Diário
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Discurso direto e
indireto;
● Foco narrativo (1ª pessoa);
● Adjetivo:
caracterização de impressão de pessoas, lugares e situações;
● Data;
● Assinatura (facultativa);
● A linguagem varia de acordo com o locutor, podendo ser formal
ou informal, na variedade padrão ou em uma variedade não padrão;
● Temática: relata
fatos do cotidiano ou impressão produzidas por eles, pensamentos, observações,
opiniões, ideias, sentimentos, segredos etc.;
● Destinatário;
● Estrutura livre;
● Expressividade informal;
● Atribuição de
franqueza, pelo locutor, ao discurso produzido;
● Presença de
referentes afetivos e cognitivos;
● Caráter subjetivo;
● Intertextualidade;
● Finalidade;
●
Suporte. Objetivos
● Ler, reconhecer,
compreender e interpretar textos do gênero;
● Identificar, por
meio de suas características, o diário como gênero discursivo;
● Produzir, revisar e editar textos, levando em conta as
características do gênero e as condições de produção;
● Resgatar a
importância que os diários exercem sobre as crianças e adolescentes;
● Usar o gênero "diário" para desenvolver a habilidade
escrita explorando um registro mais informal;
● Expressar-se de maneira mais espontânea, informal, na intenção
de atribuir franqueza, pelo locutor, ao discurso produzido;
● Identificar o uso do adjetivo e sua importância para caracterização
de impressão de pessoas, lugares e situações;
● Identificar referentes afetivos e cognitivos como marcas de
subjetividade;
● Perceber o foco narrativo do texto (1ª pessoa);
● Reconhecer as características estruturais e funcionais do gênero;
● Perceber a relação do texto lido com outros textos;
● Sistematizar as informações dos textos lidos;
● Criar um espaço de reflexão sobre as características da
linguagem escrita;
●
Promover situações de leitura e escrita de
diário.História em Quadrinhos
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Intertextualidade;
● Finalidade;
● Suporte.
● Predomínio do tipo
textual narrativo;
● Em muitos casos, o rótulo, o formato, o suporte e o veículo de
publicação constituem elementos que
agregam informações ao leitor, de modo a orientar a percepção do gênero
em questão;
● Tendência de uso de imagens desenhadas, mas ocorrem casos de
utilização de fotografias para compor as histórias. São contadas de quadro em
quadro por meio de desenho utilizando texto ou não.
● Os textos quando utilizados são da forma do discurso direto,
característica da língua falada.
● Temas atuais e históricos. Abordam temas do cotidiano vividos
por nós.
● Conteúdos culturais também podem ser encontrados.
● Ausência de parágrafos e travessões;
● Pouca presença do narrador;
● Diferentes sinais gráficos utilizados para repre-sentar
movimentos, sentimentos, palavrões, as onomatopeias, etc.
● A letra usada no balão, geralmente, é de forma, maiúscula e
parece ter sido desenhada à mão.
● Por vezes, as palavras são escritas em negrito, com um traço
mais forte do que o normal, pois indica a maneira como são pronunciadas, com
tom de voz mais alto ou ênfase.
● O nome do personagem principal da
história, ou, nome do grupo de personagens principais, geralmente, leva o
título da revista.
● As personagens costumam usar uma linguagem informal,
isto é, bem parecida com o jeito como falamos no dia-a-dia.
● Há
palavras que procuram imitar, na escrita, certos sons e ruídos. Essas palavras
são chamadas de onomatopeias. O sinal de pontuação que costu-ma acompanhar as
onomatopeias é o ponto de exclamação.
● Existem
diferentes tipos de balões que partem geralmente da boca das personagens, nos
quais aparece a fala ou o pensamento delas.
● Balão
de fala: tem linha de contorno sem interrupções e indica a fala do personagem.
●
Balão
de pensamento: o contorno possui curvas e o rabicho é em forma de bolinhas;
● Balão
de cochicho ou sussurro: possui o contorno interrompido demonstrando que o
personagem está pensando, falando em voz baixa.
● Balão
de grito: possui o contorno irregular ou tremido, para expressar raiva,
surpresa, espanto, horror ou pavor do personagem.
● Balão
com dois ou mais rabichos: apresenta mais de um rabicho para um mesmo texto
quando mais de um personagem tem a mesma fala.
●
Balão
duplo: os balões aparecem emendados e indicam a fala seguida de um mesmo
personagem. Podem ser ligados por apenas um rabicho quando há uma breve
interrupção nessa fala.
●
Balão
de admirado: quando o personagem tem um esclarecimento; admiração, surpresa.
● Balão
de ideia: quando o personagem tem uma boa
●
Balão de dúvida: quando o personagem está em
dúvida com relação a algo.Objetivos
● Reconhecer e analisar as características do gênero;
● Identificar a
finalidade do texto (crítica, divertimento...);
● Apropriar-se dos
aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
● Verificar em que suporte esse gênero circula;
● Conhecer o contexto de produção;
● Produzir história em quadrinhos, considerando as
especificidades do gênero;
● Identificar a diversidade de estilo e linguagem entre autores
de épocas diferentes;
● Distinguir o tom de ironia, humor, reflexão em diferentes
textos;
● Explorar os elementos constitutivos de uma história em
quadrinhos e os recursos utilizados pelo
autor;
● Identificar os recursos de estilo e linguagem numa história em
quadrinhos;
● Ler variadas histórias em quadrinhos;
● Identificar os aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
● Reconhecer e empregar os sinais de pontuação próprios desse
gênero;
●
Perceber e interpretar as imagens contidas nos
textos.Carta
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
●Elementos da
comunicação (remetente, destinatário);
● Características
discursivas da correspondência: (linguagem formal e informal);
● Conteúdo
temático;
● Endereçamento;
● Objetividade
e clareza das ideias;
●
Finalidade;
● Suporte;
●
Intertextualidade.Objetivos
● Ler,
reconhecer, compreender e interpretar texto;
●
Identificar
as marcas do gênero (as intenções, as circunstâncias comunicativas, o conteúdo
temático e a construção composicional);
● Produzir,
revisar e editar (socializar) textos do gênero;
● Identificar
a finalidade do texto;
● Identificar
os aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
●
Reconhecer
e empregar os sinais de pontuação próprios desse gênero;
● Sistematizar
as informações dos textos lidos;
● Identificar,
por meio de suas características, a carta como gênero discursivo;
●
Perceber a relação do texto lido com outros
textos. Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Elementos
da comunicação;
● Características
discursivas da correspondência;
● Linguagem
formal/informal conforme a situação comunicativa.
● Finalidade:
solicitação, denúncia, sugestões, críticas, informação etc.;
●
Suporte.Objetivos
●
Ler,
interpretar e compreender textos do gênero, considerando a intenção, a
circunstância comunicativa, a linguagem, o conteúdo temático, a construção composicional e os recursos
linguísticos próprios do gênero;
● Reconhecer
o e-mail como um gênero textual;
● Conhecer
e empregar o e-mail para a transmissão de informação e conhecimento;
● Explorar
os recursos do e-mail: caixa de entrada, lixeira e anexos;
●
Conhecer
as regras de netqueta;
● Saber
usar o e-mail como forma de comunicação virtual;
●
Refletir sobre as vantagens e as desvantagens do
e-mail como artefato cultural para a transmissão de mensagens.
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