A sequência didática a ser trabalhada
nos meses de fevereiro e março abordará o gênero Poema com enfoque para a linguagem poética e a diferenciação do
texto em prosa para o poema. Conhecer
esses elementos é altamente desejável não só para a formação do aluno/leitor,
como também para a formação de um ser humano mais sensível à poesia da realidade
que está à sua volta.
A poesia desperta a sensibilidade para
a manifestação do poético no mundo, nas artes e nas palavras. O convívio com a
poesia favorece o prazer da leitura, sensibiliza e instrumentaliza para a
produção dos próprios textos. O
exercício poético desenvolve uma percepção mais rica da realidade, aumenta a
familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquece a
sensibilidade do aluno em relação ao meio que o cerca.
A poesia é a expressão da
subjetividade. Caracteriza-se, portanto, pela linguagem criativa e metafórica.
Seu estudo não pode ser reduzido apenas ao estudo de rimas, versos e estrofes.
É preciso ir além disso. Mostrar que esse trabalho é árduo e que a linguagem
poética tem também um caráter transformador, capaz de romper barreiras. Ela faz
o aluno não se contentar em ver/saber somente o que está ao alcance dos olhos,
mas, que lançando mão de sua criatividade encontre meios para manifestar-se,
influir e até mesmo convencer por meio de uma arte que emite reflexos, exige
compreensão e provoca mudanças por onde passa: a escrita poética.
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