Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital - Dale Carnegie & Associados

Citações

" A precisão da comunicação é importante,  mais importante do que nunca, na nossa era de equilíbrios instáveis, quando uma palavra falsa ou incompreendida pode criar tanta calamidade quanto um ato impensado, diz James Thurber".   [7]

"...o progresso com as pessoas é um punhado de abnegação misturado à correnteza da era digital".  [8]

"Ainda que a alta frequência da nossas interações tenha tornado as competências mais vantajosas do que nunca, as pessoas influentes devem ser mais do que comunicadores astutos... A comunicação e, simplesmente, a exteriorização de nossos pensamentos, nossas intenções e conclusões sobre as pessoas à nossa volta."   [9]

"Somos todos programados com o desejo por comunicação honesta - queremos compreender e ser compreendidos.  Além  disso, desejamos uma relação autêntica - sermos conhecidos, aceitos e valorizados."   [13]


"Não pode haver alegria, a não ser nas relações humanas, diz Saint Exupéry."   [13]

"As pessoas ficam tocadas quando suas interações com você as deixam um pouco melhores."  [14]

"Naquela época, se você cultivasse uma amizade, influenciar uma pessoa era praticamente impossível.  As mídias sociais não existiam. Nem relacionamentos virtuais.  Na verdade, raramente se faziam negócios com pessoas que não se conhecesse pessoalmente. Uma pessoa comum só tinha três formas de entrar em contato com os outros: face a face, por carta ou telefone.  O contato pessoal era desejado. Hoje é evitado."  [15]

"As razões pelas quais fazemos as coisas são mais importantes do que as coisas que fazemos."   [17]

"...a melhor prática é uma mistura equilibrada de toque pessoal e presença digital."  [17]

"Ao depender tão fortemente da comunicação digital, perdemos um aspecto crítico das interações humanas: a comunicação verbal."  [17]

"É difícil transmitir emoção sem a comunicação não verbal.  O advento da videoconferência derrubou algumas barreiras, mas ela representa uma pequena fração da comunicação digital.  Ainda assim, ela não consegue transmitir o mais alto padrão da dignidade humana da mesma forma que uma reunião frente a frente."  [17]

"Vivemos em um mundo digital cheio de segundas intenções, onde o valor das ligações humanas é frequentemente trocado pela proficiência transacional.  Muitos, inclusive, aperfeiçoaram a arte irônica de aumentar os pontos de contato enquanto, simultaneamente, perdem contato.  O remédio não está na autopreservação nem em estimular ligações de mecanismos envolventes, mas superficiais, de marketing.  A autopreservação é um erro filosófico. A alternativa é um desastre estratégico."  [18]

"Como acreditamos que os outros esperam respostas imediatas (assim como nós esperamos), é normal não nos darmos tempo suficiente para formular respostas coerentes; pensamos "não é possível aplicar esses princípios a um comentário de blogue, a um e-mail, a uma conferência virtual em que nem tenho certeza de ser ouvido"."  [18]

"Com o imenso espaço digital que temos para comunicar nossas ideias vem uma carga igualmente imensa de responsabilidade devido ao acesso público.  "A comunicação digital tornou possível alcançar mais pessoas de modos mais rápidos e econômicos", explicou Guy Kawasaki, autor do sucesso Encantamento".  [25]

"Assim como nós temos sede de aprovação", explicou o psicólogo Hans Selye, "temos horror à reprovação."  [30]

"Todos nós temos um desejo inato, insaciável, de saber que somos queridos, de saber que temos importância.  Mesmo assim, afirmar isso nos outros está entre os maiores desafios que enfrentamos hoje."  [37]

"O mundo está muito superficial. Pelo menos, é fácil chegar a essa conclusão. Estamos obcecados pelas coisas menos importantes que existem."  [37]

"Quem tem tempo de afirmar o que há de bom sobre qualquer coisa...?  Isso é rápido e indolor. O problema é que o rápido e o indolor pode se tornar comum e sem sentido. É por essas razões que o emprego desse princípio tem tanta importância hoje."  [37]

"Ser desapontado, decepcionado ou traído estão entre as coisas mais frustantes e exasperantes que existem.  Ainda assim, esses momentos nos concedem raras oportunidades para causarmos uma impressão suprema."  [40]

"Influência querer mais intuição que intelecto."  [48]

"A influência não respeita formação ou experiência; ela acompanha aquele que põe de lado seu status... e se coloca no lugar do outro.  Para se fazer isso são necessárias espontaneidade e perspicácia para compreender as entrelinhas de uma interação.  "O essencial", escreveu Antoine de Saint Exupéry, "é invisível aos olhos".  Essa é uma importante verdade para se ter em mente ao lidar com aqueles que você quer conquistar.  Influenciar os outros não é uma questão de ser mais esperto do que eles, mas sim de compreender o que realmente desejam oferecer-lhes isso."  [48]

"Influência requer delicadeza."  [49]

"...e o melhor conselho que se pode dar a alguém que quer ser persuasivo, seja nos negócios, em casa, na escola ou na política é: primeiro, desperte no outro uma vontade intensa.  Quem conseguir isso terá o mundo todo ao seu lado.  Quem não conseguir caminhará sozinho."  [49]

"A conversa verdadeira pega fogo."  [50]

"A verdadeira mudança nasce de uma troca interpessoal que alcança o íntimo de um indivíduo."  [51]

"...nenhuma estratégia de campanha institucional ou de comunicação individual conquista capacidade de influenciar até que se conecte com o que é fundamental para as pessoas.  Trata-se de um princípio essencial em todos os seus esforços para influenciar os outros, seja sua audiência uma criança de cinco anos ou cinco mil empregados."  [52]

"Se não tomarmos cuidado nossa autodefesa pode se transformar em autodestruição, afastando-nos de interações significativas e, em alguns casos impedindo-nos totalmente de desenvolver um progresso interpessoal.  Se não tomarmos cuidado, o destino para o qual fugimos pode se tornar uma ilha solitária e isolada."  [58]

"Hoje em dia, a maioria das pessoas escolhe não pensar nelas mesmas. Assim, quem decide se interessar pelos interesses dos outros diariamente acaba se destacando."  [61]

"Thoreau escreveu a bondade é o único investimento que não errado."  [63]

"Temos tendência de não gostar daquilo que desconhecemos."  [64]

"As relações humanas são sempre mais fáceis quando começaram a partir de uma afinidade."  [65]

"Muito se tem dito que as pessoas já não têm interesse nos outros. O foco no 'eu' domina a forma como pensamos, agimos e nos comunicamos."  [66]

"Quando você é sincero em seus esforços para conectar com os outros, são maiores as chances de ocorrerem relacionamentos significativos."  [66]

"Ainda bem que existem os sorrisos, que são melhores do que qualquer outra coisa para esclarecer nossas mensagens."  [71]

"...palavras escritas e seus efeitos são permanentes e irrefutáveis. Ainda que você possa conectar o suposto tom negativo do seu e-mail, é quase impossível silenciar o efeito que ele produz no destinatário."  [72]

"Numerosos estudos mostraram que o ato físico de sorrir, mesmo quando se está no telefone, melhora realmente o tom com que as palavras são transmitidas."  [74]

"Um sorriso é um importante facilitador das relações humanas saudáveis, não importando se o sorriso é visível, escrito ou verbal."  [74]

"Na era digital, nomes são como logomarcas de empresas, identificando não apenas quem é aquela pessoa, mas o que ela representa, gosta ou não gosta."  [77]

"Dúzias de estudos de psicólogos, neurobiologistas e educadores apontam para a mesma conclusão:  quando ficamos online, entramos em um ambiente que promove leitura apressada, pensamento distraído e aprendizado superficial.  Ainda que a internet nos concede acesso fácil a vastas quantidades de informação, ela está nos transformando em pensadores superficiais, literalmente mudando a estrutura do nosso cérebro."  [81]

"Nós devemos estar sempre conscientes da mágica contida no nome de uma pessoas, e perceber que essa palavra é propriedade completa e absoluta dessa pessoa com quem estamos lidando, e de ninguém mais.  É a marca registrada da pessoa.  Após o dom da vida, o nome de uma pessoa é o primeiro presente que ela recebe.  Quando essa palavra é usada na conversa, a informação que estamos discutindo ou a conexão que buscamos ganha um significa maior."  [83]

"Nomes são o som mais doce  e mais importante em qualquer língua."  [85]

"...existe um princípio que, se aplicado diariamente, pode reconectar você com os outros de forma duradoura: presença.  Um embaixador espiritual certa vez definiu esse princípio assim: 'Onde quer que você estiver, esteja por completo'."  [90]

"O que o mundo mais precisa é de diálogo que crie ligações."  [94]

"Semântica - o estudo do significado.  Semântica não diz respeito simplesmente às palavras, mas ao contexto em que as palavras são usadas.  Semântica estuda a compreensão."  [97]

"...relacionamentos envolvem riscos, e se quiserem influenciar a vida dos outros, temos que estar dispostos a aceitar esses riscos.  Ainda que a quantidade de 'eu' que estejamos dispostos a doar varia de acordo com a intimidade relacional que estamos procurando, o risco é sempre implícito."  [98]

"Quando você aprender o que é importante para os outros através da prática de escutar, a única forma de envolver verdadeiramente os outros é colocar os seus interesses em espera e servir-lhes uma dieta daquilo que lhes interessa.  E, como acontece com a maioria dos riscos que valem a pena, a recompensa é proporcional.  A influência subsequente é mais potente, e logo chega o momento em que o que é importante para você começa a importar para os outros."  [98]

"Existem pessoas no mundo sobre as quais você conquistou importante influência; elas são uma dádiva e uma responsabilidade.  Você deve saber não apenas quem são, mas também o que é importante para elas.  A dádiva é o que elas trazem para você; valorize isso.  A responsabilidade é conduzir seu relacionamento com elas para um estágio significativo para os dois lados - ou, pelo menos, para elas."  [99]

"Talvez o mais importante para você, afinal, seja ser importante para os outros.  Uma coisa é certa: em uma era em que a massa de mensagens multiplica-se diariamente, apenas um pequeno número realmente importa.  Para influenciar os outros, garanta que as suas mensagens façam parte desse pequeno grupo."  [100]

"Uma proposta de casamento nada é senão uma visão do futuro de um relacionamento."  [104]

"A tecnologia nos concede o incrível poder de nos conectar com qualquer pessoa no planeta a qualquer hora, e com ela aprender, compartilhar e acrescentar valor."  [105]

"O que é verdadeiro para a Justiça também é verdadeiro para os relacionamentos humanos.  Não existem trocas neutras. Você deixa alguém um pouco melhor ou um pouco pior."  [107]

"Não é realista esperar que cada interação com cada pessoa possa mudar a vida. Mas sua balança pende para um lado ou para outro todos os dias.  Saber disso deveria ser razão suficiente para prestar atenção a cada mensagem que envia.  Colocar o altruísmo como sua maior prioridade pode destacar você da multidão em nossa era digital."  [107]

"Sempre deixe as pessoas um pouco melhores e  você poderá  se surpreender o quão grande isso tornará você e o quão longe poderá levá-lo."  [108]

"Os melhores resultados interpessoais são mais prováveis quando sua experiência e seu discernimento somam-se aos dos outros."  [116]

"Com muita facilidade, tratamos a dissonância como um precipício que não pode ser cruzado - sendo a única solução um dos lados mergulhar (ou ser empurrado) no abismo, para que só um ponto de vista permaneça.  Isso está longe de ser verdade. 'A amizade que insiste na concordância não merece esse nome', declarou Mahatma Gandhi.. 'A amizade, para ser verdadeira, deve suportar o peso das diferenças honestas, ainda que sejam grandes.'  A verdade é que o desentendimento normalmente é apenas uma rachadura no chão, e pode ser negociado com facilidade se sentarmos à mesa com a mente aberta."  [120]

"Expectativa de conhecimento tende a trabalhar contra nós nas interações, porque ela fecha nossas mentes  às possibilidades que existem fora do que trazemos para a negociação.  Nós entramos na interação esperando corroboração, e se esta não vier, passamos o resto da interação tentando rebater o que o outro diz ou, até, reprimindo o direito de o outro dizer qualquer coisa. O resultado é que a colaboração - ou a possibilidade dela - malogra.  Se sua forma de agir é essa, raramente conseguirá progresso em qualquer relacionamento."  [119]

"A noção de que não temos sempre razão, e que, de fato, podemos estar errados, é quase sempre verdadeira.  Ainda assim, parecemos avessos a admiti-la.  Por que será?  [119]

"É fácil deixar um certo tom contaminar sua comunicação on-line; um que diz à outra pessoas que ela está errada.  Às vezes não percebemos que esse tom está lá até lermos a mensagem algum tempo depois.  Acreditamos estar sendo diplomáticos, mas cada palavra, apresentada na ausência da expressão corporal ou da entonação da voz, é normalmente uma condenação."  [124]

"Embora você possa, de fato, estar certo e a outra pessoa errada, não faz sentido machucar o ego de alguém ou prejudicar permanentemente um relacionamento.  Se você lembar daqueles que insistiram, obstinados, que você estava errado, vai perceber que os outros também se lembrarão de você da mesma forma negativa se escolher transformar uma interação em uma oportunidade para ensinar uma lição em vez de uma chance para fortalecer um relacionamento."  [124]

"Uma razão por que achamos tão difícil admitir nossas falhas é que costumamos nos esquecer da mensagem que um pedido de desculpas transmite.  Isso é particularmente perigoso nos nossos dias.  A admissão imediata e enfática do nosso erro funciona como um comunicado à imprensa confirmando que, sim, nós nos importamos com as pessoas que magoamos, estamos envergonhados e queremos reparar o dano.  As pessoas raramente se apegam à raiva e à decepção quando percebem que enxergamos claramente a situação e nós mesmos. Somos mais indulgentes com quem está disposto a esclarecer rapidamente as coisas."  [128]

"Houve um tempo em que as pessoas saíam de casa com suas melhores roupas e cumprimentavam todos por quem passavam a caminho do trabalho.  Nesse tempo, uma reunião era uma reunião, e as pessoas preferiam visitar a usar o telefone.  Nossas transações hoje alcançam todo o globo, e ainda que as conexões frente a frente sejam cada vez mais incomuns, elas são a chave para se tratar dos outros como se eles estivessem diante de você."  [136]

"O erro que muitos cometem, hoje, é colocar a responsabilidade no destinatário da mensagem.  Usamos as respostas e reações dos outros como a única medida para determinar se fizemos a aproximação certa ou se causamos a impressão que desejávamos.  Essa é uma abordagem perigosa."  [136]

"Quando você se conecta a alguém de modo amistoso, está passando a mensagem de que o considera digno de um relacionamento..." [137]
"...o compromisso que permite a longevidade é a continuamente confirmado pela confiança e pelo benefício mútuo.  Se você não estabelecer a base para ambos desde o primeiro momento através de um sentimento amigável, tanto a confiança quanto o benefício tornam-se mais difíceis de manter com o passar dos dias.  Se esperar demais ou fizer muitas tentativas superficiais para chamar a atenção, logo estará tentando convencer o outro a entrar no relacionamento.  Essa é uma posição sempre indesejável - a de estar implorando compromisso."  [138]

"Pense a respeito: Você sabe quem está procurando neste exato momento?... Que qualidades essa pessoa possui? ... O que vai determinar se a pessoa que você conseguir é a pessoa que você quer, se ela vai possuir as qualidade desejadas?  Você pode se surpreender com a resposta.  Acredite ou não, a pessoa que você vai conseguir não será determinada pelo que você quer. Ela será determinada pela pessoa que você é."    [140]

"Com as vastas oportunidades disponíveis para nos conectarmos com as pessoas que está interessadas em quem somos e no que temos a dizer, praticamente não há desculpas para se iniciar um relacionamento, ou uma conversa, que seja, com o pé errado."  [140]

"Inerente ao princípio de conceder o crédito a outra pessoa é uma palavra que já usamos: reciprocidade.  Nós o fazemos para nutrir o relacionamento - e ao fazê-lo sabemos que haverá uma recompensa.  Reciprocidade é um subproduto do relacionamento em que duas pessoas compartilham alegrias e tristezas. 'Alegria compartilhada é dobrada, tristeza compartilhada é dividida', reza o ditado.  Em relacionamentos verdadeiros, amigos procuram formas de recompensar amigos."  [149]

"Algumas pessoas parecem pensar que o mundo da competição é sujo.  Não é.  A competição é uma das realidades mais imperiosas do mundo natural.  Enquanto a conexão é necessária para que possamos crescer, a competição é necessária para que não paremos de nos esforçar para melhorar.  'Assim como o ferro afia o ferro', escreveu o rei Salomão, terceiro monarca de Israel, 'um homem afia o outro'."  [167]

"Muita gente começa a crítica com um elogio sincero seguido pela palavra "mas", que indica que a crítica vai começar.  Isso pode fazer o interlocutor questionar a sinceridade do elogio. Use "e" no lugar de "mas", e dê conselhos construtivos em vez de criticar.  Essa é provavelmente a forma mais eficaz de abordar um assunto polêmico por escrito sem parecer falso em seus elogios."  [178]

"Marshal Goldsmith escreveu que ninguém espera que estejamos certos o tempo todo. Mas quando estamos errados, o s outros esperam que nós admitamos isso.  Nesse sentido, estar errado é uma oportunidade de mostrar que tipo de pessoa somos nós... A forma como você admite seus erros causa uma impressão maior do que o modo como comemora seus sucessos.  Quando falamos dos nossos erros, isso nos torna humanos. Fica mais fácil para os outros se identificarem conosco."  [181]

"Ao admitir seus próprios erros, você desvia a atenção da pessoa dela mesma;  você suaviza a abordagem e evita que ela erga suas defesas.  Quando você reconhece seus erros, a confiança surge naturalmente."   [181]

"Na era digital, permitir que os outros mantenham a dignidade é crucial."  [198]

"Empregados que recebem elogios com frequência são mais produtivos, e empresas nas quais os empregados são elogiados frequentemente são mais bem-sucedida. "  [202]

"Todos nós desejamos ser admirados; todos desejamos nos sentir importantes.  E quando melhoramos nosso desemprenho ou fazemos algo de bom, receber um elogio é uma mensagem clara de que os outros notaram e que o que fizemos é importante.  Isso é verdade no trabalho, em casa, na escola, em nossas comunidades."  [202]

"Diga da alguém que você confia plenamente em sua habilidade para atingir um objetivo e o incentive destacando todos os seus pontes fortes que irão lhe ajudar na tarefa; para ser bem-sucedido, ele irá praticar até a luz do dia entrar pela janela.  Lembre-se habilidades murcham sob crítica e florescem com incentivo.  Exalte as coisas boas e maximizará o talento dos outros."  [206]

"Você sabe o que motiva as pessoas ao seu redor?  Existem formas simples de descobrir. E depois que você tem a informação, é simples o processo de ligar os resultados almejados por você aos objetivos deles:
1 -  Seja sincero. Não prometa nada que não possa cumprir.
2 - Seja empático. Pergunte-se o que o outro realmente deseja.
3 - Pense nos benefícios que a pessoa terá ao fazer o que você sugere.
4 - Combine esses benefícios com os outros desejos da pessoa.
5 - Quando fizer seu pedido, faça-o de forma que fique claro para essa pessoa que ela será beneficiada pessoalmente."  [216]

"É verdade que o mundo está aberto para negócios, mas sua primeira tarefa deve ser o negócio da humanidade.  As maiores empreitadas são e sempre serão interdependentes e interativas.  No final, a arte de fazer amigos e influenciar pessoas na era digital pode ser resumida na atividade de se conectar e permanecer conectado em interesses comuns."  [218]

Nenhum comentário: