Total de visualizações de página

domingo, 15 de abril de 2012

Questionamentos, mola propulsora das mudanças sociais


À medida que amadurecemos e crescemos enquanto seres humanos, pessoas capazes de refletir e com poder transformador, muito mais nos é cobrado e exigido.
Torna-se essencial que correspondamos às expectativas esperadas pelo “mundo”  que nos cerca, pois ajudar a “voar mais alto” e enxergar mais longe faz parte da vida daqueles que se dedicam ao trabalho de alavancar grandes mudanças.
Vivemos em uma era dominada pela tecnologia e isso só se tornou possível a partir do trabalho colaborativo, da interação entre as pessoas, da participação e doação de diferentes especialistas. Assim como Karl Marx previu a divisão do trabalho, ocorre hoje uma grande integração tecnológica entre diferentes partes para creditar confiabilidade a esse novo tempo.
Com o passar do tempo vamos mudando nossa própria visão de mundo; a partir dos acontecimentos que nos cercam, das nossas vivências e das pessoas que nos rodeiam, com as quais interagimos e muitas vezes divergimos, pois segundo Kant “um indivíduo é avaliado pelo número de incertezas que é capaz de suportar”.
Muitas vezes é a busca por respostas e soluções para nossas dúvidas e incertezas o que nos ajuda a evoluir moralmente. Assim como é a constância da ética que valida nosso acesso a um patamar de responsabilidade social e valores nobres que aperfeiçoam nossa maneira de ver o mundo ao longo da vida.
E assim sendo, é preciso lembrar as sábias palavras das escrituras que dizem: “à quem muito foi dado, muito será cobrado”; é necessário que cada um cumpra com seu papel transformador capaz de gerar mudanças e nos fazer repensar as relações que promovem crescimento e amadurecimento.
Por isso é essencial lutar com todas as forças para que a coragem impregnada em nossos jovens não se entorpeça no ócio ou abandone seu espírito provocador, pois, com efeito, “não são as respostas, mas, as perguntas que movem o mundo”, construindo assim as grandes mudanças tão desejadas na humanidade.

Rosilda da Silva


                        

 
            

Nenhum comentário: