentam no primeiro parágrafo e com quais expressões iniciam?
·
Reconhecer a lenda como produto
histórico-cultural, espelho dos valores e crenças de um povo;
Compreensão
geral do que vem a ser o gênero, considerando algumas de suas características
fundamentais.Poema
Aspectos relativos ao Gênero Discursivo
● Narrador e eu -
lírico;
● Intertextualidade;
● Musicalidade;
● Noções elementares
de versificação (verso, estrofe e verso livre);
● Conotação;
● Unidade de
sentido;
● Finalidade;
● Suporte;
● Expressividade;
● Repetição;
● Escolha do
vocabulário.
● Musicalidade,
rima, ritmo e sonoridade;
● Sentido próprio e figurado
● Tema.
Objetivos
● Ler, reconhecer,
compreender e interpretar textos do gênero;
● Produzir, revisar
e editar (socializar) texto poético;
● Identificar as marcas do gênero: rima, ritmo, repetições
de palavras, linguagem figurada, musicalidade;
● Identificar, por
meio de suas características, o texto poético como gênero discursivo;
● Identificar
palavras com sentido figurado;
● Diferenciar
narrador e eu -lírico;
● Conhecer e sistematizar informações sobre as características de
um poema: versos, estrofes, ritmos, rimas, repetição;
● Reconhecer os
poemas em suas diversas formas;
● Avaliar e ampliar o repertório de poemas conhecidos pelos
alunos;
● Perceber a relação
do texto lido com outros textos;
● Identificar e empregar figuras de linguagem;
● Investigar as relações entre som e sentido no poema;
● Observar a expressividade das repetições de palavras ou da
mesma consoante/vogal;
● Recitar poemas com entusiasmo, levando em conta o tom de voz, a
segurança, o ritmo e a cadência;
● Saber diferenciar
poema de prosa;
● Reconhecer um
poema pela distribuição de suas estrofes e versos em qualquer suporte e formas.
● Identificar informações implícitas e explícitas.
● Revisar os sinais
de pontuação e seus efeitos na construção dos sentidos do texto;
●
Identificar e usar as figuras de linguagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário