Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da produção cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir até os mais familiarizados com todo esse conteúdo.
Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.
No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.
Atividade realizada em sala de aula 19/07/2011
Karolina Rosa 9º ano 1
O gênero terror tem como objetivo, assustar e fazer com que quem esteja assistindo, ou lendo, fique com medo. Já o suspense faz com que fique um ar de mistério no ar. Ambos foram criados há muito tempo atrás. No filme: "Não adianta fugir" esses dois gêneros se enquadram. Após beber além da conta, Mary bate o carro que dirigia, o que ela não sabia, é que tinha atropelado um homem, professor de um jardim de infância, que vai até a casa da jovem preso em seu pára-choque, sem ser percebido. Sozinha, já que seu pais passariam o final de semana viajando, Mary ouve barulhos vindos da garragem onde o carro se encontrava, dirigiu-se ao local e encontra o tal professor ainda com vida, muito ferido, mas vivo. Até tentou ajudá-lo, mas o homem a segurou e a única saída existente para a moça era matá-lo. Foi isso que fez, o matou e enterrou. Mas para sua surpresa, o homem sobreviveu e depois disso transformou a vida de Mary em um verdadeiro inferno.
Não é um filme fantasioso, com mosntros e assombrações, mas contêm partes não muito coerentes, como a do professor que não morre mesmo depois de ter sido atropelado, enterrado e atingido diversas vezes por Mary.
Apesar disso, o filme mostra que nao devemos desistir, mas fazer o possível.
######################
Por – 9º 1
O gênero terror é o que pretende provocar medo e susto. Já o suspense é o que dá sentido de incerteza e expectativa no fime. Ambos os gêneros foram criados há muito tempo e são muitos utilizados em livros, filmes, entre outros.
O filme "Não adianta fugir" contém esses dois gêneros e conta a história de Marry, uma jovem que ouve um barulho estranho em sua casa e se dirige até a garagem, encontrando lá um homem pendurado no para-choque do seu carro. Desesperada a moça o enterra pensando que estava morto, mas por sua preocupação ele apenas estava desmaiado e esse homem que era um professor fez de tudo pra destruir a vida da jovem.
Esse filme é divertido, mas traz em si muitas fantasias, por exemplo o professor nunca morria, ele levou tacadas de um taco de golfe, foi atropelado uma vez e ainda sobreviveu. Só no final após ser atropelado duas vezes é que ele faleceu. E há também cenas que necessitam de muita atenção para se entender o sentido, como no início em que só se percebe que ela foi quem atropelou o homem, quando conta o fato pro seu namorado.
Esses gêneros não trazem muitos ensinamentos, mas dão a idéia de que quem luta vence.
#####################
Larissa Lopes - 9º1
O gênero suspense é aquele em que o expectador passa por vários sustos e situações de medo. O filme Não Adianta Fugir da diretora Enda McCallion é um filme de suspense. Na trama a personagem Marry Murdock na volta pra casa, de uma festa, bate o carro em algo na estrada, e ao descobrir que ela havia atropelado um homem sua vida começa a ser um suspense. Apesar de o filme vir classificado como gênero de suspense ele não criou muitas expectativas, as cenas não eram lentas como em bons filmes de suspense, acontecia tudo muito rápido, não dava medo. Em algumas partes o filme passava tão rápido que não dava para reconhecer os personagens, como aconteceu quando o namorado da Marry foi morto. Já em outras cenas aconteciam coisas sem explicação, sem sentido, como ocorreu quando ela atropelou um homem. O final do filme foi a parte menos criativa de todas, pois depois de atropelado, espancado e enterrado vivo, ele sobrevive e no fim depois de ser atropelado, de novo por Marry, morre.
######################
Por - 9º1
O filme 'Não Adianta Fugir' é original de TERROR pois tem todos os componentes necessários, como morte, sangue, muito susto e um pouco de suspense. O filme conta da vida de uma adolescente chamada Mary que se embreaga em uma festa, logo após atropela um professor e o enterra pensando que ele estaria morto, mas para sua surpresa ele estava vivo e iria correr atrás de uma vingança impiedosa, fazer da vida dela um inferno. Este professor mata todos os que entrarem em sua frente, até membros de sua família; mas no fim ele é morto de um jeito ímpio pela própria adolescente. O filme é politicamente correto pois se encontram todas as necesidades de um original filme de Terror, porém, também tem algumas partes de comédia, mas raramente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário