Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de junho de 2011

GÊNERO - PROPAGANDA


A propaganda é um gênero textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras. Podem ser classificadas como propagandas ideológicas, política, social, de produtos, de promoções e muitas outras. Elas podem ser em forma de cartazes, de banners, de mídia televisiva, de áudio, de panfletos, de etiquetas, etc.
Seu objetivo é persuadir os indivíduos e inculcar-lhes ideologicamente as vantagens e principalmente a necessidade de consumir o produto anunciado. Para alcançar este objetivo, utilizam todos os meios disponíveis existentes na língua portuguesa, unindo discursos verbais com visuais para causar um maior impacto no consumidor. A linguagem utilizada pode variar de acordo com o público alvo, precisa ser direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da função apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metáforas e da ambiguidade.

A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra.
É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem. A propaganda funciona como uma forma de comunicação que, ao transmitir informações, induz a outros comportamentos, cumprindo, ainda, um papel de ativadora da economia através do aumento do consumo.
          Carvalho (1997) afirma que a propaganda é organizada de forma diversa. Salienta também a autora que a linguagem publicitária tem a função de tornar familiar o produto que está vendendo e, ao mesmo tempo, valorizá-lo, a fim de destacá-lo dos demais. A propaganda manipula símbolos para fazer a mediação entre objetos e pessoas.
          A função persuasiva na linguagem publicitária para Carvalho (1997, p.19) consiste em tentar mudar atitude do receptor. Para isso, ao elaborar o texto o publicitário leva em conta o receptor ideal da mensagem, ou seja, o público para o qual a mensagem está sendo criada.          
          O vocabulário é escolhido no registro referente a seus usos. Tomando por base o vazio interior de cada ser humano, a mensagem faz ver que falta algo para completar a pessoa:
prestígio, amor, sucesso, lazer, vitória. Para completar esse vazio, utiliza palavras adequadas, que despertam o desejo de ser feliz, natural de cada ser.
          Por meio das palavras, o receptor “descobre” o que lhe faltava, embora logo após a compra sinta a frustração de permanecer insatisfeito.
          Os diversos recursos empregados nas propagandas têm o poder de influenciar e de orientar as percepções e os pensamentos, conciliando o princípio do prazer e da realidade, apontando o que deve ser usado ou comprado.



JUNTOS MAS SEPARADOS 



 Não importa a cidade em que vocês estejam, com o DDD 14 você nunca está distante de quem ama A Brasil Telecom colocou esses dois marcadores, marcando páginas de cidades diferentes, dentro do Guia 4 Rodas. Criada pela Leo Burnett, do Brasil.

21 comentários:

Anônimo disse...

leeeeeeeeeegaaaaaaaaaaal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

sim sim muito legal cm vc se chama??

Anônimo disse...

paia

Anônimo disse...

bem loko
empolgante

Anônimo disse...

Uooooooooooouuuuuuuu

Darkfoxygirl disse...

Esse texto fala tudo e tirou todas as minhas dúvidas realmente eu gostei...

Anônimo disse...

Gostei muito Parabéns!

Anônimo disse...

adorei muito melhor do que os outros que eu pesquisei

Anônimo disse...

;-;

Anônimo disse...

Kero mais é transar...brinks, esse texto ajudou demais, vlw!

Anônimo disse...

Me ajudou muito

Anônimo disse...

Interessante.Gostei. Parabéns!!!

Anônimo disse...

bom mesmo

ITALO BATISTA DE QUEIROZ disse...

Ótimo texto !!

Unknown disse...

Obrigada! Tirei um 10!

Regiane Gomes disse...

Obrigada 😉😉😙😙

Anônimo disse...

Ótimo texto para um bom entendimento ����

Anônimo disse...

Thx That is My Favorite Textual Gen... ;-;

Anônimo disse...

A vei top entendeu

Unknown disse...

Vamos

Unknown disse...

Bem legal