O sentido das cores: a representação do real; a tradução de estados de alma.
- Branco – síntese de todas as cores, simboliza a pureza de alma; é a cor da paz e da perfeição. Pode simbolizar a candura e a claridade mas, ao mesmo tempo, a palidez, a frieza e a esterilidade.
- Preto – cor que absorve as demais, é símbolo da escuridão, da interrupção da vida, do sofrimento, da dor, do silêncio, do abismo, do medo.
- Vermelho – cor do fogo, do perigo, da paixão; símbolo da coragem, da vitalidade; cor da felicidade (no Oriente).
- Laranja – cor do aconchego e do bem-estar. Símbolo do optimismo e da generosidade. Representa o equilíbrio entre a sexualidade e o espírito.
- Amarelo – cor do sol, da luz, símbolo de riqueza e de alegria.
- Verde – símbolo do equilíbrio. Relaciona-se com a natureza – princípio e fim de tudo. Símbolo da esperança, da juventude, da prosperidade.
- Azul – cor da purificação e da busca da verdade interior. É a cor do mar e do céu. Pode exprimir distanciamento e aproximação. Simboliza serenidade, harmonia, amor e fidelidade.
- Anil – cor da espiritualidade em sintonia com a matéria; remete para a racionalidade; exprime reserva e introversão. Simboliza, como o azul, fidelidade.
- Violeta – cor da alquimia e da magia; cor da espiritualidade, da intuição e da inspiração;cor e energia cósmica, é símbolo da transformação e profundidade.
- Rosa – combinação da pureza do branco com a força do vermelho, é o símbolo do amor e do coração.
- Castanho – representa a estabilidade, a terra, a solidez.
Um comentário:
Gostei muito das cores! Me identifiquei mais com o azul pois significa mar e céu não me identifiquei com o rosa pois significa o s´imbolo do coração e do amor, e a cor também é feia!
LUCAS 8°1
Postar um comentário