Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de março de 2012

Por que vale a pena ensinar poesia na escola?

       A sequência didática trabalhada nos meses de fevereiro e março aborda um conteúdo curricular aplicado atualmente na rede pública de ensino: a linguagem poética.  Conhecer esse elemento é altamente desejável não só para a formação do aluno/leitor, como também para a formação de um ser humano mais sensível à poesia da realidade que está à sua volta.
A poesia desperta a sensibilidade para a manifestação do poético no mundo, nas artes e nas palavras. O convívio com a poesia favorece o prazer da leitura, sensibiliza e instrumentaliza para a produção dos próprios textos.  O exercício poético desenvolve uma percepção mais rica da realidade, aumenta a familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquece a sensibilidade do aluno em relação ao meio que o cerca.
A poesia é a expressão da subjetividade. Caracteriza-se, portanto, pela linguagem criativa e metafórica. Seu estudo não pode ser reduzido apenas ao estudo de rimas, versos e estrofes. É preciso ir além disso. Mostrar que esse trabalho é árduo e que a linguagem poética tem também um caráter transformador, capaz de romper barreiras. Ela faz o aluno não se contentar em ver/saber somente o que está ao alcance dos olhos, mas, que lançando mão de sua criatividade encontre meios para se manifestar, influir e até mesmo convencer por meio de uma arte que emite reflexos, exige compreensão e provoca mudanças por onde passa: a escrita.

Nenhum comentário: