Quadrinhas
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- São estrofes de quatro versos, também chamadas de quartetos. As rimas são simples, assim como as palavras que fazem parte do seu texto.
Objetivos
- Socializar no grupo seu conhecimento e contato com o gênero;
- Pesquisar com a família, na internet e em outras fontes diferentes quadrinhas;
- Apreciar a cultura popular;
- Memorizar diferentes quadrinhas;
- Ler e recitar quadrinhas conhecidas;
- Utilizar o gênero em diversas situações de aprendizagem: leitura, escrita e reflexão sobre a escrita;
- Utilizar os textos em sua real situação comunicativa;
- Perceber no texto o sentido recorrente do emprego intencional e repetido de palavras ou/e expressões;
- Identificar as rimas;
- Utilizar linguagem não verbal para representar a quadrinha;
- Desenvolver a habilidade de leitura observando a entonação e as rimas;
- Reconhecer as quadrinhas diante dos demais gêneros;
- Brincar com as quadrinhas no recreio e em outros contextos sociais;
- Familiarizar-se com as letras, palavras e outras marcas que compõem os textos escritos;
- Elaborar hipóteses sobre o que está escrito a partir do que já conhece;
- Reconhecer rimas e inferir outras rimas a partir das apresentadas.
Bilhete
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- A estrutura do bilhete é formada por: data, destinatário, mensagem, despedida e remetente;
- Linguagem informal;
- Texto curto.
Objetivos
- Socializar no grupo seu conhecimento e contato com o gênero;
- Analisar a estrutura do gênero;
- Conhecer, compreender, ler e interpretar bilhetes;
- Identificar destinatário, o assunto e o remetente;
- Produzir bilhetes individuais e/ou coletivos para compreensão da função comunicativa, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
- Identificar, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.
Artigo de divulgação científica
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- Conhecer e transmitir explicações e informações de caráter geral, seu objetivo é compreender ou comunicar as características principais do tema sem maior aprofundamento.
- Texto de caráter informativo;
- Suporte: Ciência Hoje para crianças, Revista Recreio...
Objetivos
- Socializar no grupo seu conhecimento e contato com o gênero;
- Realizar leitura de diferentes revistas disponíveis na biblioteca, na sala de aula, na internet, outros;
- Demonstrar curiosidade pelos conteúdos dos artigos lidos buscando novas leituras;
- Expor sus hipóteses e pontos de vista sobre o texto;
- Reconstruir oralmente o texto lido pelo professor;
- Compreender e argumentar sobre a temática central do texto;
- Expressar sua compreensão sobre os textos utilizando outras linguagens: desenhos, maquetes, cartazes, gráficos, outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário