1º Trimestre
Tirinha
Aspectos relativos ao Gênero Discursivo
- Foco narrativo (sequência);
- Suporte de origem;
- Imagem desenhada;
- Histórias contadas de quadro em quadro;
- Temas atuais e históricos;
- Ausência de parágrafos e travessões;
- Pouca presença ou total ausência do narrador;
- Diferentes sinais gráficos utilizados para representar movimentos, sentimentos, palavrões, as onomatopeias;
- O tempo e o lugar costumam ser indicados na própria imagem;
- Linguagem dos personagens costuma ser informal;
- O formato da letra é maiúscula (caixa alta) ;
- Pontuação.
Objetivos
- Socializar no grupo seu contato e conhecimento sobre o gênero tirinha;
- Pesquisar as diversas tirinhas, na internet, na Escola, outros.
- Construir repertório;
- Analisar as características que fazem parte do gênero;
- Reconhecer o significado dos diferentes tipos de balões;
- Identificar os diferentes sinais gráficos que aparecem no texto;
- Ler, reconhecer, compreender e interpretar os textos;
- Inferir informações implícitas e explícitas do texto;
- Identificar o personagem principal;
- Identificar o tema do texto;
- Recontar a história, levando-se em consideração a sequência dos fatos;
- Identificar as características dos personagens e o ambiente onde se passa a história;
- Produzir textos coletivos e individuais;
- Reescrever textos individuais com função social, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
- Identificar, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.
Música
Aspectos relativos ao Gênero Discursivo
- Conteúdo temático;
- Versos e estrofes;
- Figuras de linguagem;
- Rimas, entonação, ritmo;
- Enunciados curtos, de fácil reconhecimento e memorização;
- Texto cantado, formado pela relação entre letra e música;
- Reflexão ao mesmo tempo musical e poética de um fato da realidade;
- Estilo musical determina vários elementos musicais como a melodia, aforma e a instrumentação.
Objetivos
- Socializar no grupo os gêneros musicais que aprecia e conhece;
- Participar de diferentes atividades e brincadeiras com música;
- Apreciar os diferentes gêneros musicais;
- Identificar as marcas do gênero: rima, ritmo, repetições de palavras,
- linguagem figurada, musicalidade;
- Conhecer as características de uma música: versos, estrofes, ritmos, rima, repetição;
- Conhecer as diferentes combinações de rimas;
- Identificar as figuras de linguagem;
- Perceber a importância do ritmo na música;
- Ler, reconhecer, compreender, interpretar, ouvir e cantar;
- Identificar o tema da música;
- Inferir informações do texto;
- Ampliar vocabulário;
- Produzir textos coletivos e individuais;
- Reescrever textos individuais com função social, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
- Identificar, reconhecer, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.
- Selecionar durante o ano as músicas favoritas da turma;
- Produzir lista de músicas escolhidas pelo grupo respeitando a ordem alfabética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário